Apli­ca­ção de no­vo im­pos­to em en­con­tro in­ter­na­ci­o­nal

Jornal de Angola - - ECONOMIA -

O pro­ces­so de im­ple­men­ta­ção do Im­pos­to so­bre o Va­lor Acres­cen­ta­do (IVA) em An­go­la de­ve ser dis­cu­ti­do nos pró­xi­mos di­as 25 e 26 des­te mês, du­ran­te uma con­fe­rên­cia in­ter­na­ci­o­nal so­bre tri­bu­ta­ção, a ser pro­mo­vi­da pe­la Ad­mi­nis­tra­ção Ge­ral Tri­bu­tá­ria (AGT).

A or­ga­ni­za­ção do even­to quer en­vol­ver a so­ci­e­da­de ci­vil na dis­cus­são de as­pec­tos re­la­ci­o­na­dos com o im­pac­to fis­cal do IVA, bem co­mo os prin­ci­pais de­sa­fi­os da im­ple­men­ta­ção do re­fe­ri­do im­pos­to em An­go­la.

O IVA, que sur­giu na Eu­ro­pa e, ra­pi­da­men­te, se es­pa­lhou por vá­ri­os paí­ses, é um im­pos­to in­di­rec­to, que in­ci­de so­bre o va­lor da com­pra de bens, pres­ta­ção de ser­vi­ços e im­por­ta­ção, efec­tu­a­das por qual­quer pes­soa ou em­pre­sa, tri­bu­tan­do so­men­te o va­lor acres­cen­ta­do em ca­da fa­se do cir­cui­to eco­nó­mi­co.

O pro­ces­so de in­tro­du­ção do IVA no sis­te­ma fis­cal an­go­la­no de­ve­rá ter em con­ta al­guns as­pec­tos ine­ren­tes, co­mo o con­tex­to eco­nó­mi­co, o su­por­te do­cu­men­tal, os re­cur­sos hu­ma­nos e um sis­te­ma in­for­má­ti­co ca­paz, pa­ra que a im­ple­men­ta­ção do mes­mo se­ja fei­ta com o mí­ni­mo de cons­tran­gi­men­tos.

Nos dois di­as de tra­ba­lho da IV con­fe­rên­cia in­ter­na­ci­o­nal so­bre tri­bu­ta­ção, de pe­ri­o­di­ci­da­de anu­al, os con­fe­ren­cis­tas na­ci­o­nais e es­tran­gei­ros vão ana­li­sar te­mas co­mo a “Im­ple­men­ta­ção do IVA - pers­pec­ti­va do CIAT e ATAF”, “Ad­mi­nis­tra­ção e me­ca­nis­mos de re­em­bol­so do IVA e os cus­tos ad­mi­nis­tra­ti­vos da im­ple­men­ta­ção”, “Im­pac­to fis­cal do IVA - os ca­sos de Mo­çam­bi­que e do Qué­nia” e “O IVA e as MPME”. O de­sa­fio da AGT e a vi­são do IVA na im­por­ta­ção e a sua ad­mi­nis­tra­ção nu­ma eco­no­mia de mer­ca­do são ou­tros va­lo­res a de­ba­ter.

Com a par­ti­ci­pa­ção de par­cei­ros da SADC e de Por­tu­gal, a con­fe­rên­cia vai de­cor­rer sob o le­ma “A tri­bu­ta­ção in­di­rec­ta: im­ple­men­ta­ção do IVA em An­go­la”, com vis­ta a abor­dar e dis­cu­tir os di­fe­ren­tes as­pec­tos re­la­ci­o­na­dos com o im­pac­to fis­cal do Im­pos­to so­bre o Va­lor Acres­cen­ta­do, a ges­tão, ad­mi­nis­tra­ção e os me­ca­nis­mos de re­em­bol­so.

A re­la­ção en­tre o IVA e a re­du­ção da po­bre­za e os prin­ci­pais de­sa­fi­os da im­ple­men­ta­ção do re­fe­ri­do im­pos­to em An­go­la cons­tam en­tre os ob­jec­ti­vos des­te en­con­tro, de acor­do com uma co­mu­ni­ca­ção da AGT. A IV con­fe­rên­cia in­ter­na­ci­o­nal so­bre tri­bu­ta­ção con­ta com um pai­nel de ora­do­res com­pos­to por es­pe­ci­a­lis­tas na­ci­o­nais e de paí­ses co­mo Mo­çam­bi­que, Qué­nia, Bra­sil, Cabo Ver­de e Áfri­ca do Sul, que de­vem pro­mo­ver de­ba­tes e tro­cas de ex­pe­ri­ên­cia en­tre pro­fis­si­o­nais do sec­tor, de for­ma a ga­ran­tir uma mai­or com­pre­en­são das ma­té­ri­as fis­cais.

Com uma pe­ri­o­di­ci­da­de anu­al, a AGT pas­sou, em 2013, a re­a­li­zar con­fe­rên­ci­as so­bre tri­bu­ta­ção de ca­rác­ter in­ter­na­ci­o­nal.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.