ADRA con­si­de­ra mui­to re­du­zi­da pro­tec­ção so­ci­al dos mais po­bres

Jornal de Angola - - PARTADA - KÁTIA RA­MOS |

AAc­ção pa­ra o De­sen­vol­vi­men­to Ru­ral e Am­bi­en­te (ADRA) con­si­de­ra ser ain­da mui­to re­du­zi­da a pro­tec­ção so­ci­al pa­ra a ca­ma­da mais vul­ne­rá­vel do país. Es­sa con­clu­são cons­ta de um es­tu­do fei­to pe­la ADRA em par­ce­ria com a UNICEF.

O di­rec­tor da ADRA, Be­lar­mi­no Je­lem­bi, in­for­mou quin­ta-fei­ra em Lu­an­da, du­ran­te um jan­go te­má­ti­co so­bre o Or­ça­men­to Ge­ral do Es­ta­do (OGE), que ac­tu­al­men­te o fun­do pa­ra a pro­tec­ção so­ci­al é mui­to li­mi­ta­do, es­tan­do es­ti­ma­do em me­nos de cin­co por cen­to da atri­bui­ção sec­to­ri­al. Be­lar­mi­no Je­lem­bi de­fen­de o au­men­to des­te fun­do.

Uma das prin­ci­pais pre­o­cu­pa­ções le­van­ta­das, é o fac­to de mais de me­ta­de da atri­bui­ção do sec­tor ser clas­si­fi­ca­da co­mo es­ti­ma­da aos ser­vi­ços de pro­tec­ção so­ci­al não es­pe­ci­fi­ca­dos, não ha­ven­do evi­dên­ci­as que os fun­dos se­jam in­ves­ti­dos em in­ter­ven­ções de pro­tec­ção so­ci­al de ba­se.

AADRA pro­cu­ra, com en­con­tros co­mo o de on­tem, en­ri­que­cer o co­nhe­ci­men­to de di­fe­ren­tes ac­to­res­cha­ves des­ta área e apro­xi­má-lo do co­nhe­ci­men­to da so­ci­e­da­de, de mo­do a par­ti­lhar idei­as cla­ras so­bre o pro­ces­so de or­ça­men­ta­ção do sec­tor de pro­tec­ção so­ci­al e co­mo es­te in­flu­en­cia a mi­ti­ga­ção do im­pac­to da cri­se nas ca­ma­das mais vul­ne­rá­veis da po­pu­la­ção.

O país pre­ci­sa de dar mai­or aten­ção às ac­ções so­ci­ais não con­tri­bu­ti­vas (pro­tec­ção so­ci­al), dis­se. No ano pas­sa­do, foi cri­a­da uma par­ce­ria en­tre a UNICEF e a ADRA, no âm­bi­to do pro­jec­to de ges­tão das fi­nan­ças pú­bli­cas, pa­ra fa­ci­li­tar o aces­so à in­for­ma­ção so­bre o OGE. A fi­na­li­da­de é de pro­mo­ver a “li­te­ra­cia or­ça­men­tal” dos ci­da­dãos e do pes­so­al em ins­ti­tui­ções pú­bli­cas da so­ci­e­da­de ci­vil, bem co­mo a pro­mo­ção de de­ba­tes pú­bli­cos. A par­ce­ria en­tre as du­as ins­ti­tui­ções ser­ve pa­ra es­ta­be­le­cer uma co­o­pe­ra­ção pa­ra a pro­du­ção de do­cu­men­tos de aná­li­se do OGE de 2016.

JO­SÉ COLA

Di­rec­tor da ADRA de­fen­de que se de­ve dar mais aten­ção às ac­ções so­ci­ais não con­tri­bu­ti­vas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.