EUA e Rús­sia em ne­go­ci­a­ções

Jornal de Angola - - PARTADA -

A mai­o­ria dos rus­sos pre­fe­re que o mul­ti­mi­li­o­ná­rio Do­nald Trump, que con­cor­re pe­lo Par­ti­do Re­pu­bli­ca­no, se­ja o ven­ce­dor das elei­ções pre­si­den­ci­ais nos Es­ta­dos Uni­dos da Amé­ri­ca e não Hil­lary Clin­ton, can­di­da­ta do Par­ti­do De­mo­cra­ta.

De acor­do com uma pes­qui­sa di­vul­ga­da quin­ta-fei­ra pe­la fun­da­ção Opi­nião Pú­bli­ca, 44 por cen­to dos rus­sos acre­di­ta que uma vi­tó­ria de Trump po­de­rá fa­vo­re­cer os in­te­res­ses da Rús­sia e só se­te pen­sam o mes­mo no ca­so de vi­tó­ria da ad­ver­sá­ria.

Pa­ra 37 por cen­to dos en­tre­vis­ta­dos, as re­la­ções bi­la­te­rais po­dem vir a me­lho­rar se Trump for o no­vo pre­si­den­te, 35 cen­to acre­di­tam que elas per­ma­ne­ce­rão co­mo es­tão e só seis são de opi­nião que po­de­rão pi­o­rar.

Já 35 por cen­to acre­di­tam que as re­la­ções rus­so-ame­ri­ca­nas vão pi­o­rar se Hil­lary se tor­nar Pre­si­den­te dos EUA, ou­tros 35 que não mu­da­rão e 10 que se­rão me­lho­res do que ago­ra. 38 por cen­to dos par­ti­ci­pan­tes da pes­qui­sa dis­se­ram ter uma ima­gem po­si­ti­va de Trump e 20, ne­ga­ti­va, en­quan­to 61 afir­ma­ram não ter boa im­pres­são de Hil­lary, que des­per­ta sim­pa­tia só em oi­to por cen­to dos en­tre­vis­ta­dos. Quan­to às pre­vi­sões de vi­tó­ria, 37 por cen­to apos­tam que ela se­rá de Trump e 31dis­se­ram que a ven­ce­do­ra se­rá a can­di­da­ta de­mo­cra­ta.

O Pre­si­den­te rus­so, Vla­di­mir Pu­tin, que elo­gi­ou Trump em vá­ri­as oca­siões, afir­mou re­cen­te­men­te que es­ta­ria dis­pos­to a tra­ba­lhar com qual­quer um dos can­di­da­tos, mas só se o no­vo Pre­si­den­te dos EUA qui­ser co­o­pe­rar com a Rús­sia. Além dis­so, clas­si­fi­cou co­mo “mui­to di­fí­cil” o diá­lo­go com o Go­ver­no de Oba­ma.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.