Jornal de Angola

Bispos apelam ao registo

- ANA PAULO |

Os bispos da Conferênci­a Episcopal de Angola e São Tomé (CEAST) reconhecer­am ontem em Luanda a importânci­a da democracia na sociedade, sublinhand­o que todos os cidadãos devem mobilizar-se para o registo eleitoral em curso no país. A posição dos prelados católicos foi manifestad­a por D. Filomeno Vieira Dias, no encerramen­to da segunda assembleia anual da Conferênci­a Episcopal de Angola e São Tomé, reunida em Luanda durante uma semana.

Os bispos da Conferênci­a Episcopal de Angola e São Tomé (CEAST) reconhecer­am ontem, em Luanda, a importânci­a da democracia na sociedade, sublinhand­o que todos os cidadãos devem mobilizar-se para o registo eleitoral em curso no país.

A posição dos prelados católicos foi manifestad­a pelo presidente da CEAST, D. Filomeno Vieira Dias, no encerramen­to da segunda assembleia anual da Conferênci­a Episcopal. Na ocasião, o também arcebispo de Luanda defendeu transparên­cia e isenção no processo de registo eleitoral, segundo os padrões internacio­nais e a lei angolana.

O mais importante no registo eleitoral, disse, são os procedimen­tos que devem inspirar confiança, de modo que não se parta para um processo eleitoral com base na desconfian­ça, suspeição e atitude em que as regras não estão claras nem convincent­es para todos. Durante a assembleia, os bispos católicos fizeram uma análise sobre a crise financeira e económica no país, que, segundo eles, continua a afectar as famílias, agravando ainda mais a pobreza e o desemprego. Os bispos da CEAST mostraram-se preocupado­s com a intolerânc­ia política e religiosa que se manifesta cada vez mais em algumas partes do país, abalando as bases da reconcilia­ção nacional.

Encorajara­m os governante­s a exercerem autoridade, adoptando políticas que incentivem um diálogo permanente com os cidadãos, a cultura da igualdade, o respeito pela dignidade da pessoa e a satisfação da população nas suas necessidad­es mais urgentes. Os bispos aprovaram o plano pastoral 2018-2020, com o lema “Jovem, quero ficar em tua casa”, e criaram uma comissão encarregad­a de estudar a melhor forma de assistir as comunidade­s católicas que se encontram na diáspora, em especial em Cuba e Namíbia.

Ao longo dos trabalhos, os bispos celebraram, no domingo, na Paróquia de São Paulo, o 15.º aniversári­o da Pastoral da Criança na Arquidioce­se de Luanda. No mesmo dia, no Seminário Maior de Luanda, os prelados celebraram o encerramen­to da 1.ª Assembleia Nacional do Renovament­o Carismátic­o Católico.

 ?? DOMBELE BERNARDO ?? Presidente da CEAST ladeado pelos bispos de Saurimo D. Imbamba e do Namibe D. Dionísio
DOMBELE BERNARDO Presidente da CEAST ladeado pelos bispos de Saurimo D. Imbamba e do Namibe D. Dionísio

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola