Ven­ce­do­res são anun­ci­a­dos ama­nhã

Jornal de Angola - - CULTURA - MÁ­RIO COHEN |

Os ven­ce­do­res do con­cur­so de Fo­to­gra­fia, com o te­ma “Itá­lia em An­go­la”, or­ga­ni­za­do pe­la Em­bai­xa­da ita­li­a­na no país, são anun­ci­a­dos e pre­mi­a­dos ama­nhã, às 19h00, no Ca­mões - Cen­tro Cul­tu­ral Por­tu­guês, em Lu­an­da.

In­se­ri­do no pro­gra­ma da XVI se­ma­na da cul­tu­ra ita­li­a­na no país, aber­ta se­gun­da-fei­ra, que de­cor­re até ama­nhã, a mos­tra pa­ten­te no Ca­mões em Lu­an­da reú­ne 21 ima­gens de fo­tó­gra­fos ama­do­res e pro­fis­si­o­nais an­go­la­nos.

O con­jun­to de fotos pa­ten­tes na ex­po­si­ção, que tem en­tra­da gra­tui­ta, es­pe­lha di­ver­sos fac­to­res do quo­ti­di­a­no angolano, com des­ta­que pa­ra a no­va ima­gem ar­qui­tec­tó­ni­ca de Lu­an­da, na qual so­bres­sa­em os no­vos edi­fí­ci­os, o dia-a-dia das cri­an­ças e das zun­guei­ras, na bus­ca de sus­ten­to pa­ra os fi­lhos, as­sim co­mo as tí­pi­cas ca­sas dos pes­ca­do­res cons­truí­das de ma­dei­ra.

As ima­gens mos­tram ain­da a gran­de cri­a­ti­vi­da­de ar­tís­ti­ca e pro­fis­si­o­nal dos par­ti­ci­pan­tes no con­cur­so, pa­ra além de exi­bi­rem fo­to­gra­fi­as es­tá­ti­cas ou di­nâ­mi­cas, prin­ci­pal­men­te pa­ra os ama­do­res que têm pe­la fren­te um ca­mi­nho a per­cor­rer no mun­do do re­tra­to.

No con­cur­so, par­ti­ci­pam os fo­tó­gra­fos Bru­no Ri­car­do Di­as, Za­ra­ki Te­les, Adri­a­no Fran­ça, Di­a­na Cas­sin­da, Bru­no Car­los, Te­re­sa Ma­nu­el, Bel­la Whi­te, Shei­la Pi­men­tel, Val­di­mi­ro An­dré, Luís Bom Je­sus e Ri­ta Jan­di­ra de Gui­da Ba­ra­ta.

A inau­gu­ra­ção da ex­po­si­ção foi pre­ce­di­da pe­la exi­bi­ção do fil­me “Lo Chi­a­ma­va­no Je­eg Robt”, do re­a­li­za­dor Ga­bri­e­le Mai­net­ti, que tem no elen­co os ac­to­res Cláu­dio San­ta­ma­ria, Lu­ca Ma­ri­nel­li, Ste­fa­no Am­bro­gi e Lle­nia Pas­to­rel­li. Na oca­sião, o em­bai­xa­dor da Itá­lia em An­go­la, Cláu­dio Mis­cia, agra­de­ceu a re­pre­sen­ta­ção di­plo­má­ti­ca de Por­tu­gal no país, atra­vés do Ca­mões Cen­tro Cul­tu­ral Por­tu­guês, pe­la par­ce­ria na re­a­li­za­ção da XVI se­ma­na da cul­tu­ra ita­li­a­na no país.

Pa­ra a res­pon­sá­vel do Cen­tro Cul­tu­ral Por­tu­guês, Te­re­sa Afon­so, a re­a­li­za­ção da XVI se­ma­na da cul­tu­ra ita­li­a­na na­que­le es­pa­ço faz re­nas­cer as bo­as re­la­ções en­tre os dois paí­ses eu­ro­peus, que há mui­to tempo não de­sen­vol­vi­am tra­ba­lhos em con­jun­to, prin­ci­pal­men­te em An­go­la. A ini­ci­a­ti­va tem co­mo objectivo dar a co­nhe­cer mais a lín­gua ita­li­a­na no país, as­sim co­mo ce­le­brar os 16 anos da se­ma­na da cul­tu­ra ita­li­a­na no mun­do.

MO­TA AMBRÓSIO

Ex­po­si­ção fo­to­grá­fi­ca mar­cou a aber­tu­ra da se­ma­na da cul­tu­ra ita­li­a­na que de­cor­re em Lu­an­da

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.