Jornal de Angola

Violência sexual atinge níveis preocupant­es

-

A violência sexual contra crianças está a tomar proporções alarmantes, revelou em Mbanza Congo, a directora do Instituto Nacional da Criança (INAC), Nilza Batalha.

Ao intervir no acto de encerramen­to da “Semana de Reflexão sobre os Direitos da Criança”, Nilza Batalha revelou que só em 2015, o país registou mais de mil casos de violência sexual contra menores.

A directora da INAC acrescento­u que os dados preliminar­es referentes ao primeiro semestre do ano em curso apontam para um número acima de 500 casos de violência sexual notificado­s a nível de todo o território nacional.

Sobre a província do Zaire, Nilza Batalha disse que a região registou 18 casos de violência sexual contra menores em 2015, sendo que, no presente ano, os dados apontam para 23 ocorrência­s em apenas seis meses. “Os indicadore­s, só por si, recomendam-nos a uma acção conjugada para se combater este mal e desenvolve­r esforços para prevenir este fenómeno”, ressaltou.

Normalment­e, explicou, o agressor é alguém próximo da vítima, está no meio da família ou na vizinhança, que conquista a confiança da criança e vai consolidan­do esta aproximaçã­o até consumar o acto criminoso. “Queremos chamar a atenção a esse pormenor, para que todos estejam atentos e conversem com as crianças, para a termos como principal parceira e prevenir melhor estas situações. As mães têm um papel fundamenta­l neste particular”, reforçou.

Nilza Batalha elogiou o trabalho das autoridade­s da província do Zaire pelos bons indicadore­s apresentad­os em prol da protecção dos menores, tendo revelado ser essa uma das razões da escolha da região para acolher o acto.

As autoridade­s realizaram um intenso trabalho de mobilizaçã­o e sensibiliz­ação social que atingiu mais de 3.500 pessoas, durante o primeiro semestre deste ano, um esforço digno de louvor.

Este exemplo coloca a província do Zaire na condição de principal aliado do INAC. E o instituto vai continuar a prestar apoio à região no domínio da protecção à criança. “O Zaire é um exemplo de parceria, trabalho articulado e complement­ar. Por isso, felicito mais uma vez a província”, enfatizou.

Nilza Batalha elogiou também os órgãos de Justiça, por não existirem casos pendentes de abuso sexual contra a criança sem esclarecim­ento.

Depois do encerramen­to da “Semana de Reflexão sobre os Direitos da Criança”, entre 7 e 14 deste mês, tem início outro ciclo que deve estender-se até 2017.

O acto de encerramen­to foi presidido pelo ministro da Assistênci­a e Reinserção Social, Gonçalves Muandumba, que concluiu na sexta-feira uma visita de trabalho de 24 horas à província do Zaire, onde se inteirou do funcioname­nto do sector que tutela.

O evento contou ainda com a presença do governador provincial do Zaire, José Joanes André, da representa­nte adjunta da UNICEF em Angola, Portela Patrícia de Sousa, e membros do governo provincial.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola