Há­bi­to de la­var as mãos re­duz do­en­ças di­ar­rei­cas

Jornal de Angola - - SOCIEDADE -

A la­va­gem das mãos po­de re­du­zir a in­ci­dên­cia da di­ar­reia em 44 por cen­to e con­tri­buir pa­ra o bem-es­tar das pes­so­as se es­ti­ver as­so­ci­a­da a ou­tras prá­ti­cas de hi­gi­e­ne e sa­ne­a­men­to bá­si­co, no­me­a­da­men­te o tra­ta­men­to da água e a de­fe­ca­ção em la­tri­nas.

A afir­ma­ção é do Fun­do das Na­ções Uni­das pa­ra a In­fân­cia (Uni­cef), por oca­sião do “Dia Mun­di­al da La­va­gem das Mãos”, as­si­na­la­do no sá­ba­do sob o le­ma “Fa­ça da la­va­gem das mãos um há­bi­to”.

Se­gun­do a Uni­cef, es­ti­ma-se em todo o Mun­do um acu­mu­la­do de 272 mi­lhões de di­as em que as cri­an­ças fal­tam à es­co­la co­mo con­sequên­cia da di­ar­reia, que é um dos pro­az­ble­mas mais co­muns cau­sa­dos pela fal­ta de hi­gi­e­ne das mãos, além do con­su­mo da ali­men­tos de­te­ri­o­ra­dos e água in­qui­na­da.

A di­ar­reia, as­so­ci­a­da à pneu­mo­nia, le­va à mor­te cer­ca 1,7 mi­lhões de cri­an­ças por ano. Po­rém, es­ti­ma-se que a la­va­gem das mãos com água e sa­bão ou cin­za po­de re­du­zir es­tas ci­fras pe­lo me­nos a um quar­to. “A la­va­gem das mãos po­de di­mi­nuir as do­en­ças cau­sa­das pela má pre­pa­ra­ção da co­mi­da ou fal­ta de hi­gi­e­ne e que po­dem es­tar tam­bém na ba­se do au­men­to da des­nu­tri­ção”, re­fe­re a organização in­ter­na­ci­o­nal.

“Pa­ra que a la­va­gem das mãos se­ja efec­ti­va, ela de­ve ser pra­ti­ca­da de ma­nei­ra con­sis­ten­te em mo­men­tos cha­ve, co­mo por exem­plo de­pois de usar a ca­sa ba­nho ou an­tes de en­trar em con­tac­to com os ali­men­tos”.

Um es­tu­do so­bre “Água e sa­ne­a­men­to nas es­co­las de An­go­la”, re­a­li­za­do pela Uni­cef e a Di­rec­ção do En­si­no Ge­ral em 600 es­co­las de Lu­an­da, Na­mi­be, Huí­la, Hu­am­bo, Bié e Cu­ne­ne des­ta­ca que, ape­sar de a mai­or par­te pos­suir lo­cais pa­ra la­va­gem das mãos, mui­tos não es­ta­vam fun­ci­o­nais e ape­nas cer­ca de 31 por cen­to das es­co­las ava­li­a­das pos­suía um lo­cal ade­qua­do pa­ra a prá­ti­ca da la­va­gem das mãos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.