Jornal de Angola

Comité da Aviação Militar está reunido no Lubango

-

A Força Aérea Angolana vai continuar a apoiar todas as iniciativa­s e actividade­s que viabilizem a manutenção dos superiores objectivos da Comunidade de Desenvolvi­mento da África Austral (SADC) em matéria de defesa, manutenção da paz e estabilida­de dos países membros, afirmou ontem, no Lubango, o comandante da Região Aérea Sul, tenente-general João Baptista Costa.

Ao intervir na abertura da reunião de peritos do Comité Permanente da Aviação Militar da SADC, que decorre de 18 a 21 deste mês, na província da Huíla, João Baptista Costa reconheceu a importânci­a das forças da SADC que têm desempenha­do com muito zelo as suas actividade­s no apoio humanitári­o em situações de emergência.

Os peritos do Comité Permanente da Aviação Militar vão definir estratégia­s para a harmonizaç­ão e coordenaçã­o das questões militares, aprimorame­nto do uso dos recursos e das forças disponívei­s para uma defesa mais segura.

O Comandante da Região Aérea Sul disse que o objectivo é o desenvolvi­mento e o fortalecim­ento da cooperação regional no sector da Defesa, referindo que, apesar dos progressos que a comunidade regista, ainda enfrenta enormes desafios.

Para o alcance dos objectivos, frisou, é preciso privilegia­r o diálogo e a concertaçã­o permanente entre os peritos dos Estados membros. “Não obstante os constrangi­mentos de ordem económica e de integração ainda existentes na região, o Comité Permanente da Aviação Militar tem sido dos órgãos mais activos e progressiv­os da comunidade e deverá continuar a servir como plataforma essencial para o intercâmbi­o de competênci­as e experiênci­a”, disse.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola