Jornal de Angola

Cartel petrolífer­o consolida acordo sobre produção

-

A Organizaçã­o dos Países Exportador­es de Petróleo (OPEP) procurou esta semana consolidar o seu plano de limitar a produção global de petróleo. O cartel prometeu enviar convites a mais países que não integram a organizaçã­o, após conversas informais mantidas em Istambul com representa­ntes da Rússia e do México.

Representa­ntes da OPEP e de outros países produtores devem encontrar-se numa reunião técnica nos dias 28 e 29 deste mês, em Viena, para continuar a discutir um caminho para um acordo, informou o ministro da Energia do Qatar, Mohammed al-Sada, após um encontro nos bastidores do Congresso Mundial de Energia, em Istambul, na Turquia.

Os países que se podem juntar à iniciativa não foram definidos. Tão pouco, os números específico­s sobre produção não foram discutidos durante a reunião de quarta-feira. Entretanto, mais detalhes devem ser divulgados na reunião técnica em Viena, de acordo com o ministro russo da Energia, Alexander Novak.

O presidente russo, Vladimir Putin, disse que não via obstáculos para um acordo global sobre o congelamen­to da produção de petróleo.

Em Setembro, os países membros da OPEP concordara­m em limitar a produção para 33 milhões de barris por dia. A OPEP produziu no mês passado 33,39 milhões de barris por dia.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola