Ór­gãos so­ci­ais da as­so­ci­a­ção to­mam pos­se ho­je em Lu­an­da

Jornal de Angola - - SOCIEDADE -

A co­mis­são ins­ta­la­do­ra da As­so­ci­a­ção dos ex-Es­tu­dan­tes An­go­la­nos no Bra­sil (Ae­bra) re­a­li­za ho­je, no Cen­tro Cul­tu­ral An­go­la/Bra­sil, em Lu­an­da, a assembleia de cons­ti­tui­ção e a to­ma­da de pos­se dos ór­gãos so­ci­ais.

A Ae­bra tem em vis­ta a cri­a­ção de um pro­gra­ma de in­ter­câm­bio en­tre es­tu­dan­tes an­go­la­nos e bra­si­lei­ros. “É pos­sí­vel fa­zer com que os es­tu­dan­tes an­go­la­nos pas­sem seis me­ses a es­tu­dar em uni­ver­si­da­des bra­si­lei­ras e vi­ce-ver­sa. As pes­so­as cres­cem mui­to com in­ter­câm­bi­os e li­dam com o mo­do co­mo a uni­ver­si­da­de in­ter­vém pa­ra a re­so­lu­ção dos pro­ble­mas re­ais com os quais a so­ci­e­da­de se de­ba­te”, dis­se Is­ma­el Sil­va, co­or­de­na­dor ad­jun­to da co­mis­são ins­ta­la­do­ra da as­so­ci­a­ção. “Qu­an­do vol­tam à re­a­li­da­de do país têm uma vi­são ho­lís­ti­ca so­bre os di­ver­sos as­pec­tos da vi­da”, sa­li­en­tou.

Is­ma­el Sil­va dis­se acre­di­tar que que os mem­bros da as­so­ci­a­ção têm ca­pa­ci­da­de de apre­sen­tar so­lu­ções pa­ra os di­ver­sos pro­ble­mas. Até há pou­co tempo, afir­mou, fal­ta­va es­pa­ço pa­ra que is­so ocor­res­se. Ex­pli­cou que a Ae­bra pre­ten­de pro­mo­ver a par­ti­lha de opor­tu­ni­da­des e ex­pe­ri­ên­ci­as com to­da a so­ci­e­da­de an­go­la­na e as­sim dar o seu con­tri­bu­to nos mais di­ver­sos do­mí­ni­os da vi­da eco­nó­mi­ca, po­lí­ti­ca e so­ci­al do país. “Fo­mos ao Bra­sil no pas­sa­do pa­ra bus­car know-how, con­vi­ve­mos e apren­de­mos o mo­do co­mo são re­sol­vi­dos os pro­ble­mas no Bra­sil. En­quan­to as­so­ci­a­ção, o que va­mos fa­zer é par­ti­lhar opor­tu­ni­da­des e ex­pe­ri­ên­ci­as com aque­les que não as ti­ve­ram. Pre­ten­de­mos que ela bro­te”, res­sal­tou.

Re­fe­riu que a Fun­da­ção Edu­ar­do dos San­tos (Fe­sa), Ins­ti­tu­to Na­ci­o­nal de Bol­sas de Es­tu­do (Ina­be), For­ças Ar­ma­das An­go­la­nas (FAA) e a So­nan­gol são as ins­ti­tui­ções que mais bol­sei­ros an­go­la­nos en­vi­a­ram ao Bra­sil. Os cur­sos de Di­rei­to, Ar­qui­tec­tu­ra, En­ge­nha­ria das mais di­ver­sas, Ad­mi­nis­tra­ção de Em­pre­sas, Co­mu­ni­ca­ção So­ci­al e Saú­de, en­tre ou­tros, cons­tam da lis­ta dos mais bem fre­quen­ta­dos por an­go­la­nos na­que­le país sul-ame­ri­ca­no.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.