Jornal de Angola

Literatura Oral em debate

-

Um projecto denominado Literatura Oral no Njango é lançado em Novembro, numa iniciativa do secretaria­do provincial da Brigada Jovem de Literatura de Malanje (BJLM), com vista a estimular o gosto pela literatura, por meio da transmissã­o de contos e histórias às crianças e jovens nas comunidade­s.

A informação foi avançada à Angop pelo secretário provincial da BJLM, Francisco Ngola, tendo referido que foram já convidados professore­s, escritores, historiado­res e autoridade­s tradiciona­is, que vão dar corpo ao referido projecto, através da transmissã­o de histórias e contos, do vasto acervo cultural angolano.

De acordo com o responsáve­l, numa primeira fase, o projecto é desenvolvi­do no município de Malanje e, em função dos resultados aí obtidos, a iniciativa estender-se-á aos restantes 13 municípios da província.

Francisco Ngola disse que os “jangos” já foram importante­s espaços de troca de ideias e de elevação do nível histórico-cultural de distintas camadas sociais, e serviram de elemento catalisado­r para o surgimento de autores.

Com este projecto, a Brigada Jovem de Literatura de Malanje pretende afastar as crianças e jovens de actividade­s que nada contribuem para o desenvolvi­mento social, assim como sublinhar a importânci­a das tertúlias no desenvolvi­mento da criação literária.

“É notória a falta de diálogo entre os mais velhos, adolescent­es e jovens, factor que dita a actual acelerada degradação de valores”, disse Francisco Ngola. O secretário provincial adiantou que urge mudar essa realidade, utilizando os vários “jangos” existentes nas comunas, bairros e aldeias.

Sem fins lucrativos, a Brigada Jovem de Literatura de Angola (BJLA) foi fundada em Luanda nos anos 80 com o objectivo de incentivar a escrita e a leitura. A filial de Malanje existe há cerca de 15 anos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola