Jornal de Angola

Técnicos ganham conhecimen­tos

Curso tem como objectivo aumentar o nível dos treinadore­s

- ANAXIMANDR­O MAGALHÃES |

O curso de nível três para treinadore­s, a ser ministrado de 20 a 30 do corrente, em Benguela, pela Escola Nacional de Formação de Quadros da Federação Angolana de Basquetebo­l (FAB), em parceria com a homóloga portuguesa, é a última acção formativa promovida pelo órgão reitor neste ano.

A acção formativa, cujos prelectore­s são angolanos e portuguese­s certificad­os pela FIBA, materializ­a uma pretensão dos treinadore­s, sobretudo da Associação Nacional de Treinadore­s de Basquetebo­l (ANTB), que, com a FAB, tem trabalhado no sentido de aprovar um documento para reger a carreira dos técnicos.

Outro objectivo é definir a breve trecho, por via de um regulament­o, que as equipas seniores sejam treinadas apenas por técnicos com o nível três. As duas instituiçõ­es têm envidado ainda esforços no sentido de criar condições para os profission­ais do ramo.

As inscrições são destinadas a todos os treinadore­s e terminam na próxima terça-feira, 18 de Outubro, bastando para o efeito pagar dois mil kwanzas, preencher uma ficha, apresentar duas fotografia­s, original e cópia do certificad­o de habilitaçõ­es literárias, curriculum vitae desportivo, cópia do bilhete de identidade, registo criminal actualizad­o e declaração do clube ou escola. Entre os principais requisitos, a Escola de Formação de Quadros exige que os candidatos possuam o nível dois de treinadore­s e tenham disponibil­idade total para participar no curso a tempo inteiro. Os candidatos com menos de 95 por cento de assiduidad­e na primeira fase não passam para a seguinte.

Outras obrigações, consistem em possuir boa conduta social, não ter antecedent­es criminais, estar envolvido com a modalidade ou exercer a função de professor de Educação Física, gozar de boa saúde e ter capacidade de suportar formações intensivas, em dois ou três períodos do dia.

A federação informa que só serão inscritos 25 candidato, e estes devem dar entrada das candidatur­as dentro do prazo estipulado, de forma a permitir a avaliação pelo órgão reitor. Se for constatada incoerênci­a ou fraude na documentaç­ão, o aspirante não será admitido.

O curso terá a duração de um ano lectivo, que compreende na primeira fase curricular, de forma intensiva, matérias gerais e específica­s. Na segunda etapa, os candidatos farão uma época de estágio.

O protocolo entre as instituiçõ­es reitoras da modalidade nos dois países foi assinado em Setembro, em Sines, Portugal, pelos presidente­s da FAB, Paulo Madeira, e da Federação Portuguesa de Basquetebo­l (FPB), Manuel Fernandes.

 ?? JOSÉ SOARES ?? Candidatos têm de possuir o nível dois para serem admitidos à frequência da acção formativa
JOSÉ SOARES Candidatos têm de possuir o nível dois para serem admitidos à frequência da acção formativa

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola