Aces­so à jus­ti­ça pas­sa pe­la qua­li­da­de de vi­da

Jornal de Angola - - POLÍTICA - GA­BRI­EL BUNGA |

O se­cre­tá­rio de Es­ta­do pa­ra os Di­rei­tos Hu­ma­nos de­fen­deu on­tem, em Lu­an­da, que o aces­so à jus­ti­ça se­ja efec­ti­vo na vi­da das pes­so­as atra­vés da me­lho­ria da qua­li­da­de de vi­da. An­tó­nio Ben­to Bembe, que fa­la­va na sessão de aber­tu­ra de uma me­sa re­don­da so­bre o “Aces­so à jus­ti­ça em An­go­la com fo­co na mu­lher”, su­bli­nhou que não bas­ta a exis­tên­cia de le­gis­la­ção que con­sa­gre di­rei­tos.

Ben­to Bembe dis­se ser ne­ces­sá­rio ga­ran­tir a efec­ti­va­ção dos di­rei­tos e deveres dos ci­da­dãos, atra­vés de um sis­te­ma de jus­ti­ça que se­ja um ac­tor de de­sen­vol­vi­men­to eco­nó­mi­co e de pro­mo­ção da ci­da­da­nia, de co­e­são e de paz so­ci­al.

O aces­so à jus­ti­ça é ain­da complexo no país, prin­ci­pal­men­te qu­an­do se tra­ta de mu­lhe­res, dis­se, ten­do jus­ti­fi­ca­do es­sa si­tu­a­ção com ra­zões cul­tu­rais e de es­tig­mas que a so­ci­e­da­de an­go­la­na ain­da pa­de­ce. Ape­sar dis­so, o se­cre­tá­rio do Es­ta­do su­bli­nhou que o Pro­gra­ma de In­ves­ti­men­to Pú­bli­co no sector da Jus­ti­ça con­se­guiu ex­pan­dir e apro­xi­mar os ser­vi­ços de Jus­ti­ça às co­mu­ni­da­des e a to­dos os ci­da­dãos. Lem­brou que a União Afri­ca­na de­di­ca 2016 co­mo sen­do o Ano dos Di­rei­tos Hu­ma­nos, com en­fo­que na mu­lher.

Ben­to Bembe re­fe­riu que o Es­ta­do angolano tem tra­ba­lha­do pa­ra uma jus­ti­ça mo­der­na, rá­pi­da, aces­sí­vel e de qua­li­da­de, com vis­ta a con­cre­ti­zar o aces­so dos ci­da­dãos à jus­ti­ça. Apon­tou co­mo exem­plo do tra­ba­lho do Es­ta­do na pro­mo­ção do aces­so à Jus­ti­ça, a cri­a­ção do Cen­tro de Re­so­lu­ção Ex­tra­ju­di­ci­al de Li­tí­gi­os, em Lu­an­da.

Es­ta ini­ci­a­ti­va, dis­se, per­mi­te aos ci­da­dãos a ga­ran­tia do seu di­rei­to de aces­so à jus­ti­ça. Ben­to Bembe re­cor­dou que o Ministério da Jus­ti­ça, com vis­ta a ma­te­ri­a­li­zar o di­rei­to de aces­so à jus­ti­ça, es­tá a tra­ba­lhar na im­ple­men­ta­ção da re­for­ma ju­di­ci­al, dos re­gis­tos e no­ta­ri­a­dos, en­tre ou­tros.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.