Jornal de Angola

Secretário-geral das Nações Unidas visita vítimas do furacão no Haiti

-

O Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, viaja hoje para o Haiti para visitar áreas devastadas pelo furacão Matthew, anunciou o seu gabinete.

Ban vai visitar Les Cayes - uma das cidades mais atingidas pelo Matthew no sul do Haiti - e reunir com autoridade­s haitianas.

A visita do líder da ONU ao Haiti ocorre numa altura em que um apelo do organismo para conseguir fundos para a nação das Caraíbas arrecadou muito menos do que o esperado.

A ONU lançou recentemen­te um apelo de emergência para arrecadar 120 milhões de dólares, para ajudar o Haiti a superar a pior crise humanitári­a desde o terramoto de 2010.

Mas, até ao momento, só foram conseguido­s 6,1 milhões de dólares, apenas 5 por cento do total necessário, disse o porta-voz da ONU, Stephane Dujarric.

Pelo menos, 473 pessoas morreram na sequência da passagem do furacão Matthew pelo Haiti, em 4 de Outubro, com ventos de 230 quilómetro­s por hora.

O Secretário-Geral da ONU disse, na segunda-feira, que era necessária uma “resposta maciça”, para superar a destruição, pois há mais de 1,4 milhão de pessoas que necessitam de ajuda urgente, depois de vilas e povoações terem sido arrasadas pela força dos ventos.

Segundo dados da ONU, mais de dois milhões de pessoas foram afectadas pelo furacão e 1,4 milhões precisam de ajuda humanitári­a.

O Conselho de Segurança da ONU prolongou, ontem, por seis meses a missão das Nações Unidas no Haiti (Minustah), para garantir a segurança e assegurar a distribuiç­ão das ajudas às populações. Os 15 membros do Conselho de Segurança aceitaram a proposta do Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, para que a operação se mantenha até ao próximo mês de Abril, sem quaisquer alterações. A chefe da Minustah, Sandra Honore, disse que esta extensão vai ajudar o Haiti a lidar com a grave crise humanitári­a e assegurar a estabilida­de política depois do adiamento das eleições, após a passagem do furacão Matthew.

 ?? AFP ?? Haitianos pedem ajuda de urgência para minimizar as dificuldad­es causadas pelo “Matthew”
AFP Haitianos pedem ajuda de urgência para minimizar as dificuldad­es causadas pelo “Matthew”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola