Po­si­ção de Bru­xe­las é con­de­na­da na RDC

UNIÃO EU­RO­PEIA AMEAÇA KINSHASA COM SAN­ÇÕES INDIVIDUAIS

Jornal de Angola - - PARTADA -

As au­to­ri­da­des da Re­pú­bli­ca De­mo­crá­ti­ca do Con­go ma­ni­fes­ta­ram on­tem a sua pre­o­cu­pa­ção pe­ran­te as de­cla­ra­ções da União Eu­ro­peia (UE) e re­pro­va­ram a ameaça de san­ções a fi­gu­ras li­ga­das ao Go­ver­no de Kinshasa se as eleições ge­rais não fo­rem re­a­li­za­das no pró­xi­mo ano. Fa­zen­do re­fe­rên­cia a fon­tes pró­xi­mas do Go­ver­no, a im­pren­sa lo­cal re­fe­re que “a po­si­ção de Bru­xe­las, se­de da União Eu­ro­peia, con­tri­bui pa­ra o agra­va­men­to do clima de in­se­gu­ran­ça e es­tá mui­to dis­tan­te da pos­tu­ra da UE, que de­ve pri­mar por prá­ti­cas que aju­dem à es­ta­bi­li­da­de e en­ten­di­men­to en­tre os po­lí­ti­cos” da RDC. A União Eu­ro­peia ad­ver­te o Go­ver­no de Kinshasa que os pra­zos elei­to­rais de­vem ser cum­pri­dos. Se­gun­do fon­tes di­plo­má­ti­cas, em ca­so de in­cum­pri­men­to, Bru­xe­las vai avan­çar com san­ções individuais aos que se opu­se­rem a es­se pro­ces­so.

As au­to­ri­da­des do Con­go Democrático ma­ni­fes­ta­ram on­tem a sua pre­o­cu­pa­ção pe­ran­te as de­cla­ra­ções da União Eu­ro­peia (UE) e re­pro­va­ram a ameaça de san­ções a fi­gu­ras li­ga­das ao Go­ver­no de Kinshasa, se as eleições ge­rais não fo­rem re­a­li­za­das no pró­xi­mo ano.

A im­pren­sa lo­cal re­fe­re, fa­zen­do re­fe­rên­cia a fon­tes pró­xi­mas do Go­ver­no, que “a po­si­ção de Bru­xe­las, se­de da União Eu­ro­peia, con­tri­bui pa­ra o agra­va­men­to do clima de in­se­gu­ran­ça e es­tá mui­to dis­tan­te da pos­tu­ra da UE, que de­ve pri­mar por prá­ti­cas que aju­dam a es­ta­bi­li­da­de e en­ten­di­men­to en­tre os po­lí­ti­cos”.

A União Eu­ro­peia ad­ver­te o Go­ver­no de Kinshasa que os pra­zos elei­to­rais de­vem ser cum­pri­dos. Se­gun­do fon­tes di­plo­má­ti­cas, em ca­so de in­cum­pri­men­to, Bru­xe­las vai avan­çar com san­ções individuais aos que se opu­se­rem a es­se pro­ces­so.

Por oca­sião de uma reu­nião em Lu­xem­bru­go, os mi­nis­tros dos Ne­gó­ci­os Es­tran­gei­ros da UE vão pe­dir a Fe­de­ri­ca Moghe­ri­ni, che­fe da di­plo­ma­cia da blo­co, pa­ra “co­me­çar a iden­ti­fi­car as di­fe­ren­tes per­so­na­li­da­des ti­das co­mo opo­si­to­ras à re­a­li­za­ção de eleições, com vis­ta a pos­sí­veis san­ções”, ex­pli­cou um di­plo­ma­ta eu­ro­peu.

“Te­mos ne­ces­si­da­de de ele­men­tos de pro­vas su­fi­ci­en­tes só­li­dos pa­ra os san­ci­o­nar”, acres­cen­tou o di­plo­ma­ta que não foi iden­ti­fi­ca­do no ar­ti­go. Os al­vos, en­tre­tan­to, não fo­ram ci­ta­dos, mas sa­be-se que al­guns po­lí­ti­cos li­ga­dos ao Go­ver­no já fo­ram si­na­li­za­dos.

A União Eu­ro­peia espera con­de­nar a vi­o­lên­cia mor­tí­fe­ra ocor­ri­da na RDC, em par­ti­cu­lar em Kinshasa, em 19 e 20 de Se­tem­bro, quan­do a si­tu­a­ção mu­dou ra­di­cal­men­te nes­se país da Áfri­ca Cen­tral, se­gun­do ou­tro di­plo­ma­ta eu­ro­peu.

A eclo­são de vi­o­lên­cia, que cau­sou pe­lo me­nos 50 mor­tos, se­gun­do a ONU, foi a pi­or des­de Ja­nei­ro de 2015, em Kinshasa.

A on­da de vi­o­lên­cia eclo­diu após a ex­pi­ra­ção do pra­zo de­ter­mi­na­do pe­la Cons­ti­tui­ção ao Pre­si­den­te, Jo­seph Ka­bi­la, pa­ra con­vo­car as eleições pre­si­den­ci­ais três me­ses an­tes do fim de seu man­da­to. O man­da­do ter­mi­na a 20 de De­zem­bro.

Jo­seph Ka­bi­la, no po­der des­de 2001, foi re­e­lei­to em 2011. A Cons­ti­tui­ção im­pe­de-o de con­cor­rer a mais um man­da­to.

O in­cum­pri­men­to do pra­zo pa­ra con­vo­car as eleições pro­vo­cou ma­ni­fes­ta­ções de hos­ti­li­da­de ao Pre­si­den­te, que fo­ram re­pri­mi­das, ten­do vá­ri­os po­lí­ci­as si­do mor­tos pe­los opo­si­to­res. Os 28 mem­bros da UE, que já ti­nham ma­ni­fes­ta­do em Maio pro­fun­da pre­o­cu­pa­ção com a si­tu­a­ção na RDC, es­pe­ram do Go­ver­no de Kinshasa a or­ga­ni­za­ção de eleições pre­si­den­ci­ais e le­gis­la­ti­vas no mais cur­to es­pa­ço de tem­po pos­sí­vel du­ran­te o ano de 2017.

No iní­cio de Ou­tu­bro, a Bél­gi­ca ti­nha já de­ci­di­do li­mi­tar a seis me­ses no má­xi­mo a du­ra­ção dos vis­tos con­ce­di­dos aos de­ten­to­res de pas­sa­por­tes di­plo­má­ti­cos da RDC.

Os Es­ta­dos Uni­dos adop­ta­ram a 28 de Se­tem­bro san­ções fi­nan­cei­ras con­tra dois al­tos res­pon­sá­veis mi­li­ta­res pró­xi­mos de Jo­seph Ka­bi­la, acu­sa­dos de sub­ver­ter o pro­ces­so democrático. Tra­ta-se dos ge­ne­rais Ga­bri­el Ami­si Kum­ba, co­man­dan­te das For­ças Ar­ma­das (FARDC) pa­ra a pri­mei­ra zo­na de de­fe­sa do país, e de John Num­bi, an­ti­go ins­pec­tor da Po­lí­cia Na­ci­o­nal.

As au­to­ri­da­des con­go­le­sas anun­ci­a­ram me­di­das po­lí­ti­cas e téc­ni­cas, a ní­vel elei­to­ral, pa­ra con­tro­lar os âni­mos e es­ta­bi­li­zar o país. O Pre­si­den­te Jo­seph Ka­bi­la pro­me­teu re­a­li­zar uma con­du­ção abran­gen­te que in­clua as vá­ri­as sen­si­bi­li­da­des e ga­ran­ta um pro­ces­so li­vre e jus­to.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.