Lu­e­ji a´Nkon­de re­a­li­za con­fe­rên­cia

Jornal de Angola - - PROVÍNCIAS - AR­MAN­DO SAPALO |

A Uni­ver­si­da­de Lu­e­ji a´Nkon­de, com re­pre­sen­ta­ção nas pro­vín­ci­as da Lun­da Nor­te, Lun­da Sul e Ma­lan­je, pro­mo­ve ama­nhã e sex­ta-fei­ra, no Dun­do, uma con­fe­rên­cia in­ter­na­ci­o­nal, sob o te­ma “Uma An­go­la se­gu­ra, ru­mo ao de­sen­vol­vi­men­to sus­ten­tá­vel”.

Uma no­ta de im­pren­sa da rei­to­ria da uni­ver­si­da­de, enviada quin­ta-fei­ra ao Jor­nal de An­go­la, es­cla­re­ce que a con­fe­rên­cia vai ser­vir pa­ra abor­dar as­sun­tos re­la­ci­o­na­dos com os pro­gres­sos po­lí­ti­cos, so­ci­ais e eco­nó­mi­cos al­can­ça­dos pe­lo país, des­de o al­can­ce da paz.

O even­to, de acor­do com a no­ta, vai re­a­li­zar-se no qua­dro das co­me­mo­ra­ções do 7º ani­ver­sá­rio da cri­a­ção da Uni­ver­si­da­de Lu­e­ji a´Nkon­de, que se as­si­na­la a 23 des­te mês.

O en­con­tro, que vai jun­tar, no au­di­tó­rio da Es­co­la Su­pe­ri­or Pe­da­gó­gi­ca da Lun­da Nor­te, aca­dé­mi­cos na­ci­o­nais e es­tran­gei­ros, se afi­gu­ra opor­tu­no pa­ra a divulgação das ac­ções do Exe­cu­ti­vo vol­ta­das pa­ra a cri­a­ção de me­lho­res con­di­ções de vi­da pa­ra a po­pu­la­ção. Além dis­so, se­gun­do a no­ta, a con­fe­rên­cia in­ter­na­ci­o­nal so­bre o de­sen­vol­vi­men­to sus­ten­tá­vel de An­go­la re­ves­te-se de gran­de im­por­tân­cia, uma vez que re­pre­sen­ta uma so­be­ra­na oca­sião pa­ra a di­fu­são das po­lí­ti­cas na­ci­o­nais de pro­mo­ção e pro­tec­ção dos di­rei­tos hu­ma­nos e ga­ran­ti­as das li­ber­da­des fun­da­men­tais no país.

Os par­ti­ci­pan­tes ao even­to, en­tre os quais do­cen­tes e es­tu­dan­tes uni­ver­si­tá­ri­os, in­ves­ti­ga­do­res, go­ver­nan­tes e mem­bros da so­ci­e­da­de ci­vil, vão igual­men­te re­flec­tir so­bre ac­ções e pers­pec­ti­vas que vi­sam en­con­trar so­lu­ções ten­den­tes à re­du­ção da fo­me, po­bre­za e er­ra­di­ca­ção de fe­nó­me­nos, co­mo in­se­gu­ran­ça e ins­ta­bi­li­da­de so­ci­al.

A no­ta su­bli­nha que es­tão tam­bém con­vi­da­dos à con­fe­rên­cia res­pon­sá­veis das for­ças de de­fe­sa e se­gu­ran­ça, de dis­tin­tos de­par­ta­men­tos mi­nis­te­ri­ais, ges­to­res pú­bli­cos, in­ves­ti­do­res pri­va­dos, pro­fis­si­o­nais de se­gu­ros e de ou­tras em­pre­sas públicas. A con­fe­rên­cia in­ten­ci­o­nal, sa­li­en­ta a no­ta, des­ti­na-se à va­lo­ri­za­ção e à pro­jec­ção da ca­pa­ci­da­de téc­ni­ca e dos es­for­ços em­pre­en­di­dos pe­los an­go­la­nos, com vis­ta a per­mi­tir ul­tra­pas­sar as di­fi­cul­da­des pa­ra o al­can­ce do de­sen­vol­vi­men­to har­mo­ni­o­so do país.

A con­fe­rên­cia, que vai dis­cu­tir, ana­li­sar, re­co­nhe­cer e pro­por so­lu­ções pa­ra o de­sen­vol­vi­men­to sus­ten­tá­vel, é uma ini­ci­a­ti­va paralela ao Pla­no Na­ci­o­nal de For­ma­ção de Qua­dros, um ins­tru­men­to do Exe­cu­ti­vo pa­ra a im­ple­men­ta­ção da es­tra­té­gia de pro­mo­ção de em­pre­go e va­lo­ri­za­ção de re­cur­sos hu­ma­nos na­ci­o­nais.

A con­fe­rên­cia vai con­tar com se­te pai­néis, com te­mas re­la­ci­o­na­dos à “Or­dem e se­gu­ran­ça na­ci­o­nal”, “Tec­no­lo­gi­as de in­for­ma­ção e co­mu­ni­ca­ção”, “A se­gu­ran­ça ali­men­tar e nu­tri­ci­o­nal”, “Hi­gi­e­ne e saú­de no tra­ba­lho” e a “Se­gu­ran­ça so­ci­al e do­en­ças pro­fis­si­o­nais”.

Te­mas co­mo a “Pro­tec­ção am­bi­en­tal e mu­dan­ças cli­má­ti­cas”, “To­xi­co­lo­gia”, “Bi­os­se­gu­ran­ça”, “Bi­o­ter­ro­ris­mo e se­gu­ran­ça”, “Éti­ca na investigação ci­en­ti­fi­ca” e “Se­gu­ran­ça ju­rí­di­ca” tam­bém fa­zem par­te da con­fe­rên­cia in­ter­na­ci­o­nal, sob a égi­de da Uni­ver­si­da­de Lu­e­ji a´Nkon­de.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.