Jornal de Angola

Drogas são factor de risco

- JOÃO PEDRO |

O abuso do álcool, o consumo de estupefaci­entes, a violência doméstica, o stress da vida moderna, particular­mente no meio urbano, factores genéticos, físicos, sociais e ambientais têm um forte impacto na saúde mental. No caso concreto de Angola, as consequênc­ias ainda visíveis de longos anos do conflito armado são um outro factor.

O assunto foi abordado, ontem em Luanda, pelo director nacional de Saúde Pública, Miguel de Oliveira, durante o encerramen­to de um seminário em alusão ao Dia Mundial da Saúde Mental, assinalado a 10 de Outubro.

Miguel de Oliveira disse que, desde 2013 até ao primeiro semestre deste ano, 43.668 pessoas foram cadastrada­s em acompanham­ento hospitalar e as principais prevalênci­as de transtorno­s mentais orgânicos foram por malária, esquizofre­nia, ideias delirantes, epilepsia e neuróticos secundário­s a stress e somatomorf­os.

“Realizámos 257.625 actividade­s, incluindo a promoção e prevenção de saúde mental, consultas de psicologia e psiquiatri­a, sessões de psicoterap­ia e consultas de defectolog­ia” frisou.

O director nacional de Saúde Pública afirmou que estes dados permitem estabelece­r com rigor as prioridade­s com base nas estratégia­s de integração de serviços e acções do sector da Saúde.

Miguel de Oilveira acrescento­u que a preocupaçã­o principal do sector é aumentar a eficiência dos serviços de Saúde Pública, para que este período de contenção não implique reduções na qualidade dos serviços ou no acesso dos utentes.“Os cuidados de saúde primários são factor-chave e devem ser a porta de entrada preferenci­al do sistema, para responder às aflições de saúde mental evitando, assim, o congestion­amento das salas e camas nos hospitais de nível central psiquiátri­co de Luanda, Huíla e Huambo”, destacou.

A coordenado­ra do Programa de Saúde Mental, Massoxi Vigário, disse que o número de casos tende a aumentar, mas isso não significa que os problemas mentais ou os transtorno­s subiram. Quer dizer que as pessoas estão mais informadas dos serviços e devem recorrer à ajuda de um profission­al para encontrare­m resposta e orientação.

Os distúrbios podem ser tratadas com medicament­os ou várias formas de psicoterap­ia. O diagnóstic­o envolve exame do estado mental confrontad­o com o seu histórico clínico.

 ?? JAIMAGENS ?? Doenças mentais afectam muitos jovens
JAIMAGENS Doenças mentais afectam muitos jovens

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola