Ben­go re­for­ça apoio em mei­os a cam­po­ne­ses lo­cais as­so­ci­a­dos

Jornal de Angola - - PARTADA - EDSON FON­TES |

Um gru­po de 19.333 fa­mí­li­as cam­po­ne­ses, de um to­tal 43.751 en­qua­dra­das na cam­pa­nha agrí­co­la 2015/2016, foi as­sis­ti­do pe­las au­to­ri­da­des pro­vin­ci­ais com mei­os de tra­ba­lho, se­men­tes e fer­ti­li­zan­tes, re­ve­lou on­tem o di­rec­tor pro­vin­ci­al da Agricultura, De­sen­vol­vi­men­to Ru­ral e Pes­cas.

Faus­ti­no Ngon­ga, que fa­la­va nu­ma con­fe­rên­cia de im­pren­sa, em Ca­xi­to, avan­çou que as fa­mí­li­as per­ten­ci­am a 26 as­so­ci­a­ções e 13 co­o­pe­ra­ti­vas agrí­co­las.

Nes­te mo­men­to, a província con­tro­la 187 as­so­ci­a­ções de cam­po­ne­ses e 108 co­o­pe­ra­ti­vas agro-pe­cuá­ri­as, num to­tal de 16.191 mem­bros. Ape­nas 25 das re­fe­ri­das co­o­pe­ra­ti­vas es­tão le­ga­li­za­das e 83 não.

O di­rec­tor pro­vin­ci­al in­for­mou que, no pe­río­do em aná­li­se, as as­so­ci­a­ções e co­o­pe­ra­ti­vas con­se­gui­ram uma pro­du­ção de 616.285,5 to­ne­la­das de pro­du­tos di­ver­sos, ten­do si­do cul­ti­va­dos 122.558 hec­ta­res de ter­ra e dis­tri­buí­dos pe­lo sec­tor em­pre­sa­ri­al e cam­po­nês.

Faus­ti­no Ngon­ga deu a co­nhe­cer que o pe­rí­me­tro ir­ri­ga­do de Ca­xi­to ter­mi­nou com um pe­río­do de cul­ti­vo na or­dem dos 956,566 hec­ta­res de ter­ra, com uma pro­du­ção de 140.071,6 to­ne­la­das de pro­du­tos di­ver­sos. No que to­ca à me­ca­ni­za­ção agrí­co­la, no pe­río­do em re­fe­rên­cia, fo­ram pre­pa­ra­dos 1.577 hec­ta­res de ter­ra pe­lo sec­tor pri­va­do, no âm­bi­to do Pro­gra­ma de Ex­ten­são e De­sen­vol­vi­men­to Ru­ral. O di­rec­tor da agricultura con­si­de­rou que a província do Ben­go tem da­do pas­sos sig­ni­fi­ca­ti­vos, em ter­mos de de­sen­vol­vi­men­to agrí­co­la, com um bom apro­vei­ta­men­to do po­ten­ci­al agrí­co­la pa­ra a di­ver­si­fi­ca­ção da eco­no­mia.

As prin­ci­pais cul­tu­ras pra­ti­ca­das na re­gião são a man­di­o­ca, ba­na­na, ba­ta­ta-do­ce, amen­doim, fei­jão, ma­cun­de, hor­tí­co­las, ci­tri­nos, fru­tos di­ver­sos, ca­fé e pal­ma­res de den­dém. O di­rec­tor da Agricultura avan­çou que a po­pu­la­ção ani­mal da província do Ben­go con­ta com 18.925 ca­be­ças, en­tre gran­des e pe­que­nos ru­mi­nan­tes. Qu­an­to à pro­du­ção de ovos e aves, a re­gião tem qua­tro es­tru­tu­ras de cri­a­ção de aves po­e­dei­ras e de re­cri­a­ção. Fo­ram pro­du­zi­dos 40.219.981 ovos e 590.345 aves de re­cri­a­ção. Nas cam­pa­nhas de va­ci­na­ção, dis­se que fo­ram imu­ni­za­dos 2.866 cães, 170 ga­tos e 17 ma­ca­cos con­tra a rai­va e va­ci­na­das 3.334 ca­be­ças de ga­do bo­vi­no con­tra a pe­rip­neu­mo­nia con­ta­gi­o­sa bo­vi­na, além de 3.950 ou­tras con­tra o car­bún­cu­lo sin­to­má­ti­co. O di­rec­tor pro­vin­ci­al da Agricultura, De­sen­vol­vi­men­to Ru­ral e Pes­cas avan­çou que fo­ram, igual­men­te, dis­tri­buí­das 100 ar­ma­di­lhas, pa­ra a cap­tu­ra da mos­ca tsé-tsé. Re­la­ti­va­men­te à pro­du­ção do ca­fé, dis­se que o Ben­go pos­sui ex­ce­len­tes con­di­ções cli­má­ti­cas pa­ra a prá­ti­ca da sua cul­tu­ra, sen­do dos mai­o­res pro­du­to­res do país.

A província tem 1.332 ex­plo­ra­ções, com uma área de 207.902 hec­ta­res, sen­do que, na úl­ti­ma cam­pa­nha agrí­co­la, fo­ram co­mer­ci­a­li­za­das 126.135 to­ne­la­das de ca­fé ma­bu­ba.

Ex­plo­ra­ção da ma­dei­ra

No que to­ca à ex­plo­ra­ção flo­res­tal, a di­rec­ção pro­vin­ci­al con­tro­la 28 li­cen­ças de pro­du­ção da ma­dei­ra em to­ro, num vo­lu­me de 14 mil me­tros cú­bi­cos, e 16 li­cen­ças de ex­plo­ra­ção de car­vão ve­ge­tal, num to­tal de 1.136 mil qui­lo­gra­mas.

Com es­te tra­ba­lho, fo­ram ex­por­ta­dos cer­ca de 109,909 me­tros cú­bi­cos de ma­dei­ra ser­ra­da pa­ra Por­tu­gal, 49,348 pa­ra a Es­pa­nha, 4.160,207 me­tros cú­bi­cos em to­ro pa­ra os Emi­ra­tos Ára­bes Uni­dos e 209 pa­ra a Itá­lia. O res­pon­sá­vel avan­çou ain­da que a Di­rec­ção Pro­vin­ci­al da Agricultura ar­re­ca­dou um to­tal de re­cei­tas no va­lor de 22.267.143,40 kwan­zas, pa­ra a Con­ta Úni­ca do Te­sou­ro.

A província do Ben­go, dis­se, tem da­do um gran­de con­tri­bu­to pa­ra a di­ver­si­fi­ca­ção da eco­no­mia do país, ten­do, em 2015, ex­por­ta­do pa­ra o Con­go De­mo­crá­ti­co cer­ca de 200 to­ne­la­das de ba­na­na. Es­te ano, pre­vê-se ex­por­tar cer­ca de mil.

EDMUNDO EUCÍLIO | CA­XI­TO

Apoio a fa­mí­li­as cam­po­ne­sas es­tá a im­pul­si­o­nar a ac­ti­vi­da­de agrí­co­la e a con­tri­buir pa­ra a di­ver­si­fi­ca­ção da eco­no­mia na província do Ben­go

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.