Jú­lia dos San­tos pu­bli­ca li­vro

Jornal de Angola - - CULTURA - KÁTIA RA­MOS |

“Crónicas do dia-a-dia”, o pri­mei­ro li­vro da au­to­ra Jú­lia dos San­tos, já es­tá nas ban­cas, de­pois da ce­ri­mó­nia de pré-lan­ça­men­to re­a­li­za­da na noi­te de quin­ta-fei­ra, no Pal­mei­ras Club (Loun­ge), em Lu­an­da.

Da au­to­ria da psi­có­lo­ga clí­ni­ca Jú­lia dos San­tos, o li­vro de crónicas, com 185 pá­gi­nas, é o re­sul­ta­do de um tra­ba­lho de in­ves­ti­ga­ção que tem co­mo ob­jec­ti­vo ana­li­sar e en­ten­der as ac­ções psí­qui­cas re­a­li­za­das pe­los in­di­ví­du­os den­tro de uma so­ci­e­da­de, nas mais va­ri­a­das si­tu­a­ções quo­ti­di­a­nas.

O li­vro, se­gun­do a au­to­ra, re­sul­ta da com­pi­la­ção de um con­jun­to de 57 crónicas com te­mas di­ver­sos que po­dem mu­dar a men­ta­li­da­de de ge­ra­ções, pu­bli­ca­do na sua co­lu­na se­ma­nal da re­vis­ta an­go­la­na Ca­ras.

“Crónicas do dia-a-dia”, uma ho­me­na­gem à mãe da au­to­ra, Olí­via dos San­tos, fa­le­ci­da há um ano de can­cro, re­tra­ta as­pec­tos prá­ti­cos, co­mo con­fli­tos la­bo­rais, in­ve­ja, co­bi­ça, ac­tos imo­rais, in­tri­ga na fa­mí­lia e na so­ci­e­da­de.

Jú­lia dos San­tos dis­se que ac­tos imo­rais exis­tem mui­tos, “mas ca­da um de nós po­de mu­dar a sua for­ma de en­ca­rar a so­ci­e­da­de, fa­zen­do com que a mu­dan­ça co­me­ce por si. Com os nos­sos com­por­ta­men­tos e pa­la­vras, cons­truí­mos o ver­da­dei­ro mun­do em que vi­ve­mos.”

“Crónicas do dia-a-dia”, cu­jo lan­ça­men­to es­tá pre­vis­to pa­ra bre­ve, em Lu­an­da, con­ta com uma ti­ra­gem de 2.000 exem­pla­res e a edi­ção es­te­ve a car­go da Edi­to­ra BC Li­ve­tec, Lda. Jú­lia dos San­tos dis­se que o di­nhei­ro re­sul­tan­te da ven­da de 300 exem­pla­res vai re­ver­ter a fa­vor do Ins­ti­tu­to An­go­la­no de Con­tro­lo do Can­cro (IACC).

Jú­lia Mar­ga­reth Ro­dri­gues dos San­tos nas­ceu em Lu­an­da, con­cluiu a sua li­cen­ci­a­tu­ra na es­pe­ci­a­li­da­de de Psi­co­lo­gia Clí­ni­ca em Por­tu­gal e con­ta com uma vas­ta ex­pe­ri­ên­cia pro­fis­si­o­nal na es­pe­ci­a­li­da­de do Cog­ni­ti­vo Com­por­ta­men­tal, há mais de12 anos.

MO­TA AMBRÓSIO

Crónicas da psi­có­lo­ga re­flec­ti­das em li­vro

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.