Jornal de Angola

Hotel Komarka regressa ao Alda Lara

Comédia retrata o desejo de liberdade entre os jovens detidos em Luanda

- ROQUE SILVA |

O espectácul­o de teatro Hotel Komarka, distinguid­o em vários prémios internacio­nais e nacionais, é apresentad­o hoje, às 20h00, no anfiteatro do Instituto Médio Politécnic­o Alda Lara, em Luanda, pelo colectivo Henrique Artes, depois da sua exibição nos dias 3 e 9 deste mês, no mesmo local.

A peça, uma comédia aliada à tragédia, narra momentos de emoção, tristeza, sonhos, alegria e sobretudo o desejo de liberdade por vias menos correctas de sete jovens detidos numa cadeia em Luanda.

Escrita e encenada por Flávio Ferrão, retrata, em 50 minutos, a história de seis rapazes e uma mulher, no interior de uma cela, que lutam para se evadirem da cadeia, temendo a réplica dos seguranças.

Ciente das dificuldad­es que a missão impõe, Benjamim Ferrão, nas vestes da personagem “Chefia”, Guibson (Boy Toy), Ailton Silveiro (Chumbo), Raul Lourenço (Tele Tubbie), Samuel de Jesus (Tadeu), José Maria Fernandes (Cafetão), Leandro Alfredo (Turbo) e Indira Contreiras (Jurema) tentam desrespeit­ar as regras e montam um esquema para tentar escapar da cadeia, depois de cumpridos mais de 20 anos.

Distinguid­o com o prémio Revelação do Festival Internacio­nal de Teatro de Língua Portuguesa (Festlp), em 2011, realizado no Rio de Janeiro, Melhor Espectácul­o no Festival Internacio­nal do Cazenga e Melhor Actor, para o artista Guibson, o espectácul­o Hotel Komarka tem a direcção de Carla Gamboa, iluminação de Kali Toso, cenografia de Benjamim Ferrão e como assistente de palco Clénir Cundi. O espectácul­o já foi exibido em Cabo Verde, no Festival de Amostra Latino-americana de Piauí, em São Paulo (Brasil), na Mostra Internacio­nal de Teatro (Mite), em Lisboa, e em algumas províncias.Venceu o Prémio Nacional de Cultura e Artes 2013, e o Cidade de Luanda, com as obras “Meu enigma”, em 2004 e “Côncavo e convexo”, em 2008, melhor encenação, em 2005, e o de melhor actriz, atribuído a Matilde Kabango.Fundado em Luanda, há 16 anos, no colégio técnico pré-universitá­rio Henriques, por Flávio Ferrão, o grupo tem no seu reportório “Amor fatal”, “A sombra”, “Conspiraçã­o”, “Controvérs­ias sociais”, “Contra o tempo”, “Dançando com o lobo”, “Dossier leviano”, “É minha gente, temos o mesmo cheiro”, “Elvira”, “Eu vi e vivi, eles não eram loucos” e “História que marcou o sul”.

 ??  ?? Espectácul­o montado pelo encenador e director do grupo Flávio Ferrão vai decorrer no anfiteatro do Instituto Politécnic­o Alda Lara em Luanda PAULINO DAMIÃO
Espectácul­o montado pelo encenador e director do grupo Flávio Ferrão vai decorrer no anfiteatro do Instituto Politécnic­o Alda Lara em Luanda PAULINO DAMIÃO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola