Co­mi­té da Avi­a­ção Mi­li­tar es­tá reu­ni­do no Lu­ban­go

Jornal de Angola - - POLÍTICA -

A For­ça Aé­rea An­go­la­na vai con­ti­nu­ar a apoi­ar to­das as ini­ci­a­ti­vas e ac­ti­vi­da­des que vi­a­bi­li­zem a ma­nu­ten­ção dos su­pe­ri­o­res ob­jec­ti­vos da Co­mu­ni­da­de de De­sen­vol­vi­men­to da Áfri­ca Aus­tral (SADC) em ma­té­ria de de­fe­sa, ma­nu­ten­ção da paz e es­ta­bi­li­da­de dos paí­ses mem­bros, afir­mou on­tem, no Lu­ban­go, o co­man­dan­te da Região Aé­rea Sul, te­nen­te-ge­ne­ral João Baptista Cos­ta.

Ao in­ter­vir na aber­tu­ra da reu­nião de pe­ri­tos do Co­mi­té Per­ma­nen­te da Avi­a­ção Mi­li­tar da SADC, que de­cor­re de 18 a 21 des­te mês, na pro­vín­cia da Huí­la, João Baptista Cos­ta re­co­nhe­ceu a im­por­tân­cia das for­ças da SADC que têm de­sem­pe­nha­do com mui­to ze­lo as su­as ac­ti­vi­da­des no apoio hu­ma­ni­tá­rio em si­tu­a­ções de emer­gên­cia.

Os pe­ri­tos do Co­mi­té Per­ma­nen­te da Avi­a­ção Mi­li­tar vão de­fi­nir es­tra­té­gi­as pa­ra a har­mo­ni­za­ção e co­or­de­na­ção das ques­tões mi­li­ta­res, apri­mo­ra­men­to do uso dos re­cur­sos e das for­ças dis­po­ní­veis pa­ra uma de­fe­sa mais se­gu­ra.

O Co­man­dan­te da Região Aé­rea Sul dis­se que o ob­jec­ti­vo é o de­sen­vol­vi­men­to e o for­ta­le­ci­men­to da co­o­pe­ra­ção re­gi­o­nal no sec­tor da De­fe­sa, re­fe­rin­do que, ape­sar dos pro­gres­sos que a co­mu­ni­da­de re­gis­ta, ain­da en­fren­ta enor­mes de­sa­fi­os.

Pa­ra o al­can­ce dos ob­jec­ti­vos, fri­sou, é pre­ci­so pri­vi­le­gi­ar o diá­lo­go e a con­cer­ta­ção per­ma­nen­te en­tre os pe­ri­tos dos Es­ta­dos mem­bros. “Não obs­tan­te os cons­tran­gi­men­tos de or­dem eco­nó­mi­ca e de in­te­gra­ção ain­da exis­ten­tes na região, o Co­mi­té Per­ma­nen­te da Avi­a­ção Mi­li­tar tem si­do dos ór­gãos mais ac­ti­vos e pro­gres­si­vos da co­mu­ni­da­de e de­ve­rá con­ti­nu­ar a ser­vir co­mo pla­ta­for­ma es­sen­ci­al pa­ra o in­ter­câm­bio de com­pe­tên­ci­as e ex­pe­ri­ên­cia”, dis­se.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.