Mos­tra de fo­to­gra­fia no Ins­ti­tu­to Ca­mões

Jornal de Angola - - CULTURA - MÁRIO COHEN |

A inau­gu­ra­ção, na se­gun­da-fei­ra, às 17h30, no Ca­mões-Cen­tro Cul­tu­ral Por­tu­guês, em Lu­an­da, de uma ex­po­si­ção fo­to­grá­fi­ca de au­to­res na­ci­o­nais, com o te­ma “Itália em An­go­la”, mar­ca a aber­tu­ra da 16.ª Se­ma­na da Cul­tu­ra Italiana no país.

O con­jun­to de fo­to­gra­fi­as a ser ex­pos­to no Ca­mões, nu­ma ini­ci­a­ti­va da Em­bai­xa­da da Itália em An­go­la, são ima­gens de fo­tó­gra­fos an­go­la­nos pro­fis­si­o­nais e ama­do­res que con­cor­rem no con­cur­so de fo­to­gra­fia, in­se­ri­do no pro­gra­ma da 16.ª Se­ma­na da Cul­tu­ra Italiana.

Os três pri­mei­ros clas­si­fi­ca­dos são anun­ci­a­dos na pró­xi­ma quin­ta­fei­ra, úl­ti­mo dia das jor­na­das de ac­ti­vi­da­des no Ca­mões, por um jú­ri com­pos­to por três mem­bros in­di­ca­dos pe­la or­ga­ni­za­ção.

De acor­do com uma fon­te da Em­bai­xa­da de Itália em Lu­an­da, ini­ci­a­ti­va tem co­mo ob­jec­ti­vo dar a co­nhe­cer mais a lín­gua italiana em An­go­la, as­sim co­mo ce­le­brar os 16 anos da Se­ma­na da Cul­tu­ra Italiana no mun­do, sen­do as en­tra­das gra­tui­tas pa­ra to­das as pes­so­as in­te­res­sa­das. As jor­na­das cul­tu­rais ita­li­a­nas re­ser­vam a exi­bi­ção de cin­co fil­mes ita­li­a­nos por for­mas a in­cu­tir nos an­go­la­nos aman­tes da sé­ti­ma ar­te o in­te­res­se pe­la lín­gua italiana. Pa­ra se­gun­da-fei­ra, às 18h45, es­tá pro­gra­ma­da a exi­bi­ção do fil­me “Lo Chi­a­ma­va­no Je­ep Ro­bot” de Ga­bri­e­le Mai­net­ti, e no dia se­guin­te a mes­ma ho­ra, a pe­lí­cu­la “Mia Ma­dre” de Nan­ni Mo­ret­ti.

Na quar­ta-fei­ra são exi­bi­dos dois fil­mes, sen­do um in­fan­til, às 10h00, in­ti­tu­la­do “Pi­no­chio” de En­zo D’Alò, e as 18h45, a exi­bi­ção do lon­ga-me­tra­gem “Le Ma­ni Sul­la Cit­ta” de Fran­ces­co Ro­si, que é an­te­ce­di­do, às 17h30, da re­a­li­za­ção do de­ba­te so­bre ar­qui­tec­tu­ra e de­sign “Da co­lher a ci­da­de. A ar­qui­tec­tu­ra ao ser­vi­ço do ho­mem”.

Pa­ra o úl­ti­ma dia das jor­na­das, além da ce­ri­mó­nia de en­tre­ga de pre­mi­os aos ven­ce­do­res do con­cur­so de fo­to­gra­fia “Itália em An­go­la”, es­tá pro­gra­ma a exi­bi­ção, às 19h00, do fil­me “Io sto con gli ip­po­po­ta­mi”, de Ita­lo Zin­ga­rel­li, em ho­me­na­gem a Bud Spen­cer, um gran­de ac­tor do ci­ne­ma ita­li­a­no nas­ci­do em Ná­po­les, a 31 de Ou­tu­bro, e fa­le­ci­do aos 86 anos em Ro­ma, a 27 de Ju­nho des­te ano.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.