Car­tel pe­tro­lí­fe­ro con­so­li­da acor­do so­bre pro­du­ção

Jornal de Angola - - CLASSIFICADOS -

A Or­ga­ni­za­ção dos Paí­ses Ex­por­ta­do­res de Pe­tró­leo (OPEP) pro­cu­rou es­ta se­ma­na con­so­li­dar o seu pla­no de li­mi­tar a pro­du­ção glo­bal de pe­tró­leo. O car­tel pro­me­teu en­vi­ar con­vi­tes a mais paí­ses que não in­te­gram a or­ga­ni­za­ção, após con­ver­sas in­for­mais man­ti­das em Is­tam­bul com re­pre­sen­tan­tes da Rús­sia e do Mé­xi­co.

Re­pre­sen­tan­tes da OPEP e de ou­tros paí­ses pro­du­to­res de­vem en­con­trar-se nu­ma reu­nião téc­ni­ca nos di­as 28 e 29 des­te mês, em Vi­e­na, pa­ra con­ti­nu­ar a dis­cu­tir um ca­mi­nho pa­ra um acor­do, in­for­mou o mi­nis­tro da Ener­gia do Qa­tar, Moham­med al-Sa­da, após um en­con­tro nos bas­ti­do­res do Con­gres­so Mun­di­al de Ener­gia, em Is­tam­bul, na Tur­quia.

Os paí­ses que se po­dem jun­tar à ini­ci­a­ti­va não fo­ram de­fi­ni­dos. Tão pou­co, os nú­me­ros es­pe­cí­fi­cos so­bre pro­du­ção não fo­ram dis­cu­ti­dos du­ran­te a reu­nião de quar­ta-fei­ra. En­tre­tan­to, mais de­ta­lhes de­vem ser di­vul­ga­dos na reu­nião téc­ni­ca em Vi­e­na, de acor­do com o mi­nis­tro rus­so da Ener­gia, Ale­xan­der No­vak.

O pre­si­den­te rus­so, Vla­di­mir Pu­tin, dis­se que não via obstáculos pa­ra um acor­do glo­bal so­bre o con­ge­la­men­to da pro­du­ção de pe­tró­leo.

Em Se­tem­bro, os paí­ses mem­bros da OPEP con­cor­da­ram em li­mi­tar a pro­du­ção pa­ra 33 mi­lhões de bar­ris por dia. A OPEP pro­du­ziu no mês pas­sa­do 33,39 mi­lhões de bar­ris por dia.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.