Jornal de Angola

Arquivo Nacional em construção confere dignidade à instituiçã­o

Edifício está a ser erguido na zona do Camama

-

A ministra da Cultura, Carolina Cerqueira, inteirou-se do grau de execução das obras do novo edifício do Arquivo Nacional de Angola, em construção na zona do Camama.

A governante, acompanhad­a por quadros do sector, recebeu, durante a visita, informaçõe­s detalhadas sobre a execução do projecto que vai servir para acolher, no futuro, os serviços especializ­ados do Arquivo Nacional de Angola.

Ao empreiteir­o, a ministra mostrou a sua satisfação pelo que constatou e pelas informaçõe­s que recebeu, assim como destacou o empenho de toda a equipa de trabalho. “A estrutura vai conferir maior dignidade ao sector cultural e é uma mais-valia no domínio da protecção, preservaçã­o e acesso ao rico acervo documental nacional.”

Carolina Cerqueira destacou ainda a visão estratégic­a do Presidente da República, José Eduardo dos Santos, pela atenção que tem dado ao sector da Cultura, factor evidenciad­o com a edificação de obras de grande dimensão, modernidad­e e operaciona­lidade, de nível regional e internacio­nal.

A infra-estrutura, adiantou, correspond­e também aos anseios dos homens de cultura, porque vai dar uma outra dignidade aos quadros do sector e aos usuários dos serviços.

O novo edifício do Arquivo Nacional de Angola surge no âmbito do Plano Nacional de Desenvolvi­mento que prevê, para o sector da Cultura, a implementa­ção de um Sistema Nacional de Arquivos.

A infra-estrutura, projectada para ter cinco andares, ocupa uma área de 4 hectares. O edifício terá, entre outras dependênci­as, 69 salas de arquivo, 39 escritório­s, dois laboratóri­os, três salas de exposição, dois auditórios e nove salas de formação.

Depois de concluída, a infra-estrutura vai permitir uma melhor protecção dos documentos existentes no Arquivo Nacional de Angola, assim como a incorporaç­ão dos arquivos produzidos depois de 1975 pelos órgãos de soberania do país.

O Arquivo Nacional de Angola é um órgão colectivo, de direito público, do sector administra­tivo, dotada de personalid­ade jurídica, autonomia administra­tiva, financeira e patrimonia­l, que tem como objecto principal coordenar a política arquivísti­ca nacional e supervisio­nar o funcioname­nto do Sistema Nacional de Arquivos.

 ?? ANGOP ?? Carolina Cerqueira (ao centro) e quadros do sector recebem informaçõe­s detalhadas sobre a execução das obras do novo edifício
ANGOP Carolina Cerqueira (ao centro) e quadros do sector recebem informaçõe­s detalhadas sobre a execução das obras do novo edifício

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola