Jornal de Angola

Íris Bucholz inova nas artes

Projecto decorre até Dezembro no Memorial Agostinho Neto

- MÁRIO COHEN |

Com o intuito de ligar a comunidade às artes plásticas e à cultura em geral, uma iniciativa educativa denominada “Fica Ligado ao Futuro” é levada a cabo até ao mês de Dezembro, no Memorial António Agostinho Neto, em Luanda, numa iniciativa da Internet Technologi­es Angola (ITA).

O projecto da ITA, realizado a par da exposição “A Sul. O sombreiro”, da artista plástica alemã Íris Buchholz Chocolante, uma reflexão sobre a escravatur­a, está patente até ao dia 27 de Novembro, no Memorial António Agostinho Neto, e consiste em várias actividade­s de divulgação da arte contemporâ­nea. Ao longo dos próximos dois meses, em todas as semanas, a ITA, em parceria como o Memorial, realiza um seminário de mediação cultural para funcionári­os dos diferentes museus de Angola, para formar e fomentar a diversidad­e cultural e o pensamento artístico.

Às quartas-feiras e aos sábados de manhã, está agendada a realização de seminários dirigidos a crianças, para aprenderem a desenhar e pintar. O projecto prevê ainda um trabalho com estudantes para a criação de uma “mala de memórias”, construída através de desenhos, colagem e máscaras.

Um dos objectivos da iniciativa é criar um diálogo entre as gerações, além da exposição, bem como realizar jogos com palavras para estimular conversas sobre a arte nas escolas da capital. “Esta parceria é fruto da aposta na responsabi­lidade social e através do projecto ‘Fique Ligado ao Futuro’, a ITA promove desta forma o acesso à cultura e à arte contemporâ­nea, promovendo seminários e actividade­s informativ­as, que vão estimular a compreensã­o de jovens e adultos sobre a arte de uma forma geral e sobre a exposição ‘A Sul. O Sombreiro’, em particular”, referiu Rolf Mendelsohn, da empresa promotora da iniciativa.

O Memorial Agostinho Neto regista uma média mensal de oito mil visitantes, sendo 50 por cento jovens entre 12 e 18 anos, enquanto igual percentage­m são crianças de várias creches, escolas do primeiro nível e adultos.

Iris Buchholz Chocalante nasceu na Alemanha em 1974. Actualment­e, vive e trabalha em Luanda, onde desenvolve­u vários trabalhos como assistente artística.

 ?? KINDALA MANUEL ?? Artista leva acções culturais às comunidade­s
KINDALA MANUEL Artista leva acções culturais às comunidade­s
 ?? KINDALA MANUEL ?? Iniciativa é resultado da exposição “A Sul. O sombreiro” da artista plástica alemã Íris Buchholz Chocolante que é uma reflexão sobre a escravatur­a
KINDALA MANUEL Iniciativa é resultado da exposição “A Sul. O sombreiro” da artista plástica alemã Íris Buchholz Chocolante que é uma reflexão sobre a escravatur­a

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola