De­pu­ta­dos vi­si­tam obras

Jornal de Angola - - PARTADA - JOSINA DE CAR­VA­LHO |

A pri­mei­ra fa­se das obras de re­qua­li­fi­ca­ção da Ba­cia de Re­ten­ção do Co­e­lho vai ser con­cluí­da no fi­nal do mês e a se­gun­da fa­se no dia 15 de No­vem­bro, ga­ran­tiu on­tem o di­rec­tor do Am­bi­en­te e Ser­vi­ços Co­mu­ni­tá­ri­os do mu­ni­cí­pio de Vi­a­na, Fer­nan­do Bin­je, no fi­nal da vi­si­ta das de­pu­ta­das do MPLA El­sa Am­briz e Yo­lan­da de Sou­sa às in­fra-es­tru­tu­ras so­ci­ais da re­gião mais po­pu­lo­sa da província de Luanda.

A pri­mei­ra fa­se das obras de re­qua­li­fi­ca­ção da Ba­cia de Re­ten­ção do Co­e­lho vai ser con­cluí­da no fi­nal do mês e a se­gun­da fa­se no dia 15 de No­vem­bro, ga­ran­tiu on­tem o di­rec­tor do Am­bi­en­te e Ser­vi­ços Co­mu­ni­tá­ri­os do mu­ni­cí­pio de Vi­a­na, Fer­nan­do Bin­je.

Em de­cla­ra­ções à im­pren­sa no fi­nal da vi­si­ta das de­pu­ta­das do MPLA El­sa Am­briz e Yo­lan­da de Sou­sa às in­fra-es­tru­tu­ras so­ci­ais no mu­ni­cí­pio de Vi­a­na, o di­rec­tor mu­ni­ci­pal in­for­mou que nes­te mo­men­to a em­pre­sa de cons­tru­ção Mo­ta-En­gil es­tá a re­a­li­zar tra­ba­lhos de lim­pe­za, que con­sis­tem na re­ti­ra­da dos so­los ar­gi­lo­sos da ba­se da ba­cia pa­ra fa­ci­li­tar a per­me­a­bi­li­da­de das águas das chu­vas.

Si­mul­ta­ne­a­men­te, es­tão a ser fei­tas co­ber­tu­ras pa­ra evi­tar o des­li­za­men­to de so­los no in­te­ri­or da Ba­cia e obras de cons­tru­ção de uma li­nha de tu­ba­gem de 1.500 me­tros que vai pas­sar pe­la Es­tra­da Na­ci­o­nal pa­ra trans­por­tar as águas, atra­vés de bom­bas flu­tu­an­tes, pa­ra um co­lec­tor jun­to ao Gra­fa­nil Bar. Por sua vez, es­te co­lec­tor des­car­re­ga na li­nha de água do Ca­ri­an­go, no Ca­zen­ga.

“To­dos es­tes tra­ba­lhos vi­sam ga­ran­tir mai­or co­mo­di­da­de aos ha­bi­tan­tes da lo­ca­li­da­de e aos au­to­mo­bi­lis­tas que cir­cu­lam pe­la Es­tra­da Na­ci­o­nal 230, evi­tan­do as­sim aque­les cons­tran­gi­men­tos que as­sis­ti­mos na épo­ca chu­vo­sa pas­sa­da”, ex­pli­cou Fer­nan­do Bin­je.

Na se­gun­da fa­se es­tão pre­vis­tos tra­ba­lhos de ve­da­ção, pa­ra evi­tar o aces­so de pes­so­as não au­to­ri­za­das, a co­lo­ca­ção de pla­cas de be­tão nos ex­tre­mos da Ba­cia pa­ra fa­ci­li­tar a cir­cu­la­ção ro­do­viá­ria e evi­tar aci­den­tes. “Sem me­do de er­rar, es­te pro­jec­to é se­gu­ro e ja­mais ve­re­mos a Ba­cia do Co­e­lho a trans­bor­dar”, as­se­gu­rou o di­rec­tor mu­ni­ci­pal, dan­do a co­nhe­cer que vão es­tar dis­po­ní­veis qua­tro bom­bas flu­tu­an­tes au­to­má­ti­cas pa­ra fa­zer o trans­por­te das águas pa­ra o co­lec­tor, pa­ra evi­tar fa­lhas nes­ta ope­ra­ção em ca­so de ava­ria de uma de­las.

Ou­tras in­fra-es­tru­tu­ras vi­si­ta­das pe­las de­pu­ta­das fo­ram du­as no­vas es­co­las do en­si­no pri­má­rio e pri­mei­ro ci­clo nos dis­tri­tos do Zan­go e Ca­lum­bo, que vão ser inau­gu­ra­das no dia 11 de No­vem­bro. As obras de cons­tru­ção es­tão con­cluí­das, mas fal­ta ain­da o seu ape­tre­cha­men­to. Ca­da uma tem seis sa­las de au­las, uma bi­bli­o­te­ca, uma sa­la de in­for­má­ti­ca e uma can­ti­na. A es­co­la de Ca­lum­bo pos­sui ain­da uma re­si­dên­cia T2 pa­ra aco­mo­dar os pro­fes­so­res que re­si­dem fo­ra da co­mu­na.

CONTREIRAS PIPA

De­pu­ta­dos do par­ti­do mai­o­ri­tá­rio cons­ta­ta­ram al­guns pro­jec­tos no mu­ni­cí­pio de Vi­a­na

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.