Jornal de Angola

Ondas de Cabo Ledo desafiam os surfistas

- ARMINDO PEREIRA |

A 4.ª edição do Campeonato Nacional de Surf, designada “Social Surf Weekend” (SSW), agendada para hoje e amanhã, na praia de Cabo Ledo, em Luanda, vai contar pela primeira vez com a integração de atletas das províncias da Huíla, Benguela e Namibe, numa iniciativa do Social Team apadrinhad­a pela Federação Angolana dos Desportos Náuticos (FADN). Em declaraçõe­s ao Jornal de Angola, Débora Almeida, integrante da organizaçã­o, sublinhou que esta é a principal novidade, de modo a tornar a prova mais competitiv­a e inclusiva, pois nas anteriores edições as participaç­ões foram restritas aos surfistas da capital e a estrangeir­os.

Os participan­tes das outras províncias tinham chegada a Luanda prevista para ontem. No ano passado, 32 surfistas de nacionalid­ades portuguesa, brasileira, israelita, espanhola e os bi-campeões nacionais, “Terríveis Jagas de Cabo Ledo”, formação da casa, marcaram presença. “As nossas expectativ­as são sempre igualar ou superar o ano anterior. Este ano esperamos ter pelo menos 32 atletas e no máximo 44. A grande novidade é a integração e o transporte de jovens do Lubango, Namibe, Benguela e Lobito. Vamos ter autocarros da Macon a trazer participan­tes destas províncias directamen­te para o evento”, revelou Débora Almeida.

Este ano, o evento terá aulas de “Fit Kuduro”, além das habituais de yoga. Em termos ambientais, na sequência de uma parceria com a Vista, está igualmente agendada uma campanha de recolha e acondicion­amento do lixo nesta praia, antes e após o evento. “Em termos de segurança desportiva temos uma grande inovação: a Global Seguros vai assegurar todos os atletas que competirem, de forma a estarem cobertos no caso de alguma lesão consequent­e da prática deste desporto radical, no decorrer do fim-de-semana”, garantiu. Por outro lado, a organizaçã­o está igualmente preocupada com as pessoas que indirectam­ente participam nos dois dias de festa. Por isso, a Femeraid Medical Team vai marcar presença com um hospital de campanha equipado.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola