Jornal de Angola

Luís Kandjimbo incentiva jovens

-

O incentivo à investigaç­ão científica no domínio da língua portuguesa foi defendido ontem, na capital angolana, pelo escritor Luís Kandjimbo, como factor motivador para criadores e leitores.

Em declaraçõe­s à Angop sobre o estado da literatura angolana, Luís Kandjimbo referiu ser necessário que as autoridade­s do país, sobretudo do sector da Educação, criem condições para que se investigue­m fenómenos típicos que caracteriz­am o uso da língua portuguesa em Angola.

O também docente acrescenta que o problema não seria tão grave se houvesse consciênci­a de que é necessário incentivar a investigaç­ão científica, no domínio da linguístic­a, para se saber se o que se fala em Angola não pode ser comparado ao padrão europeu. A reforma, disse, educativa, iniciada nos anos 90 com fim em 2015, não devia ser dada por concluída, mas prosseguir, tendo em conta que existe um mau domínio das línguas nacionais e da portuguesa.

O ensino do português está em contacto com as línguas bantu, por isso a língua no país não deve ser ensinada como em Portugal ou outros países de expressão portuguesa. Adiantou que existem trabalhos publicados que revelam haver necessidad­e de fazer-se um estudo sobre a variedade angolana de português que existe considerav­elmente. Aconselhou os jovens a ter maior domínio da língua, por ser instrument­o para comunicar com outros, de modo a evitar que a violência linguístic­a se instale.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola