Can­di­da­to Ber­nar­do João apre­sen­ta li­nhas de for­ça

Jornal de Angola - - DESPORTO - TE­RE­SA LUÍS |

A in­clu­são de trei­na­do­res e pro­fes­so­res de edu­ca­ção fí­si­ca num Con­se­lho Téc­ni­co é um dos ob­jec­ti­vos de Ber­nar­do João, can­di­da­to da lis­ta C à pre­si­dên­cia da Fe­de­ra­ção An­go­la­na de Atle­tis­mo (FAA), re­fe­ren­te ao ci­clo olím­pi­co 2016/2020.

O pro­gra­ma de can­di­da­tu­ra apre­sen­ta­do na quin­ta-fei­ra, em con­fe­rên­cia de im­pren­sa nos Cor­rei­os de An­go­la, su­ge­re tam­bém a re­or­ga­ni­za­ção da fe­de­ra­ção e das as­so­ci­a­ções e a for­ma­ção re­gu­lar de trei­na­do­res, juí­zes e cro­no­me­tris­tas.

A apos­ta na mas­si­fi­ca­ção e no de­sen­vol­vi­men­to da mo­da­li­da­de tam­bém faz par­te das pri­o­ri­da­des. Ber­nar­do João apon­tou a fal­ta de ori­en­ta­ção téc­ni­ca, a de­sor­ga­ni­za­ção nas com­pe­ti­ções e a fal­ta de ges­tão par­ti­lha­da co­mo as prin­ci­pais de­bi­li­da­des da ac­tu­al di­rec­ção.

“Eu te­nho um re­cor­de na­ci­o­nal do lan­ça­men­to de dar­do há mais de du­as dé­ca­das. Is­so é gra­ve, quer di­zer que na­da tem si­do fei­to. O atle­tis­mo não es­tá bem. Por ou­tro la­do, ve­ri­fi­ca-se um dis­tan­ci­a­men­to en­tre o elen­co ces­san­te, as as­so­ci­a­ções e os clu­bes”, su­bli­nhou o can­di­da­to.

So­bre o al­to ren­di­men­to, Ber­nar­do João pre­ten­de im­pri­mir no­va di­nâ­mi­ca, com vis­ta à ob­ten­ção de mar­cas, in­se­rir os atle­tas na­ci­o­nais nos cam­pos de trei­no li­ga­dos à Fe­de­ra­ção In­ter­na­ci­o­nal (IAAF) e cri­ar um pro­gra­ma de pre­pa­ra­ção pa­ra os Jogos Olím­pi­cos de Tóquio, de 2020.

“O pro­gra­ma Tóquio 2020 ser­ve pa­ra pre­pa­rar os atle­tas que vão re­pre­sen­tar An­go­la nos pró­xi­mos Jogos Olím­pi­cos. O co­mi­té in­ter­na­ci­o­nal ofe­re­ce um lu­gar, mas é fun­da­men­tal es­tar lá por mé­ri­to, atra­vés da ob­ten­ção das mar­cas exi­gi­das. A pre­pa­ra­ção de­ve co­me­çar ago­ra”, sa­li­en­tou.

A lis­ta C é for­ma­da por 85 por cen­to de pes­so­as li­ga­das ao atle­tis­mo. O an­ti­go fun­dis­ta João Ntyam­ba e Ger­tru­des Ar­mé­nio são os can­di­da­tos a vi­ce-pre­si­den­tes. Jo­a­quim Dom­ba­xi, que in­te­grou, no an­te­ri­or man­da­to, a lis­ta A li­de­ra­da por Car­los Ro­sa, as­su­me nes­ta a fun­ção de se­cre­tá­rio-ge­ral.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.