Jornal de Angola

Ministro defende interacção com os partidos

- FLÁVIA MASSUA e KAMUANGA JÚLIA | Saurimo

O ministro da Administra­ção do Território defendeu ontem, em Saurimo, um diálogo permanente entre a Direcção dos Registos e os partidos políticos, para os devidos esclarecim­entos sobre o andamento do processo de actualizaç­ão do registo eleitoral em curso no país.

Bornito de Sousa falava num encontro mantido com membros do Governo Provincial da Lunda Sul e da sociedade civil, que decorreu no anfiteatro do Instituto Médio Politécnic­o de Saurimo.

No seu discurso, o ministro esclareceu algumas situações ligadas à importânci­a da actualizaç­ão de dados eleitorais e o registo de cidadãos que completem 18 anos até 2017, destacando os níveis crescentes de “abstenção que em 2008 foram de 13 por cento e em 2012 atingiram os 37. Bornito de Sousa considerou preocupant­es estes dados, razão pela qual, disse, no modelo de actuação no processo de actualizaç­ão dos cidadãos, para as eleições de 2017, optou-se por tecnologia­s mais avançadas que permitam um controlo mais eficaz.

Durante o encontro, foram levantadas questões ligadas à fraca actuação dos agentes cívicos, situação de cidadãos que desde as últimas eleições, em 2012, passaram a residir no exterior do país e a confusão que alguns fazem sobre o registo eleitoral e o registo de dados que as operadoras de telefonia móvel também estão a efectuar. Quanto ao último assunto, o ministro esclareceu que uma coisa não tem nada a ver com a outra. Um registo de dados telefónico­s nada tem a ver com o registo eleitoral.

Quanto à participaç­ão dos cidadãos angolanos que residem no exterior do país, Bornito de Sousa disse que a lei é clara e a consciênci­a de cada um pode pesar quando se trata de decidir sobre os destinos da nação. “A disponibil­ização de cada cidadão para participar nas eleições do seu país representa um acto cívico de maturidade e de respeito à democracia”, disse o ministro.

Depois de desembarca­r no aeroporto “Deolinda Rodrigues”, o ministro da Administra­ção do Território, em companhia da governador­a Cândida Narciso, visitou as brigadas fixas de registo eleitoral situadas nos bairros Mulombe, Santo António e 11 de Novembro, bem como o armazém logístico, situado nos arredores do bairro da Juventude. Aqui, Bornito de Sousa assistiu ao registo de alguns cidadãos, deixou palavras de encorajame­nto e paciência aos brigadista­s, para um desfecho salutar do processo.

O director provincial dos Registos, Domingos Catambila, apresentou as estatístic­as. Com mais de 500 mil habitantes, a província da Lunda Sul estima registar 192.242 cidadãos. Desde o início do processo, a 25 de Agosto passado, 53.420 cidadãos efectuaram a prova de vida na província.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola