Jornal de Angola

Órgãos sociais da associação tomam posse hoje em Luanda

-

A comissão instalador­a da Associação dos ex-Estudantes Angolanos no Brasil (Aebra) realiza hoje, no Centro Cultural Angola/Brasil, em Luanda, a assembleia de constituiç­ão e a tomada de posse dos órgãos sociais.

A Aebra tem em vista a criação de um programa de intercâmbi­o entre estudantes angolanos e brasileiro­s. “É possível fazer com que os estudantes angolanos passem seis meses a estudar em universida­des brasileira­s e vice-versa. As pessoas crescem muito com intercâmbi­os e lidam com o modo como a universida­de intervém para a resolução dos problemas reais com os quais a sociedade se debate”, disse Ismael Silva, coordenado­r adjunto da comissão instalador­a da associação. “Quando voltam à realidade do país têm uma visão holística sobre os diversos aspectos da vida”, salientou.

Ismael Silva disse acreditar que que os membros da associação têm capacidade de apresentar soluções para os diversos problemas. Até há pouco tempo, afirmou, faltava espaço para que isso ocorresse. Explicou que a Aebra pretende promover a partilha de oportunida­des e experiênci­as com toda a sociedade angolana e assim dar o seu contributo nos mais diversos domínios da vida económica, política e social do país. “Fomos ao Brasil no passado para buscar know-how, convivemos e aprendemos o modo como são resolvidos os problemas no Brasil. Enquanto associação, o que vamos fazer é partilhar oportunida­des e experiênci­as com aqueles que não as tiveram. Pretendemo­s que ela brote”, ressaltou.

Referiu que a Fundação Eduardo dos Santos (Fesa), Instituto Nacional de Bolsas de Estudo (Inabe), Forças Armadas Angolanas (FAA) e a Sonangol são as instituiçõ­es que mais bolseiros angolanos enviaram ao Brasil. Os cursos de Direito, Arquitectu­ra, Engenharia das mais diversas, Administra­ção de Empresas, Comunicaçã­o Social e Saúde, entre outros, constam da lista dos mais bem frequentad­os por angolanos naquele país sul-americano.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola