Jornal de Angola

Mostra de fotografia no Instituto Camões

- MÁRIO COHEN |

A inauguraçã­o, na segunda-feira, às 17h30, no Camões-Centro Cultural Português, em Luanda, de uma exposição fotográfic­a de autores nacionais, com o tema “Itália em Angola”, marca a abertura da 16.ª Semana da Cultura Italiana no país.

O conjunto de fotografia­s a ser exposto no Camões, numa iniciativa da Embaixada da Itália em Angola, são imagens de fotógrafos angolanos profission­ais e amadores que concorrem no concurso de fotografia, inserido no programa da 16.ª Semana da Cultura Italiana.

Os três primeiros classifica­dos são anunciados na próxima quintafeir­a, último dia das jornadas de actividade­s no Camões, por um júri composto por três membros indicados pela organizaçã­o.

De acordo com uma fonte da Embaixada de Itália em Luanda, iniciativa tem como objectivo dar a conhecer mais a língua italiana em Angola, assim como celebrar os 16 anos da Semana da Cultura Italiana no mundo, sendo as entradas gratuitas para todas as pessoas interessad­as. As jornadas culturais italianas reservam a exibição de cinco filmes italianos por formas a incutir nos angolanos amantes da sétima arte o interesse pela língua italiana. Para segunda-feira, às 18h45, está programada a exibição do filme “Lo Chiamavano Jeep Robot” de Gabriele Mainetti, e no dia seguinte a mesma hora, a película “Mia Madre” de Nanni Moretti.

Na quarta-feira são exibidos dois filmes, sendo um infantil, às 10h00, intitulado “Pinochio” de Enzo D’Alò, e as 18h45, a exibição do longa-metragem “Le Mani Sulla Citta” de Francesco Rosi, que é antecedido, às 17h30, da realização do debate sobre arquitectu­ra e design “Da colher a cidade. A arquitectu­ra ao serviço do homem”.

Para o última dia das jornadas, além da cerimónia de entrega de premios aos vencedores do concurso de fotografia “Itália em Angola”, está programa a exibição, às 19h00, do filme “Io sto con gli ippopotami”, de Italo Zingarelli, em homenagem a Bud Spencer, um grande actor do cinema italiano nascido em Nápoles, a 31 de Outubro, e falecido aos 86 anos em Roma, a 27 de Junho deste ano.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola