JURA pe­de mais es­for­ço a mi­li­tan­tes

Jornal de Angola - - POLÍTICA - JE­SUS SIL­VA |

O se­cre­tá­rio-ge­ral da JURA, Pau­lo Ali­cer­ces Man­go, re­co­men­dou na ci­da­de do Lo­bi­to aos mem­bros da­que­la or­ga­ni­za­ção pa­ra re­do­bra­rem es­for­ços na mo­bi­li­za­ção dos jo­vens pa­ra o registo e actualização dos da­dos elei­to­rais.

Ali­cer­ces Man­go, que fa­la­va quin­ta-fei­ra num en­con­tro com os mem­bros do se­cre­ta­ri­a­do mu­ni­ci­pal da JURA e da LI­MA da ci­da­de do Lo­bi­to, re­fe­riu que os jo­vens têm res­pon­sa­bi­li­da­des acres­ci­das, da­do o seu pa­pel na so­ci­e­da­de e den­tro do par­ti­do, de mo­bi­li­za­ção pa­ra as dis­tin­tas cau­sas. “Ten­do em con­ta os de­sa­fi­os do país, o se­cre­ta­ri­a­do-ge­ral da JURA, em par­ce­ria com os seus mem­bros fi­li­a­dos nas di­fe­ren­tes or­ga­ni­za­ções do par­ti­do, com re­al­ce pa­ra a LI­MA, con­ti­nu­a­rá de­ter­mi­na­do na re­a­li­za­ção de cam­pa­nhas de mo­bi­li­za­ção mas­si­va, pa­ra o exer­cí­cio des­te di­rei­to e de­ver de ci­da­da­nia”, dis­se.

O lí­der ju­ve­nil re­al­çou a im­por­tân­cia da par­ti­ci­pa­ção da po­pu­la­ção em ge­ral nes­te pro­ces­so, pois, dis­se, a lei es­ta­be­le­ce os prin­cí­pi­os e re­gras ge­rais re­la­ti­vas à actualização dos seus da­dos, pa­ra o ple­no exer­cí­cio do di­rei­to de vo­to nas elei­ções de 2017. Ali­cer­ces Man­go en­co­ra­jou a ju­ven­tu­de da JURA e as mu­lhe­res da LI­MA a con­ti­nu­a­rem fir­mes na for­ma­ção aca­dé­mi­ca e pro­fis­si­o­nal dos seus mi­li­tan­tes.

O se­cre­tá­rio-ge­ral da JURA, que se en­con­tra há uma se­ma­na na província de Ben­gue­la, ori­en­ta uma reu­nião de qua­dros e par­ti­ci­pa, ama­nhã, na ses­são de en­cer­ra­men­to de uma for­ma­ção po­lí­ti­co-par­ti­dá­ria. Cer­ca de 60 mil ci­da­dãos já ac­tu­a­li­za­ram os seus da­dos elei­to­rais no mu­ni­cí­pio do Lo­bi­to, não obs­tan­te as ad­ver­si­da­des que se têm re­gis­ta­do, uma vez que, se­gun­do as pre­vi­sões das en­ti­da­des di­rec­ta­men­te li­ga­das ao pro­ces­so, es­sa ci­fra de­ve­ria es­tar pró­xi­ma dos 100 mil.

O anún­cio foi fei­to pe­lo ad­mi­nis­tra­dor mu­ni­ci­pal do Lo­bi­to, Al­ber­to Ngon­go, du­ran­te uma reu­nião de mo­bi­li­za­ção que te­ve com os res­pon­sá­veis dos di­ver­sos sec­to­res, par­ti­dos po­lí­ti­cos, lí­de­res re­li­gi­o­sos, au­to­ri­da­des tra­di­ci­o­nais e so­ci­e­da­de ci­vil, on­de exor­tou a po­pu­la­ção a ade­rir em mas­sa à se­gun­da fa­se do registo elei­to­ral, que tem iní­cio no dia 28 des­te mês.

Al­ber­to Ngon­go re­ve­lou que o Lo­bi­to con­ta com 177.635 elei­to­res (re­gis­ta­dos em 2012), dos qu­ais es­ti­ma-se que 14 mil (cer­ca de oi­to por cen­to do to­tal) te­nham mor­ri­do. Com efei­to, dis­se, o mu­ni­cí­pio tem a obri­ga­ção de ac­tu­a­li­zar os da­dos elei­to­rais de 163.423 ci­da­dãos.

O ad­mi­nis­tra­dor su­bli­nhou que os 32 bri­ga­dis­tas exis­ten­tes no mu­ni­cí­pio de­vi­am re­gis­tar, por dia, cer­ca de 90 ci­da­dãos, mas is­so não es­tá a acon­te­cer, por­que as pes­so­as ain­da têm o há­bi­to de dei­xar tu­do pa­ra a úl­ti­ma ho­ra, o que de­pois traz vá­ri­os cons­tran­gi­men­tos.

Adi­an­tou que o tra­ba­lho que es­tá a ser fei­to aos do­min­gos em co­la­bo­ra­ção com as igre­jas, tam­bém não es­tá a pro­du­zir efei­tos po­si­ti­vos, por­que os fiéis vão aos cul­tos e es­que­cem-se dos car­tões nas su­as re­si­dên­ci­as, fac­to que faz com que, no fi­nal da con­cen­tra­ção, as bri­ga­das re­gis­tem um nú­me­ro re­du­zi­do de elei­to­res.

Na sua óp­ti­ca, to­dos os in­ter­ve­ni­en­tes no pro­ces­so de­vem en­con­trar es­tra­té­gi­as, pa­ra que, an­tes do iní­cio da se­gun­da fa­se, os 32 ope­ra­do­res fa­çam o registo de to­das as pes­so­as ca­das­tra­das, ain­da que pa­ra o efei­to te­nha de fa­zer-se o registo bair­ro-a-bair­ro e ca­sa-a-ca­sa, pa­ra que se aca­be com o sub­ter­fú­gio de es­que­ci­men­to do car­tão.

Por sua vez, o che­fe da Re­par­ti­ção dos Re­gis­tos da Ad­mi­nis­tra­ção do Lo­bi­to, Jo­sé Vi­su­e­la Pin­dra­to, deu a co­nhe­cer que es­tão cri­a­das as con­di­ções lo­gís­ti­cas e de trans­por­te pa­ra que a se­gun­da fa­se atin­ja o êxi­to al­me­ja­do. Es­ta fa­se, que ar­ran­ca no dia 28 des­te mês, é des­ti­na­da aos ci­da­dãos que com­ple­tam 18 anos e se re­gis­tam pe­la pri­mei­ra vez, bem co­mo àque­les que ex­tra­vi­a­ram os seus car­tões de elei­tor.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.