Par­la­men­to dis­cu­te au­tár­qui­cas

Jornal de Angola - - PARTADA - ADELINA INÁ­CIO |

AAs­sem­bleia Na­ci­o­nal pre­vê dar iní­cio à dis­cus­são da le­gis­la­ção so­bre as au­tar­qui­as lo­cais no pri­mei­ro se­mes­tre do pró­xi­mo ano, anun­ci­ou quin­ta-fei­ra o mi­nis­tro da Ad­mi­nis­tra­ção do Ter­ri­tó­rio, du­ran­te o pe­que­no al­mo­ço com jor­na­lis­tas e ou­tros fa­ze­do­res de opi­nião, de­no­mi­na­do “MATa­bi­cho”. Bor­ni­to de Sou­sa ga­ran­tiu que o pa­co­te le­gis­la­ti­vo so­bre as elei­ções au­tár­qui­cas co­me­ça a ser dis­cu­ti­do no pró­xi­mo ano. Os par­ti­dos da opo­si­ção acu­sam, re­cor­ren­te­men­te, o Exe­cu­ti­vo de não ter von­ta­de po­lí­ti­ca de or­ga­ni­zar as elei­ções au­tár­qui­cas.

AAs­sem­bleia Na­ci­o­nal pre­vê dar iní­cio à dis­cus­são da le­gis­la­ção so­bre as au­tar­qui­as lo­cais no pri­mei­ro se­mes­tre do pró­xi­mo ano, anun­ci­ou quin­ta-fei­ra, em Lu­an­da, o mi­nis­tro da Ad­mi­nis­tra­ção do Ter­ri­tó­rio, du­ran­te o pe­que­no al­mo­ço com jor­na­lis­tas e ou­tros fa­ze­do­res de opi­nião, de­no­mi­na­do “MATa­bi­cho”.

Os par­ti­dos da opo­si­ção acu­sam, re­cor­ren­te­men­te, o Exe­cu­ti­vo de não ter von­ta­de de or­ga­ni­zar as elei­ções au­tár­qui­cas. Mas o MPLA ga­ran­tiu sem­pre que es­ta­va em­pe­nha­do na pre­pa­ra­ção de to­do o pa­co­te ins­ti­tu­ci­o­nal pa­ra a re­a­li­za­ção das mes­mas. O te­ma foi um dos as­sun­tos abor­da­dos no “MATa­bi­cho” des­ta quin­ta­fei­ra, ten­do Bor­ni­to de Sou­sa ga­ran­ti­do que o pa­co­te le­gis­la­ti­vo so­bre as elei­ções au­tár­qui­cas co­me­ça a ser dis­cu­ti­do no pró­xi­mo ano.

“No ca­len­dá­rio de ta­re­fas es­sen­ci­ais pa­ra a re­a­li­za­ção das elei­ções ge­rais e au­tár­qui­cas, foi es­ta­be­le­ci­do um tem­po que pre­vê pa­ra o pri­mei­ro se­mes­tre do pró­xi­mo ano o iní­cio do tra­ba­lho em vol­ta da le­gis­la­ção de ba­se, pa­ra a pre­pa­ra­ção das elei­ções au­tár­qui­cas”, dis­se. O mi­nis­tro lem­brou que, nes­te mo­men­to, es­tá a ser pre­pa­ra­da a le­gis­la­ção pa­ra as elei­ções ge­rais, mas dis­se acre­di­tar que, den­tro do pri­mei­ro se­mes­tre do pró­xi­mo ano, de­ve­rão ter iní­cio as dis­cus­sões so­bre as elei­ções au­tár­qui­cas.

Bor­ni­to de Sou­sa sa­li­en­tou que só com ba­se nes­sa le­gis­la­ção se­rão fi­xa­das da­tas e ca­len­dá­ri­os. Su­bli­nhou que o Par­la­men­to e os par­ti­dos po­lí­ti­cos têm um pa­pel im­por­tan­te nes­ta ma­té­ria.

O mi­nis­tro anun­ci­ou que es­tá já pu­bli­ca­do no Diário da Re­pú­bli­ca um con­jun­to de di­plo­mas li­ga­dos às elei­ções, ten­do des­ta­ca­do as leis so­bre a Ad­mi­nis­tra­ção Lo­cal do Es­ta­do, da Or­ga­ni­za­ção Ter­ri­to­ri­al, das Co­mis­sões de Mo­ra­do­res, so­bre a Co­mu­ni­ca­ção da Afi­xa­ção e Alteração da Re­si­dên­cia dos Ci­da­dãos, e da Co­di­fi­ca­ção das Cir­cuns­cri­ções Ter­ri­to­ri­ais.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.