Mú­si­ca rock ga­nha es­pa­ço em Ben­gue­la

Jornal de Angola - - CULTURA -

A mú­si­ca rock es­tá a con­quis­tar o seu es­pa­ço na zo­na li­to­ral da pro­vín­cia de Ben­gue­la, de­pois da re­a­li­za­ção de qua­tro edi­ções do Fes­ti­val Rock no Rio, que acon­te­ce­ram na mar­gi­nal do rio Catumbela, dis­se o res­pon­sá­vel da or­ga­ni­za­ção, Jorge Ar­ru­lo.

Em de­cla­ra­ções à im­pren­sa, a pro­pó­si­to da 4.ª edi­ção do Fes­ti­val Rock no Rio, que de­cor­reu de 7 a 8 do cor­ren­te mês, Jorge Ar­ru­lo, o res­pon­sá­vel, sa­li­en­tou que o nú­me­ro de as­sis­ten­tes tem su­bi­do em ca­da ano.

Na pri­mei­ra edi­ção, o fes­ti­val re­gis­tou uma as­sis­tên­cia de ape­nas 500 pes­so­as, em 2015 o nú­me­ro de es­pec­ta­do­res su­biu pa­ra 10 mil e na úl­ti­ma edi­ção es­ti­ve­ram pre­sen­tes mais de 20 mil apre­ci­a­do­res da mú­si­ca rock. Ma­ni­fes­tou a sua sa­tis­fa­ção pe­la ade­são do pú­bli­co e des­ta­cou que tem ha­vi­do me­lho­ri­as co­mo a ins­ta­la­ção de dois pal­cos, a co­lo­ca­ção de equi­pa­men­to so­no­ro de mai­or qua­li­da­de, cri­a­ção de uma área de co­mes e be­bes.

Ain­da no do­mí­nio or­ga­ni­za­ti­vo, foi in­tro­du­zi­do um ser­vi­ço de apoio aos mú­si­cos, cri­a­do um Ga­bi­ne­te de Re­la­ções Pú­bli­cas e uma área de jo­gos e ou­tras ac­ti­vi­da­des lú­di­cas, bem co­mo foi or­ga­ni­za­do um ser­vi­ço de trans­por­te gra­tui­to en­tre as ci­da­des de Ben­gue­la, Catumbela e Lo­bi­to, pa­ra fa­ci­li­tar a mo­bi­li­da­de dos es­pec­ta­do­res.

Jorge Ar­ru­lo elo­gi­ou o com­por­ta­men­to or­dei­ro dos es­pec­ta­do­res. As for­ças po­li­ci­ais e os Ser­vi­ços de Emer­gên­ci­as Mé­di­cas (INEMA) no lo­cal não re­gis­ta­ram qual­quer ocor­rên­cia.

A 4.ª edi­ção do Fes­ti­val Rock no Rio con­tou com 24 ban­das do Lo­bi­to, Ben­gue­la, Lu­an­da, Na­mí­bia, Áfri­ca do Sul e Gui­né-Bis­sau, que jun­tou 140 ar­tis­tas.

O es­pec­tá­cu­lo de aber­tu­ra do fes­ti­val con­tou com os ar­tis­tas Pau­lo Flo­res e o gui­ne­en­se Ma­ne­cas Cos­ta, que pres­ti­gi­a­ram o even­to no mu­ni­cí­pio da Catumbela.

Pau­lo Flo­res te­ve uma in­ter­ven­ção a so­lo, de­pois fez um du­e­to com o gui­tar­ris­ta Ma­ne­cas Cos­ta, o que per­mi­tiu in­ter­pre­ta­rem vá­ri­os su­ces­sos tais co­mo “ino­cen­te”, “mar azul”, e du­ran­te o du­e­to en­tre o ar­tis­ta an­go­la­no e da Gui­né se­gui­ram-se os te­mas “Eu Qu­e­ro a Paz” , “Xé Po­vo”, “Bo­lo de Ani­ver­sá­rio”, “Acar­ta”, “Ca­be­lo da Mo­da”, “Cokô”, “Mar Azul”, “Re­en­con­tro

Pa­ra a pró­xi­ma edi­ção, pre­vê-se au­men­tar o nú­me­ro de ar­tis­tas es­tran­gei­ros, mas vai de­pen­der do apoio dos par­cei­ros co­mer­ci­ais.

Pau­lo Flo­res ac­tu­ou na aber­tu­ra do fes­ti­val DR

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.