Jornal de Angola

Governador do Banco Nacional muito optimista quanto ao futuro

-

O governador do BNA mostrou o mesmo optimismo do Presidente da República quanto às premissas para que Angola saia da actual crise económica e financeira. Valter Filipe foi mais longe, ao afirmar que isso pode acontecer já a partir do próximo ano.

Na sua mensagem sobre o Estado da Nação, proferida segunda-feira na Assembleia Nacional, por ocasião da abertura do 5.º Ano Legislativ­o da III Legislatur­a, o Presidente José Eduardo dos Santos anunciou que a proposta de Orçamento Geral do Estado para 2017, em fase final de preparação, prevê medidas concretas para vencer a crise enconómica e financeira a curto prazo.

Em reacção ao discurso, o governador do BNA disse que, por aquilo que está a ser feito no sentido de se combater os efeitos nocivos da quebra das receitas do Estado, devido à queda do preço do petróleo no mercado internacio­nal, “Angola tem condições para acreditar que, em 2017, sairá da situação em que se encontra”.

Presente na cerimónia de abertura do novo ano parlamenta­r, Valter Filipe destacou a referência que o Chefe de Estado fez ao desejo de se dar passos mais efectivos no sentido de aprofundar e consolidar o desempenho da Unidade de Informação Financeira, concedendo-lhe maior autonomia, de modo a reforçar as medidas de natureza preventiva e repressiva de combate ao branqueame­nto de capitais e ao financiame­nto do terrorismo.

O governador do BNA esteve recentemen­te em Washington, onde participou nas reuniões anuais de Outono do Banco Mundial (BM) e do Fundo Monetário Internacio­nal (FMI), que decorreram sob o lema “Acabar com a pobreza, juntos nós podemos”. Na ocasião, Valter Filipe apresentou às instituiçõ­es e agentes internacio­nais as reformas e os avanços que estão a ser feitos no sistema bancário angolano.

O governador do Banco Central aproveitou a reunião de Washington para encetar contactos e parcerias com vista à reestrutur­ação da banca angolana. Valter Filipe participou, igualmente, num seminário de alto nível sobre as relações entre os correspond­entes bancários.

O empresário Pinto Conto considerou satisfatór­io o discurso do Presidente da República, “uma vez que falou sobre a economia do país e as previsões para o futuro”. Para Pinto Conto, a mensagem vai servir para uma reflexão profunda dos empresário­s, tendo em conta as estratégia­s a serem seguidas para a saída da crise.

À semelhança do que disse o presidente da UNITA, Isaías Samakuva, o líder da CASA-CE, Abel Chivukuvuk­u, considerou que a mensagem do Chefe de Estado deveria trazer mais conteúdo sobre a actual realidade do país, que actualment­e enfrenta uma situação difícil, devido à crise económica e financeira.

 ?? ROGÉRIO TUTI ?? Governador do Banco Nacional de Angola
ROGÉRIO TUTI Governador do Banco Nacional de Angola

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola