Bis­pos ape­lam ao re­gis­to

Jornal de Angola - - PARTADA - ANA PAU­LO |

Os bis­pos da Con­fe­rên­cia Epis­co­pal de An­go­la e São To­mé (CEAST) re­co­nhe­ce­ram on­tem em Lu­an­da a im­por­tân­cia da de­mo­cra­cia na so­ci­e­da­de, su­bli­nhan­do que to­dos os ci­da­dãos de­vem mo­bi­li­zar-se pa­ra o re­gis­to elei­to­ral em cur­so no país. A po­si­ção dos pre­la­dos ca­tó­li­cos foi ma­ni­fes­ta­da por D. Fi­lo­me­no Vi­ei­ra Di­as, no en­cer­ra­men­to da se­gun­da as­sem­bleia anu­al da Con­fe­rên­cia Epis­co­pal de An­go­la e São To­mé, reu­ni­da em Lu­an­da du­ran­te uma se­ma­na.

Os bis­pos da Con­fe­rên­cia Epis­co­pal de An­go­la e São To­mé (CEAST) re­co­nhe­ce­ram on­tem, em Lu­an­da, a im­por­tân­cia da de­mo­cra­cia na so­ci­e­da­de, su­bli­nhan­do que to­dos os ci­da­dãos de­vem mo­bi­li­zar-se pa­ra o re­gis­to elei­to­ral em cur­so no país.

A po­si­ção dos pre­la­dos ca­tó­li­cos foi ma­ni­fes­ta­da pe­lo pre­si­den­te da CEAST, D. Fi­lo­me­no Vi­ei­ra Di­as, no en­cer­ra­men­to da se­gun­da as­sem­bleia anu­al da Con­fe­rên­cia Epis­co­pal. Na oca­sião, o tam­bém ar­ce­bis­po de Lu­an­da de­fen­deu trans­pa­rên­cia e isen­ção no pro­ces­so de re­gis­to elei­to­ral, segundo os pa­drões in­ter­na­ci­o­nais e a lei an­go­la­na.

O mais im­por­tan­te no re­gis­to elei­to­ral, dis­se, são os pro­ce­di­men­tos que de­vem ins­pi­rar con­fi­an­ça, de mo­do que não se par­ta pa­ra um pro­ces­so elei­to­ral com ba­se na des­con­fi­an­ça, sus­pei­ção e ati­tu­de em que as re­gras não es­tão cla­ras nem con­vin­cen­tes pa­ra to­dos. Du­ran­te a as­sem­bleia, os bis­pos ca­tó­li­cos fi­ze­ram uma aná­li­se so­bre a cri­se fi­nan­cei­ra e eco­nó­mi­ca no país, que, segundo eles, con­ti­nua a afec­tar as fa­mí­li­as, agra­van­do ain­da mais a po­bre­za e o de­sem­pre­go. Os bis­pos da CEAST mos­tra­ram-se pre­o­cu­pa­dos com a in­to­le­rân­cia po­lí­ti­ca e re­li­gi­o­sa que se ma­ni­fes­ta ca­da vez mais em al­gu­mas par­tes do país, aba­lan­do as ba­ses da re­con­ci­li­a­ção na­ci­o­nal.

En­co­ra­ja­ram os go­ver­nan­tes a exer­ce­rem au­to­ri­da­de, adop­tan­do po­lí­ti­cas que in­cen­ti­vem um diá­lo­go per­ma­nen­te com os ci­da­dãos, a cul­tu­ra da igual­da­de, o res­pei­to pe­la dig­ni­da­de da pes­soa e a sa­tis­fa­ção da po­pu­la­ção nas su­as ne­ces­si­da­des mais ur­gen­tes. Os bis­pos apro­va­ram o pla­no pas­to­ral 2018-2020, com o le­ma “Jo­vem, qu­e­ro fi­car em tua ca­sa”, e cri­a­ram uma co­mis­são en­car­re­ga­da de es­tu­dar a me­lhor for­ma de as­sis­tir as co­mu­ni­da­des ca­tó­li­cas que se en­con­tram na diás­po­ra, em es­pe­ci­al em Cu­ba e Na­mí­bia.

Ao lon­go dos tra­ba­lhos, os bis­pos ce­le­bra­ram, no do­min­go, na Pa­ró­quia de São Pau­lo, o 15.º ani­ver­sá­rio da Pas­to­ral da Cri­an­ça na Ar­qui­di­o­ce­se de Lu­an­da. No mes­mo dia, no Se­mi­ná­rio Mai­or de Lu­an­da, os pre­la­dos ce­le­bra­ram o en­cer­ra­men­to da 1.ª As­sem­bleia Na­ci­o­nal do Re­no­va­men­to Ca­ris­má­ti­co Ca­tó­li­co.

DOMBELE BERNARDO

Pre­si­den­te da CEAST la­de­a­do pe­los bis­pos de Sau­ri­mo D. Im­bam­ba e do Na­mi­be D. Di­o­ní­sio

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.