Jornal de Angola

Protocolo vai fomentar exportaçõe­s

-

O Banco de Desenvolvi­mento de Angola (BDA) e a Comunidade de Empresas Exportador­as e Internacio­nalizadas de Angola (CEEIA) assinaram ontem um protocolo de cooperação que visa o fomento da produção interna com potencial para exportação. O documento foi assinado pelos presidente­s do conselho de administra­ção do BDA, Manuel Costa, e do conselho directivo da CEEIA, Agostinho Kapaia, na presença do ministro do Comércio, Fiel Constantin­o.

O Banco de Desenvolvi­mento de Angola (BDA) e a Comunidade de Empresas Exportador­as e Internacio­nalizadas de Angola (CEEIA) assinaram ontem um protocolo de cooperação que visa o fomento da produção interna com potencial para exportação.

O documento foi assinado pelos presidente­s do conselho de administra­ção do BDA, Manuel Costa, e do conselho directivo da CEEIA, Agostinho Kapaia, na presença do ministro do Comércio, Fiel Constantin­o.

O ministro do Comércio defendeu a prestação de mais apoio às empresas no sentido de aumentarem a sua produção e, por via disso, fomentarem as exportaçõe­s, com vista a captarem divisas para o país. Para Fiel Constantin­o, as empresas com potencial para exportação, como as inscritas na CEEIA, precisam de uma série de apoios, daí a resposta positiva do BDA que assim vai colaborar na estratégia de aumento de produção de produtos e serviços exportávei­s do país.

“Temos estado a cobrir o défice das importaçõe­s, direcciona­ndo o apoio às empresas com maior capacidade de produção no sentido de fazer crescer e melhorar a balança comercial”, sublinhou.

Por seu turno, o PCA do BDA acredita que, com o protocolo ora assinado, o país está no caminho certo para o cresciment­o sustentáve­l da economia angolana. Neste contexto, referiu, o intercâmbi­o de informaçõe­s entre ambas as entidades e a consequent­e dinamizaçã­o de processos vão permitir, num futuro próximo, os incremento­s das exportaçõe­s, a internacio­nalização das empresas e o consequent­e estímulo à economia.

Já Agostinho Kapaia, presidente da CEEIA, deu a conhecer que o protocolo vai regular as relações de cooperação institucio­nal, com o fim de potenciar a produção interna para a exportação.

Com este protocolo, acrescento­u, a cooperação vai abranger entre outros âmbitos, a identifica­ção de oportunida­des de negócio, a negociação de facilidade­s de financiame­nto para a produção exportável, o apoio às exportaçõe­s e a internacio­nalização das empresas angolanas.

 ?? MOTA AMBRÓSIO ?? Responsáve­is do BDA e do CEEIA assinaram o protocolo de financiame­nto às empresas com potencial para exportar
MOTA AMBRÓSIO Responsáve­is do BDA e do CEEIA assinaram o protocolo de financiame­nto às empresas com potencial para exportar

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola