Na­da­do­res an­go­la­nos no pal­co da com­pe­ti­ção

Jornal de Angola - - DESPORTO - TE­RE­SA LUÍS |

A Se­lec­ção Na­ci­o­nal sé­ni­or de natação, em am­bos os se­xos, vi­a­jou on­tem pa­ra a ci­da­de de Blo­em­fon­tein, na Áfri­ca do Sul, pal­co do cam­pe­o­na­to afri­ca­no da mo­da­li­da­de, a de­cor­rer de 16 a 23 do mês cor­ren­te, com o ob­jec­ti­vo de me­lho­rar a pres­ta­ção an­te­ri­or.

Ana Nó­bre­ga, Ra­quel Tre­mo­ço, Már­cio Fer­nan­des, Da­ni­el Fran­cis­co e Ma­ria Chip­chips são os atle­tas que in­te­gram o con­jun­to an­go­la­no, às or­dens do téc­ni­co cu­ba­no Rei­nal­do Rey. Pe­dro Pi­no­tes, na­da­dor ao ser­vi­ço do Spor­ting Clu­be de Por­tu­gal, é a prin­ci­pal bai­xa no gru­po.

Ques­tões re­la­ci­o­na­das com a com­pra do bi­lhe­te de pas­sa­gem em Por­tu­gal im­pe­dem a in­clu­são do atle­ta. Ape­sar dos es­for­ços da di­rec­ção da fe­de­ra­ção, foi im­pos­sí­vel ga­ran­tir a in­ser­ção do na­da­dor na se­lec­ção. O cam­pe­o­na­to é dis­pu­ta­do em pro­vas de pis­ci­na e mar.

Jo­a­quim Pes­ta­na, se­cre­tá­rio-ge­ral da fe­de­ra­ção, ga­ran­tiu que ape­sar des­ta con­tra­ri­e­da­de o gru­po vi­a­ja com o ob­jec­ti­vo de al­can­çar as me­tas tra­ça­das. “Os atle­tas fi­ze­ram uma ex­ce­len­te pre­pa­ra­ção e creio que vão dig­ni­fi­car as co­res do país. Com a in­te­gra­ção do Pe­dro Pi­no­tes, as me­tas se­ri­am ou­tras. Mas, in­fe­liz­men­te, tra­ta-se de al­go que nos ul­tra­pas­sa”, dis­se.

O cam­pe­o­na­to afri­ca­no de natação es­tá in­se­ri­do na pre­pa­ra­ção dos na­da­do­res an­go­la­nos pa­ra os 7.º Jogos da SADC, mar­ca­dos pa­ra De­zem­bro, em Lu­an­da.

À mar­gem da com­pe­ti­ção con­ti­nen­tal, na quar­ta-fei­ra tem lu­gar o con­gres­so da Con­fe­de­ra­ção Afri­ca­na da mo­da­li­da­de (CA­NA), on­de se­rão elei­tos no­vos di­ri­gen­tes da en­ti­da­de con­ti­nen­tal.

Qu­es­ti­o­na­do so­bre as pro­pos­tas a se­rem apre­sen­ta­das no en­con­tro, Jo­a­quim Pes­ta­na des­ta­cou a ma­nu­ten­ção dos lu­ga­res con­quis­ta­dos a ní­vel da ins­ti­tui­ção e, se pos­sí­vel, ga­ran­tir a ins­cri­ção de um juiz e par­ti­ci­par na ela­bo­ra­ção das li­nhas mes­tras que vi­sam o de­sen­vol­vi­men­to da natação na re­gião aus­tral de Áfri­ca.

Em 2012, no Qué­nia, An­go­la al­can­çou três me­da­lhas de bron­ze. Por cau­sa da epi­de­mia do Ébo­la, em 2014, a CA­NA anu­lou a re­a­li­za­ção da com­pe­ti­ção.

JO­SÉ SO­A­RES

Fe­de­ra­ção pro­jec­ta me­lho­ria clas­si­fi­ca­ti­va

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.