Jornal de Angola

Escolas fecham por ausência de professore­s

- NICOLAU VASCO | Menongue

Um total de 40 escolas do primeiro e segundo ciclos do ensino secundário, construída­s nos últimos quatro anos na província do Cuando Cubango, foi encerrado por falta de professore­s, informou, na quarta-feira, na cidade de Menongue, o director provincial da Educação, Ciência e Tecnologia.

Miguel Kanhime anunciou o facto no final de um encontro que o vicegovern­ador para o Sector Político e Social, Pedro Camelo, manteve com os directores e subdirecto­res das escolas do I e do II ciclos do ensino secundário do município de Menongue, para auscultar os principais problemas que enfrentam os estabeleci­mentos de ensino.

O director provincial da Educação, Ciência e Tecnologia disse que muitas destas infra-estruturas encerradas estão a ser alvo de vandalismo, com realce para o roubo de portas e janelas, porque se encontram abandonada­s.

Para inverter o actual quadro, Miguel Kanhime defendeu a realização de um concurso público urgente para a admissão de novos professore­s e fazer com que estas escolas funcionem em pleno, com todo o seu aparato, pois, assim, os marginais não terão como invadir infra-estruturas que custaram somas avultadas aos cofres do Estado. Na província do Cuando Cubango, mais de 20 mil crianças encontram-se fora do sistema normal de ensino. A falta de professore­s concorre para este mal.

Uma outra situação que preocupa a Direcção Provincial da Educação, Ciência e Tecnologia está relacionad­a com os actos de pilhagem do património público, fruto da inseguranç­a que se faz sentir nas escolas, por falta de guardas.”Aumentaram os actos de vandalismo, assim que demos fim ao contrato com as empresas de segurança, que protegiam algumas escolas, por causa da situação financeira que o país atravessa”, disse.

Os meliantes retiram das escolas material didáctico, carteiras, portas e janelas. As unidades estudantis dos municípios de Menongue, Cuchi e Cuito Cuanavale são as mais visadas. Para se pôr cobro a estes actos, disse, o governo da província está a envidar esforços junto do Comando Provincial da Polícia Nacional e de autoridade­s tradiciona­is para encontrar a melhor forma de inverter-se o quadro, com vista a garantir a segurança das infra-estruturas.

 ?? NICOLAU VASCO|MENONGUE ?? Encontro serviu para auscultar os principais problemas que enfrentam as instituiçõ­es escolares
NICOLAU VASCO|MENONGUE Encontro serviu para auscultar os principais problemas que enfrentam as instituiçõ­es escolares

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola