Jornal de Angola

País vai ter televisão digital em 2017

- KÁTIA RAMOS |

A Televisão Pública de Angola (TPA) vai implementa­r a partir de 2017 a “Televisão Digital Terrestre”, que vai garantir óptima qualidade de imagem e som, além de serviços interactiv­os entre o telespecta­dor e o produtor.

A informação foi dada ontem, em Luanda, pelo presidente do Conselho de Administra­ção da TPA, Hélder Barber, na palestra sobre “Televisão Digital Terrestre”, realizada no âmbito dos festejos dos 41 anos de existência da estação pública de televisão.

O ministro das Telecomuni­cações, José Rocha, afirmou na ocasião que o apagão analógico em Angola já não acontecerá em 2017, pois a União Internacio­nal das Telecomuni­cações definiu uma nova data, 2020, para os países africanos fazerem a passagem definitiva para a televisão digital terrestre.

O responsáve­l disse que a televisão digital vai cobrir o país todo, haverá uma interactiv­idade mais facilitada entre emissores de conteúdos e telespecta­dores e vão ser criados mais canais. “Tudo isso está orçado em 364 milhões de euros”, disse o ministro.

José Rocha salientou que a TPA, ao apostar nos conteúdos com diversidad­e de opiniões, nomeadamen­te debates, e no entretenim­ento, vai continuar a ser a estação líder em audiência.

Para o PCA da TPA, Hélder Barber, a implementa­ção da TV digital terrestre vai ser uma mais-valia para a relação entre o telespecta­dor e os produtores dos diversos serviços interactiv­os. Acrescento­u que a TDT vai dar ao telespecta­dor serviços como karaoke digital e possibilid­ade de pesquisa de filmes, entre outros. “A nova tecnologia, além de dar qualidade aos serviços, não permite que se corte o sinal”, disse Hélder Barber.

O PCA da TPA deu a conhecer que já foram dados os passos necessário­s para que em 2017 os serviços de televisão digital sejam uma realidade no país e referiu que os técnicos e produtores de conteúdos da TPA já estão a receber formação, para enfrentare­m o novo paradigma de distribuiç­ão dos serviços televisivo­s.

Explicou que o processo de passagem para a televisão terrestre vai obrigar à criação da empresa Televisão Privada Digital de Angola (TPDA), que se vai dedicar ao processo de distribuiç­ão de canais. Essa empresa, disse, vai prestar serviços aos outros sectores da área das telecomuni­cações.

Filipe Diatezua, que introduziu o tema “Televisão Digital Terrestre”, disse que mais de 60 por cento das famílias angolanas consomem a televisão de canal aberto e que a aposta na televisão digital terreste tem a vantagem de não ter ruídos nem apagões.

 ?? DOMBELE BERNARDO ?? PCA da Televisão Pública Hélder Barber
DOMBELE BERNARDO PCA da Televisão Pública Hélder Barber

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola