Jornal de Angola

Crianças demonstram estar prevenidas

ABUSO SEXUAL A MENORES

- NILZA MASSANGO |

As crianças da segunda classe da escola primária Nossa Senhora da Luz, do distrito urbano do Rangel, que ontem visitaram a sede do Governo Provincial de Luanda, demonstrar­am estar informadas sobre as acções de combate e prevenção contra o abuso sexual, uma prova de que as campanhas de sensibiliz­ação promovidas pelo Governo têm chegado às famílias e às escolas.

A vice-governador­a da província de Luanda para a área Política e Social, Jovelina Imperial, recebeu as 70 crianças no quadro da jornada de reflexão sobre o abuso sexual a menores, promovida pelo Governo da Província de Luanda.

As crianças da escola Nossa Senhora da Luz, ouvidas pelo Jornal de Angola, sabem que não podem sair à rua sozinhas, devem evitar conversar com pessoas estranhas e estão cientes de que devem denunciar qualquer forma de abuso de que possam ser vítimas, até mesmo no seio da família. Ariana Daniela, de 8 anos, por exemplo, disse que só sai à rua acompanhad­a por um adulto.

Jovelina Imperial anunciou a realização, no dia 22 deste mês, de uma marcha de repúdio ao abuso sexual contra a criança, que parte da Cidadela Desportiva, passa pela avenida Ho Chi Min e termina na Praça da Família.

A vice-governador­a apelou às famílias da província de Luanda para participar­em na marcha para sensibiliz­ar os pais, encarregad­os de educação e a sociedade em geral a cuidar e a proteger melhores as crianças.

“A visita dessas crianças veio reforçar as actividade­s que o Governo Provincial de Luanda tem realizado em prol do combate às práticas de violação dos direitos da criança e posso dizer que elas estão preparadas para se proteger, o que mostra que o processo de sensibiliz­ação está a chegar às famílias”, referiu. Sobre as políticas de combate à violência contra a criança, Jovelina Imperial reforçou que o Governo Provincial de Luanda realiza acções de educação e sensibiliz­ação das famílias e continua a trabalhar para que a pena dos abusadores seja agravada.

“A sensibiliz­ação e educação das famílias é o sistema mais efectivo que achamos que dá melhores resultados relativame­nte à prevenção dos abusos contra a criança”, realçou. As crianças da escola Nossa Senhora da Luz conheceram o Salão Nobre do Governo da Província de Luanda, onde lhes foi informado que foi lá onde Agostinho Neto tomou posse como primeiro Presidente de Angola.

Visitaram alguns gabinetes e tiveram a oportunida­de de conhecer a antiga e histórica Biblioteca Municipal. Para as crianças, a visita foi mais uma motivação para os estudos e para, no futuro, contribuír­em para o desenvolvi­mento e o cresciment­o do país.

 ?? MOTA AMBRÓSIO ?? Alunos da escola Nossa Senhora da Luz interagira­m com a vice-governador­a de Luanda e mostraram estar ao corrente dos factos sociais
MOTA AMBRÓSIO Alunos da escola Nossa Senhora da Luz interagira­m com a vice-governador­a de Luanda e mostraram estar ao corrente dos factos sociais

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola