SE­GU­RAN­ÇA NA AVI­A­ÇÃO CO­MER­CI­AL TAAG proí­be uso de te­le­fo­nes Sam­sung

Jornal de Angola - - DESPORTO -

A TAAG, Li­nhas Aé­re­as de An­go­la, anun­ci­ou on­tem, em co­mu­ni­ca­do, que es­tá proi­bi­da a uti­li­za­ção a bor­do dos seus aviões dos te­le­fo­nes Sam­sung S7 Ed­ge e Ga­laxy No­te 7, no âm­bi­to das re­co­men­da­ções de se­gu­ran­ça ope­ra­ci­o­nal e com ba­se na iden­ti­fi­ca­ção do pe­ri­go e dos riscos as­so­ci­a­dos ao trans­por­te des­ses apa­re­lhos, que de­vem ser mantidos des­li­ga­dos du­ran­te to­do o voo.

Na sequên­cia das ad­ver­tên­ci­as fei­tas pe­lo De­par­ta­men­to dos Trans­por­tes da Ad­mi­nis­tra­ção Fe­de­ral da Avi­a­ção nor­te-ame­ri­ca­na e pe­la Agên­cia Eu­ro­peia de Se­gu­ran­ça Aé­rea, re­la­ti­va­men­te a es­ses equi­pa­men­tos, a TAAG de­sa­con­se­lha igual­men­te o car­re­ga­men­to do te­le­mó­vel a bor­do, “se­ja atra­vés de um car­re­ga­dor por­tá­til ou por via das to­ma­das USB” dis­po­ní­veis nos aviões, as­sim co­mo o trans­por­te do Sam­sung No­te 7 na ba­ga­gem de po­rão.

Es­tas me­di­das sur­gem na sequên­cia de uma ano­ma­lia téc­ni­ca ve­ri­fi­ca­da no fa­bri­co des­te ti­po de te­le­mó­veis. Ou­tras com­pa­nhi­as aé­re­as já adop­ta­ram as mes­mas me­di­das de se­gu­ran­ça.De­pois dos re­la­tos de smartpho­nes que se in­cen­dei­am, vá­ri­as em­pre­sas de avi­a­ção de­ci­di­ram ba­nir a en­tra­da dos apa­re­lhos nos seus aviões. Os pri­mei­ros a ma­ni­fes­tar a proi­bi­ção fo­ram os ser­vi­ços ofi­ci­ais aé­re­os dos Es­ta­dos Uni­dos.

Na se­ma­na pas­sa­da, o De­par­ta­men­to dos Trans­por­tes da Ad­mi­nis­tra­ção Fe­de­ral da Avi­a­ção nor­te­a­me­ri­ca­na emi­tiu um no­ta ur­gen­te a proi­bir os pas­sa­gei­ros de le­va­rem con­si­go, na ca­bi­ne ou na ba­ga­gem, o mais re­cen­te mo­de­lo da Sam­sung. Qu­em des­res­pei­tar a in­di­ca­ção po­de in­cor­rer nu­ma mul­ta ou pe­na cri­mi­nal. O Ga­laxy No­te 7 tem pro­vo­ca­do vá­ri­os pro­ble­mas à com­pa­nhia sul-co­re­a­na.

De­pois dos re­la­tos de smartpho­nes que ex­plo­di­am, e após uma ten­ta­ti­va mal su­ce­di­da de re­sol­ver a si­tu­a­ção, o gi­gan­te tec­no­ló­gi­co viu-se obri­ga­do a sus­pen­der a pro­du­ção e as ven­das do equi­pa­men­to. Pe­diu tam­bém aos cli­en­tes que des­li­gas­sem o apa­re­lho. Os com­pra­do­res do Ga­laxy No­te 7 de­vem des­fa­zer-se de­le de vez. Ou pe­lo me­nos, não o le­va­rem a vi­a­jar pa­ra os Es­ta­dos Uni­dos, ou num avião das com­pa­nhi­as AirA­sia, Sin­ga­po­re Air­li­nes, Qan­tas, Emi­ra­tes, Vir­gin Atlan­tic, Ma­lay­sia Air­li­nes, All Nip­pon Airways e Air New Ze­a­land. O Ae­ro­por­to In­ter­na­ci­o­nal de Hong Kong e a au­to­ri­da­de da avi­a­ção ca­na­di­a­na fo­ram ou­tras en­ti­da­des que tam­bém de­ci­di­ram ba­nir o te­le­mó­vel.

DOMBELE BER­NAR­DO

Com­pa­nhia de bandeira anun­ci­ou a proi­bi­ção da uti­li­za­ção nos seus vo­os dos te­le­fo­nes Sam­sung S7 Ed­ge e Ga­laxy No­te 7 por ra­zões de se­gu­ran­ça

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.