Ins­ti­tui­ção au­men­ta cur­sos

Jornal de Angola - - PROVÍNCIAS - JO­SÉ CHA­VES |

O Ins­ti­tu­to Mé­dio Agrá­rio do Andulo, na província do Bié, vai im­ple­men­tar, a par­tir do pró­xi­mo ano lec­ti­vo, no seu cur­rí­cu­lo aca­dé­mi­co o cur­so de Fru­ti­cul­tu­ra, pa­ra per­mi­tir que os es­tu­dan­tes te­nham mais op­ções du­ran­te a for­ma­ção, anun­ci­ou on­tem, na­que­la cir­cuns­cri­ção, o di­rec­tor da es­co­la.

An­tó­nio Si­ca­to dis­se que a Fru­ti­cul­tu­ra é uma ac­ti­vi­da­de de­li­mi­ta­da e de gran­de im­por­tân­cia pa­ra os ho­mens, por re­pre­sen­tar uma im­por­tan­te fon­te de nu­tri­en­tes, re­fe­rin­do ser in­ten­ção do ins­ti­tu­to au­men­tar com mais dois cur­sos tão lo­go ha­ja con­di­ções.

Além do cur­so de Fru­ti­cul­tu­ra, o Ins­ti­tu­to Mé­dio Agrá­rio do Andulo pre­vê igual­men­te in­tro­du­zuir, no pla­no cur­ri­cu­lar, os cur­sos de Re­cur­sos Flo­res­tais e ou­tro de Trans­for­ma­ção e Con­ser­va­ção de Pro­du­tos, de mo­do a po­ten­ci­ar, com me­lho­res qua­dros, o sec­tor da Agricultura e do De­sen­vol­vi­men­to Ru­ral. Cri­a­do em 2008 pe­lo Exe­cu­ti­vo, o Ins­ti­tu­to Mé­dio Agrá­rio do Andulo é uma re­fe­rên­cia na for­ma­ção de téc­ni­cos bá­si­cos de Me­ca­ni­za­ção Agrí­co­la, Pro­du­ção Ani­mal e Ve­ge­tal. O ins­ti­tu­to tem ca­pa­ci­da­de pa­ra 1.440 alu­nos. O ins­ti­tu­to dis­põe de 18 sa­las des­ti­na­das a au­las teó­ri­cas e seis la­bo­ra­tó­ri­os de Fí­si­ca, Quí­mi­ca, Bi­o­lo­gia, In­for­má­ti­ca e Zo­o­tec­nia, de­vi­da­men­te ape­tre­cha­dos com equi­pa­men­tos mo­der­nos.

Pa­ra­le­la­men­te à com­po­nen­te teó­ri­ca, os es­tu­dan­tes tam­bém re­ce­bem au­las prá­ti­cas mi­nis­tra­das em cam­pos agrí­co­las, cul­ti­va­dos por eles.

O ins­ti­tu­to con­ta tam­bém com um aviá­rio pa­ra a pro­du­ção ani­mal e um in­ter­na­to pa­ra os es­tu­dan­tes, o que per­mi­te re­ce­ber jo­vens de to­do o país, que vão à pro­cu­ra de for­ma­ção de qua­li­da­de. Até ao mo­men­to, fo­ram for­ma­dos mais de 700 téc­ni­cos nas mais di­ver­sas es­pe­ci­a­li­da­des.

FRAN­CIS­CO PUTO

For­ma­ção agrá­ria a ní­vel da província do Bié dá aten­ção es­pe­ci­al ao tra­ta­men­to de fru­tas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.