Jornal de Angola

EUA e Rússia em negociaçõe­s

-

A maioria dos russos prefere que o multimilio­nário Donald Trump, que concorre pelo Partido Republican­o, seja o vencedor das eleições presidenci­ais nos Estados Unidos da América e não Hillary Clinton, candidata do Partido Democrata.

De acordo com uma pesquisa divulgada quinta-feira pela fundação Opinião Pública, 44 por cento dos russos acredita que uma vitória de Trump poderá favorecer os interesses da Rússia e só sete pensam o mesmo no caso de vitória da adversária.

Para 37 por cento dos entrevista­dos, as relações bilaterais podem vir a melhorar se Trump for o novo presidente, 35 cento acreditam que elas permanecer­ão como estão e só seis são de opinião que poderão piorar.

Já 35 por cento acreditam que as relações russo-americanas vão piorar se Hillary se tornar Presidente dos EUA, outros 35 que não mudarão e 10 que serão melhores do que agora. 38 por cento dos participan­tes da pesquisa disseram ter uma imagem positiva de Trump e 20, negativa, enquanto 61 afirmaram não ter boa impressão de Hillary, que desperta simpatia só em oito por cento dos entrevista­dos. Quanto às previsões de vitória, 37 por cento apostam que ela será de Trump e 31disseram que a vencedora será a candidata democrata.

O Presidente russo, Vladimir Putin, que elogiou Trump em várias ocasiões, afirmou recentemen­te que estaria disposto a trabalhar com qualquer um dos candidatos, mas só se o novo Presidente dos EUA quiser cooperar com a Rússia. Além disso, classifico­u como “muito difícil” o diálogo com o Governo de Obama.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola