For­ças Ar­ma­das egíp­ci­as bom­bar­de­a­ram jiha­dis­tas

Jornal de Angola - - OPINIÃO -

A avi­a­ção de com­ba­te do Egip­to bom­bar­de­ou no sá­ba­do fo­cos de jiha­dis­tas na Pe­nín­su­la do Sinai, um dia de­pois do ata­que rei­vin­di­ca­do pela fac­ção lo­cal do gru­po ter­ro­ris­ta Es­ta­do Is­lâ­mi­co (EI) que cau­sou a mor­te de 12 sol­da­dos.

As For­ças Ar­ma­das egíp­ci­as in­for­ma­ram, atra­vés de um co­mu­ni­ca­do, que os ata­ques aé­re­os du­ra­ram três ho­ras e des­truí­ram es­con­de­ri­jos dos ex­tre­mis­tas, sete veí­cu­los todo-o-ter­re­no e paióis de ar­mas e mu­ni­ções.

Um nú­me­ro in­de­ter­mi­na­do de ter­ro­ris­tas tam­bém foi mor­to, acres­cen­tou o co­mu­ni­ca­do, que foi li­do na te­le­vi­são acom­pa­nha­do de um ví­deo pro­pa­gan­dís­ti­co so­bre ope­ra­ções mi­li­ta­res aé­re­as e ter­res­tres.

O exér­ci­to egíp­cio ini­ci­ou es­ta mis­são con­tra os ra­di­cais após fa­zer uma “ope­ra­ção de lim­pe­za” na re­gião e re­ce­ber in­for­ma­ções dos mo­ra­do­res e dos ser­vi­ços de in­te­li­gên­cia so­bre as ba­ses e es­con­de­ri­jos dos gru­pos en­vol­vi­dos no ata­que de sex­ta-fei­ra. As For­ças Ar­ma­das egíp­ci­as rei­te­ra­ram que vão “aca­bar com os elementos ter­ro­ris­tas” e que os aten­ta­dos “não ti­ram o fo­co do seu ob­jec­ti­vo que é pro­te­ger à po­pu­la­ção ci­vil”.

O ata­que de sex­ta-fei­ra foi co­me­ti­do por mi­li­ci­a­nos do EI que abri­ram fo­go con­tra o pos­to de con­tro­lo de Zaq­dan, em cu­jos ar­re­do­res hou­ve con­fron­tos en­tre am­bas as par­tes, que cul­mi­na­ram com a mor­te de 15 ter­ro­ris­tas.

Os aten­ta­dos con­tra a po­lí­cia e o exér­ci­to in­ten­si­fi­ca­ram-se des­de a des­ti­tui­ção do Pre­si­den­te is­la­mi­ta Moham­med Mur­si, afas­ta­do do po­der por um gol­pe mi­li­tar a 3 de Ju­lho de 2013.

As for­ças de se­gu­ran­ça re­a­li­zam ope­ra­ções con­tí­nu­as no nor­te do Sinai con­tra os gru­pos ex­tre­mis­tas que lá ins­ta­la­ram as su­as ba­ses, en­tre eles o Wi­layat Si­na, bra­ço lo­cal do Es­ta­do Is­lâ­mi­co.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.