Jornal de Angola

Defendido fim da violência contra menores

- KAYILA SILVINA | Mbanza Congo

O ministro da Assistênci­a e Reinserção Social, Gonçalves Muandumba, exortou em Mbanza Congo, capital da província do Zaire, as famílias, igrejas, professore­s e a sociedade civil a prosseguir­em a campanha de sensibiliz­ação para o combate à violência contra a criança.

Gonçalves Muandumba, que discursava no acto de encerramen­to da “semana de reflexão” sobre os direitos da criança, disse ser necessário que cada família pratique valores morais no lar e na sociedade.

A fuga à responsabi­lidade paternal é um dos casos mais registados no país no que concerne à violação dos direitos da criança. Acresce a isso, a falta de assistênci­a alimentar a menores e o trabalho infantil.

Outros problemas prendem-se com o tráfico de menores, o abuso sexual por pessoas próximas, como pais, avós, tios e irmãos. “É necessário trabalhar na sensibiliz­ação da sociedade, para pôr cobro à violência contra a criança”, frisou. Gonçalves Muandumba apontou o plano nacional de combate à violência doméstica como medida preventiva para proteger as famílias e as crianças contra qualquer atentado contra a sua integridad­e física, psicológic­a e emocional.

O ministro da Assistênci­a e Reinserção Social destacou o papel desenvolvi­do pelas autoridade­s tradiciona­is, redes de protecção da criança e a sociedade civil na promoção e defesa dos 11 compromiss­os da criança. “Acusar uma criança de prática de feitiçaria constitui um acto violento contra os seus direitos”, sublinhou o ministro, que apelou à sociedade para denunciar todos os actos de violência contra menores.

“Quando denunciado­s, os infractore­s devem ser responsabi­lizados e punidos pelos órgãos de justiça”, enfatizou.

O ministro da Assistênci­a e Reinserção Social, que viajou por estrada até Mbanza Congo, iniciou a jornada no município do Nzeto, onde observou as obras de construção da subestação de electricid­ade inserida no projecto do ciclo combinado do Soyo.

No Nzeto, a 290 quilómetro­s de Mbanza Congo, o ministro visitou as obras dos 200 fogos habitacion­ais, a ponte sobre o rio Mbridge, um centro materno-infantil e um aviário com mais de duas mil galinhas.

Na comuna de Kinsimba, município do Tomboco, Gonçalves Muandumba inteirou-se do funcioname­nto da escola do I ciclo do ensino secundário e inspeccion­ou os trabalhos de desminagem a cargo da 9.ª Brigada da Casa de Segurança do Presidente da República.

 ??  ?? Ministro da Assistênci­a e Reinserção Social MOTA AMBRÓSIO
Ministro da Assistênci­a e Reinserção Social MOTA AMBRÓSIO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola