Pro­to­co­lo vai fo­men­tar ex­por­ta­ções

Jornal de Angola - - PARTADA -

O Ban­co de De­sen­vol­vi­men­to de An­go­la (BDA) e a Co­mu­ni­da­de de Em­pre­sas Ex­por­ta­do­ras e In­ter­na­ci­o­na­li­za­das de An­go­la (CEEIA) as­si­na­ram on­tem um pro­to­co­lo de co­o­pe­ra­ção que vi­sa o fo­men­to da pro­du­ção in­ter­na com po­ten­ci­al pa­ra ex­por­ta­ção. O do­cu­men­to foi as­si­na­do pe­los pre­si­den­tes do con­se­lho de ad­mi­nis­tra­ção do BDA, Ma­nu­el Cos­ta, e do con­se­lho di­rec­ti­vo da CEEIA, Agos­ti­nho Ka­paia, na pre­sen­ça do mi­nis­tro do Co­mér­cio, Fi­el Cons­tan­ti­no.

O Ban­co de De­sen­vol­vi­men­to de An­go­la (BDA) e a Co­mu­ni­da­de de Em­pre­sas Ex­por­ta­do­ras e In­ter­na­ci­o­na­li­za­das de An­go­la (CEEIA) as­si­na­ram on­tem um pro­to­co­lo de co­o­pe­ra­ção que vi­sa o fo­men­to da pro­du­ção in­ter­na com po­ten­ci­al pa­ra ex­por­ta­ção.

O do­cu­men­to foi as­si­na­do pe­los pre­si­den­tes do con­se­lho de ad­mi­nis­tra­ção do BDA, Ma­nu­el Cos­ta, e do con­se­lho di­rec­ti­vo da CEEIA, Agos­ti­nho Ka­paia, na pre­sen­ça do mi­nis­tro do Co­mér­cio, Fi­el Cons­tan­ti­no.

O mi­nis­tro do Co­mér­cio de­fen­deu a pres­ta­ção de mais apoio às em­pre­sas no sen­ti­do de au­men­ta­rem a sua pro­du­ção e, por via dis­so, fo­men­ta­rem as ex­por­ta­ções, com vis­ta a cap­ta­rem di­vi­sas pa­ra o país. Pa­ra Fi­el Cons­tan­ti­no, as em­pre­sas com po­ten­ci­al pa­ra ex­por­ta­ção, co­mo as ins­cri­tas na CEEIA, pre­ci­sam de uma sé­rie de apoi­os, daí a res­pos­ta po­si­ti­va do BDA que as­sim vai co­la­bo­rar na es­tra­té­gia de au­men­to de pro­du­ção de pro­du­tos e ser­vi­ços ex­por­tá­veis do país.

“Te­mos es­ta­do a co­brir o dé­fi­ce das im­por­ta­ções, di­rec­ci­o­nan­do o apoio às em­pre­sas com mai­or ca­pa­ci­da­de de pro­du­ção no sen­ti­do de fa­zer cres­cer e me­lho­rar a ba­lan­ça co­mer­ci­al”, su­bli­nhou.

Por seu tur­no, o PCA do BDA acre­di­ta que, com o pro­to­co­lo ora as­si­na­do, o país es­tá no ca­mi­nho cer­to pa­ra o cres­ci­men­to sus­ten­tá­vel da eco­no­mia an­go­la­na. Nes­te con­tex­to, re­fe­riu, o in­ter­câm­bio de in­for­ma­ções en­tre am­bas as en­ti­da­des e a con­se­quen­te di­na­mi­za­ção de pro­ces­sos vão per­mi­tir, num fu­tu­ro pró­xi­mo, os in­cre­men­tos das ex­por­ta­ções, a in­ter­na­ci­o­na­li­za­ção das em­pre­sas e o con­se­quen­te estímulo à eco­no­mia.

Já Agos­ti­nho Ka­paia, pre­si­den­te da CEEIA, deu a co­nhe­cer que o pro­to­co­lo vai re­gu­lar as re­la­ções de co­o­pe­ra­ção ins­ti­tu­ci­o­nal, com o fim de po­ten­ci­ar a pro­du­ção in­ter­na pa­ra a ex­por­ta­ção.

Com es­te pro­to­co­lo, acres­cen­tou, a co­o­pe­ra­ção vai abran­ger en­tre ou­tros âm­bi­tos, a iden­ti­fi­ca­ção de opor­tu­ni­da­des de ne­gó­cio, a ne­go­ci­a­ção de fa­ci­li­da­des de fi­nan­ci­a­men­to pa­ra a pro­du­ção ex­por­tá­vel, o apoio às ex­por­ta­ções e a in­ter­na­ci­o­na­li­za­ção das em­pre­sas an­go­la­nas.

MO­TA AMBRÓSIO

Res­pon­sá­veis do BDA e do CEEIA as­si­na­ram o pro­to­co­lo de fi­nan­ci­a­men­to às em­pre­sas com po­ten­ci­al pa­ra ex­por­tar

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.