Diá­lo­go na RDC tem avan­ços

Mi­nis­tro das Re­la­ções Ex­te­ri­o­res in­te­grou mis­são do Ór­gão pa­ra Po­lí­ti­ca e Se­gu­ran­ça da co­mu­ni­da­de

Jornal de Angola - - PARTADA -

O Ór­gão pa­ra Po­lí­ti­ca, De­fe­sa, Co­o­pe­ra­ção e Se­gu­ran­ça da Co­mu­ni­da­de de De­sen­vol­vi­men­to da Áfri­ca Aus­tral (SADC) con­si­de­rou, em de­cla­ra­ção tor­na­da pú­bli­ca quin­ta-fei­ra em Kinsha­sa, que há “pro­gres­sos en­co­ra­ja­do­res” no diá­lo­go na­ci­o­nal con­du­zi­do pe­la União Afri­ca­na (UA), bem co­mo no pro­ces­so de re­gis­to elei­to­ral em cur­so na Re­pú­bli­ca De­mo­crá­ti­ca do Con­go (RDC). An­go­la es­te­ve re­pre­sen­ta­da no en­con­tro de Kinsha­sa pe­lo mi­nis­tro das Re­la­ções Ex­te­ri­o­res, Ge­or­ges Chi­ko­ti. O en­con­tro, uma ini­ci­a­ti­va da SADC e da União Afri­ca­na, te­ve co­mo prin­ci­pal ob­jec­ti­vo pro­ce­der a uma ava­li­a­ção do de­sen­vol­vi­men­to po­lí­ti­co e de se­gu­ran­ça na RDC, com o pro­pó­si­to de cal­cu­lar os es­for­ços em cur­so pa­ra es­ta­be­le­cer no país um clima de paz e de es­ta­bi­li­da­de po­lí­ti­ca. A reu­nião con­de­nou for­te­men­te a vi­o­lên­cia que te­ve lu­gar nos di­as 19 e 20 de Se­tem­bro, que re­sul­tou na mor­te de ci­vis ino­cen­tes e de efec­ti­vos da Po­lí­cia, bem co­mo a des­trui­ção de pro­pri­e­da­des.

O Ór­gão pa­ra Po­lí­ti­ca, De­fe­sa, Co­o­pe­ra­ção e Se­gu­ran­ça da Co­mu­ni­da­de de De­sen­vol­vi­men­to da Áfri­ca Aus­tral (SADC) re­gis­tou os “pro­gres­sos en­co­ra­ja­do­res” em cur­so no diá­lo­go na­ci­o­nal gui­a­do pe­la União Afri­ca­na, bem co­mo no pro­ces­so de re­gis­to elei­to­ral em cur­so na Re­pú­bli­ca De­mo­crá­ti­ca do Con­go.

Es­ta cons­ta­ta­ção foi ve­ri­fi­ca­da na reu­nião re­a­li­za­da, en­tre se­gun­da e quin­ta-fei­ra, em Kinsha­sa, pa­ra a ava­li­a­ção da si­tu­a­ção na Re­pú­bli­ca De­mo­crá­ti­ca do Con­go (RDC), nu­ma ini­ci­a­ti­va da SADC e da União Afri­ca­na. A de­le­ga­ção an­go­la­na foi che­fi­a­da pe­lo mi­nis­tro das Re­la­ções Ex­te­ri­o­res, Ge­or­ges Chi­ko­ti.

De acor­do com um co­mu­ni­ca­do do Mi­nis­té­rio das Re­la­ções Ex­te­ri­o­res a que o Jor­nal de An­go­la te­ve aces­so, o en­con­tro te­ve co­mo prin­ci­pal ob­jec­ti­vo pro­ce­der a uma ava­li­a­ção do de­sen­vol­vi­men­to po­lí­ti­co e de se­gu­ran­ça na RDC, com o pro­pó­si­to de cal­cu­lar os es­for­ços em cur­so re­la­ci­o­na­dos com a paz e a es­ta­bi­li­da­de po­lí­ti­ca na RDC. Na sequên­cia de con­sul­tas e tro­ca de pon­tos de vis­ta com as par­tes in­te­res­sa­das, se in­cen­ti­vou co­lo­car o in­te­res­se do país e as pes­so­as da RDC pe­la pri­mei­ra vez no diá­lo­go na­ci­o­nal, a fim de ga­ran­tir um con­sen­so so­bre as ques­tões pen­den­tes e de­sen­vol­ver um re­sul­ta­do po­si­ti­vo a es­se res­pei­to.

A reu­nião con­de­nou for­te­men­te a vi­o­lên­cia que te­ve lu­gar en­tre os di­as 19 e 20 de Se­tem­bro, que re­sul­tou na per­da de vi­da de ci­vis ino­cen­tes e de efec­ti­vos da Po­lí­cia, bem co­mo a des­trui­ção de pro­pri­e­da­des. Ape­lou a to­das as par­tes in­te­res­sa­das pa­ra agi­rem de for­ma res­pon­sá­vel e evi­ta­rem quais­quer ac­ções que pos­sam re­sul­tar em ac­tos de vi­o­lên­cia.

O Ór­gão pa­ra Po­lí­ti­ca, De­fe­sa, Co­o­pe­ra­ção e Se­gu­ran­ça da SADC de­sen­co­ra­jou quais­quer ten­ta­ti­vas e ame­a­ças, des­ti­na­das a mi­nar o pro­ces­so de diá­lo­go, e exor­tou to­das as par­tes in­te­res­sa­das a cri­a­rem um am­bi­en­te pro­pí­cio pa­ra as elei­ções de­mo­crá­ti­cas, pa­cí­fi­cas, trans­pa­ren­tes e cre­dí­veis, li­vres e jus­tas, no in­te­res­se da paz, uni­da­de na­ci­o­nal, es­ta­bi­li­da­de e de­sen­vol­vi­men­to so­ci­o­e­co­nó­mi­co do país.

Exor­tou to­das as par­tes in­te­res­sa­das a de­fen­de­rem os prin­cí­pi­os, idei­as e as­pi­ra­ções do po­vo con­go­lês, tal co­mo con­sa­gra­do na Cons­ti­tui­ção e em con­for­mi­da­de com os prin­cí­pi­os e di­rec­tri­zes da SADC e da União Afri­ca­na, que re­gem as elei­ções de­mo­crá­ti­cas, e em con­so­nân­cia com a Re­so­lu­ção nº 2.277 des­te ano, do Con­se­lho de Se­gu­ran­ça da ONU.

Pre­pa­ra­ção das elei­ções

O Ór­gão pa­ra Po­lí­ti­ca, De­fe­sa, Co­o­pe­ra­ção e Se­gu­ran­ça da SADC ex­pres­sou sa­tis­fa­ção pe­lo tra­ba­lho le­va­do a ca­bo pe­la Co­mis­são Elei­to­ral In­de­pen­den­te (CEI) na pre­pa­ra­ção das elei­ções e en­co­ra­jou o Go­ver­no, os seus par­cei­ros e to­dos os in­ter­ve­ni­en­tes a apoi­a­rem a CEI na re­a­li­za­ção des­sa ta­re­fa cons­ti­tu­ci­o­nal. Pe­diu a to­dos os elei­to­res con­go­le­ses pa­ra par­ti­ci­pa­rem ple­na­men­te no pro­ces­so de re­gis­to elei­to­ral em cur­so, a fim de exer­ce­rem o seu di­rei­to de­mo­crá­ti­co nas pró­xi­mas elei­ções. Exor­tou to­das as par­tes in­te­res­sa­das a res­pei­ta­rem o pa­pel in­de­pen­den­te da CEI na ges­tão do pro­ces­so elei­to­ral e in­sis­tiu na ne­ces­si­da­de de es­ta in­de­pen­dên­cia ser man­ti­da.

Aque­le ór­gão da SADC ape­lou a to­das as par­tes in­te­res­sa­das na RDC, à co­mu­ni­da­de in­ter­na­ci­o­nal e ao gru­po de apoio pa­ra con­ti­nu­a­rem a apoi­ar a União Afri­ca­na, o diá­lo­go na­ci­o­nal e o pro­ces­so elei­to­ral, com vis­ta a ga­ran­ti­rem uma paz du­ra­dou­ra, se­gu­ran­ça e es­ta­bi­li­da­de na­que­le país e na re­gião. Re­a­fir­mou o apoio da SADC ao diá­lo­go na­ci­o­nal em cur­so e pro­me­teu o seu apoio to­tal pa­ra o re­sul­ta­do fi­nal.

Os tra­ba­lhos fo­ram di­ri­gi­dos pe­lo Che­fe de Es­ta­do da Re­pú­bli­ca Uni­da da Tan­zâ­nia, John Pom­be Jo­seph Ma­gu­li, na qua­li­da­de de pre­si­den­te do Ór­gão de Po­lí­ti­ca, De­fe­sa e Se­gu­ran­ça da SADC.

A reu­nião de ava­li­a­ção foi ori­en­ta­da por Agos­ti­nho P. Mahin­ga, mi­nis­tro dos Ne­gó­ci­os Es­tran­gei­ros e Co­o­pe­ra­ção do Les­te Afri­ca­no da Tan­zâ­nia e pre­si­den­te do Co­mi­té Mi­nis­te­ri­al do Ór­gão (CMO), que es­te­ve acom­pa­nha­do do mi­nis­tro an­go­la­no das Re­la­ções Ex­te­ri­o­res, Ge­or­ges Chi­ko­ti, que é vi­ce-pre­si­den­te do CMO, e de Pa­trí­cio Jo­sé, vi­ce-mi­nis­tro da De­fe­sa Na­ci­o­nal de Mo­çam­bi­que, em re­pre­sen­ta­ção do pre­si­den­te ces­san­te do CMO.

A mis­são foi apoi­a­da pe­lo se­cre­ta­ri­a­do da SADC, li­de­ra­do pe­la se­cre­tá­ria exe­cu­ti­va La­wren­ce Ster­go­me­na Tax, ten­do tam­bém in­cluí­do os em­bai­xa­do­res acre­di­ta­dos na RDC.

A reu­nião con­sul­tou di­ver­sas par­tes in­te­res­sa­das, in­cluin­do os em­bai­xa­do­res acre­di­ta­dos jun­to da RDC, Edem Kod­jo, fa­ci­li­ta­dor da União Afri­ca­na do diá­lo­go na­ci­o­nal, Ray­mond Tshi­ban­da, mi­nis­tro dos Ne­gó­ci­os Es­tran­gei­ros e Co­o­pe­ra­ção In­ter­na­ci­o­nal da RDC, Cor­neil­le Nan­gaa e Nor­bert Ka­tin­ti­ma, pre­si­den­te e vi­ce­pre­si­den­te da CEI, res­pec­ti­va­men­te, al­tos fun­ci­o­ná­ri­os do Go­ver­no da RDC, re­pre­sen­tan­tes da opo­si­ção fo­ra do diá­lo­go (ras­sem­ble­ment), re­pre­sen­tan­tes da opo­si­ção no diá­lo­go, par­ti­dos po­lí­ti­cos com mai­o­ria pre­si­den­ci­al, li­de­ra­da por Au­bin Mi­na­ku, so­ci­e­da­de ci­vil e gru­pos re­li­gi­o­sos.

FRAN­CIS­CO BER­NAR­DO

Um ân­gu­lo da ci­da­de de Kinsha­sa ca­pi­tal da RDC on­de em Se­tem­bro hou­ve vi­o­lên­cia que re­sul­tou na per­da de vi­da de ci­vis e de efec­ti­vos da Po­lí­cia

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.