De­fen­di­do fim da vi­o­lên­cia con­tra me­no­res

Jornal de Angola - - POLÍTICA - KAYILA SILVINA | Mban­za Con­go

O mi­nis­tro da As­sis­tên­cia e Rein­ser­ção So­ci­al, Gon­çal­ves Mu­an­dum­ba, exor­tou em Mban­za Con­go, ca­pi­tal da pro­vín­cia do Zai­re, as fa­mí­li­as, igre­jas, pro­fes­so­res e a so­ci­e­da­de ci­vil a pros­se­gui­rem a cam­pa­nha de sen­si­bi­li­za­ção pa­ra o com­ba­te à vi­o­lên­cia con­tra a criança.

Gon­çal­ves Mu­an­dum­ba, que dis­cur­sa­va no ac­to de en­cer­ra­men­to da “se­ma­na de reflexão” so­bre os direitos da criança, dis­se ser ne­ces­sá­rio que ca­da fa­mí­lia pra­ti­que va­lo­res mo­rais no lar e na so­ci­e­da­de.

A fu­ga à res­pon­sa­bi­li­da­de pa­ter­nal é um dos ca­sos mais re­gis­ta­dos no país no que con­cer­ne à vi­o­la­ção dos direitos da criança. Acres­ce a is­so, a fal­ta de as­sis­tên­cia ali­men­tar a me­no­res e o tra­ba­lho in­fan­til.

Ou­tros pro­ble­mas pren­dem-se com o trá­fi­co de me­no­res, o abu­so se­xu­al por pes­so­as pró­xi­mas, co­mo pais, avós, ti­os e ir­mãos. “É ne­ces­sá­rio tra­ba­lhar na sen­si­bi­li­za­ção da so­ci­e­da­de, pa­ra pôr co­bro à vi­o­lên­cia con­tra a criança”, fri­sou. Gon­çal­ves Mu­an­dum­ba apon­tou o pla­no na­ci­o­nal de com­ba­te à vi­o­lên­cia doméstica co­mo me­di­da pre­ven­ti­va pa­ra pro­te­ger as fa­mí­li­as e as cri­an­ças con­tra qual­quer aten­ta­do con­tra a sua in­te­gri­da­de fí­si­ca, psi­co­ló­gi­ca e emo­ci­o­nal.

O mi­nis­tro da As­sis­tên­cia e Rein­ser­ção So­ci­al des­ta­cou o pa­pel de­sen­vol­vi­do pe­las au­to­ri­da­des tra­di­ci­o­nais, re­des de pro­tec­ção da criança e a so­ci­e­da­de ci­vil na pro­mo­ção e de­fe­sa dos 11 com­pro­mis­sos da criança. “Acu­sar uma criança de prá­ti­ca de fei­ti­ça­ria cons­ti­tui um ac­to vi­o­len­to con­tra os seus direitos”, su­bli­nhou o mi­nis­tro, que ape­lou à so­ci­e­da­de pa­ra de­nun­ci­ar to­dos os ac­tos de vi­o­lên­cia con­tra me­no­res.

“Quan­do de­nun­ci­a­dos, os in­frac­to­res de­vem ser res­pon­sa­bi­li­za­dos e pu­ni­dos pe­los ór­gãos de jus­ti­ça”, en­fa­ti­zou.

O mi­nis­tro da As­sis­tên­cia e Rein­ser­ção So­ci­al, que vi­a­jou por es­tra­da até Mban­za Con­go, ini­ci­ou a jor­na­da no mu­ni­cí­pio do Nze­to, on­de ob­ser­vou as obras de cons­tru­ção da su­bes­ta­ção de elec­tri­ci­da­de in­se­ri­da no pro­jec­to do ci­clo com­bi­na­do do Soyo.

No Nze­to, a 290 qui­ló­me­tros de Mban­za Con­go, o mi­nis­tro vi­si­tou as obras dos 200 fo­gos ha­bi­ta­ci­o­nais, a pon­te so­bre o rio Mbrid­ge, um cen­tro ma­ter­no-in­fan­til e um aviá­rio com mais de du­as mil ga­li­nhas.

Na co­mu­na de Kin­sim­ba, mu­ni­cí­pio do Tom­bo­co, Gon­çal­ves Mu­an­dum­ba in­tei­rou-se do fun­ci­o­na­men­to da es­co­la do I ci­clo do en­si­no se­cun­dá­rio e ins­pec­ci­o­nou os tra­ba­lhos de des­mi­na­gem a car­go da 9.ª Bri­ga­da da Ca­sa de Se­gu­ran­ça do Pre­si­den­te da Re­pú­bli­ca.

Mi­nis­tro da As­sis­tên­cia e Rein­ser­ção So­ci­al MOTA AMBRÓSIO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.