Di­fe­ren­ças cul­tu­rais re­tra­ta­das em pal­co

Jornal de Angola - - CULTURA - MA­NU­EL ALBANO |

Uma his­tó­ria de amor, mer­gu­lha­da nas di­fe­ren­ças cul­tu­rais, é a pro­pos­ta da es­treia do es­pec­tá­cu­lo “Mar­cas de um pas­sa­do”, do gru­po Etu-Le­ne, a ser apre­sen­ta­do ho­je, às 19h00, na es­co­la Ni­ni ya Lu­keny (ex-Jo­ta), no Ran­gel.

As ce­nas da pe­ça nar­ra as in­tri­gas do pas­sa­do en­tre os na­tu­rais de Ca­te­te e de Ma­lan­je. Em “Mar­cas de um pas­sa­do”, tu­do co­me­ça quan­do Gas­par, oriun­do de Ca­te­te, anun­cia aos pais ter en­gra­vi­da­do Jin­ga, pro­ve­ni­en­te de uma fa­mí­lia de Ma­lan­je. Ne­nhum dos la­dos acei­ta a união en­tre os jo­vens.

Es­tas são as ques­tões que o EtuLe­ne pro­põe pa­ra um es­pec­tá­cu­lo, on­de o pú­bli­co é le­va­do a re­flec­tir, du­ran­te 50 mi­nu­tos, so­bre os pro­ble­mas ge­ra­dos ain­da pe­la tra­di­ção, ga­ran­tiu, on­tem, em Luanda, o en­ce­na­dor Be­to Cas­sua.

A con­fu­são co­me­ça no dia da apre­sen­ta­ção, quan­do o cho­que e a di­fe­ren­ça cul­tu­ral en­tre as du­as fa­mí­li­as são pos­tos em cau­sa, co­mo im­pe­di­men­to pa­ra a con­so­li­da­ção do re­la­ci­o­na­men­to. “Que­re­mos fa­zer uma abor­da­gem so­bre al­gu­mas ques­tões cul­tu­rais que ain­da têm si­do mo­ti­vo de se­pa­ra­ção em mui­tas fa­mí­li­as.”

A ce­ri­mó­nia, acres­cen­tou, aca­ba em pan­ca­da­ria, com fe­ri­dos a se­rem trans­por­ta­dos pa­ra ao hos­pi­tal. No es­pec­tá­cu­lo, o gru­po de te­a­tro de­mons­tra as di­fe­ren­ças ide­o­ló­gi­cas, atra­vés da his­tó­ria de amor que é im­pe­di­da de ter um des­fe­cho fe­liz.

A pe­ça, ex­pli­cou Be­to Cas­sua, é mon­ta­da num ce­ná­rio, de ma­nei­ra a trans­por­tar os es­pec­ta­do­res a Ma­lan­je e a Ca­te­te.

O gru­po de te­a­tro Etu Le­ne foi fun­da­do em 1993, no Ran­gel, por um gru­po de jo­vens per­ten­cen­tes à capela de S. Luís (igre­ja Ca­tó­li­ca.

Com o es­pec­tá­cu­lo dra­má­ti­co “Ui­ji, ui­jia”, o gru­po fi­cou em se­gun­do lu­gar no Fes­te­a­tro/95, fa­ses pro­vin­ci­al e na­ci­o­nal. Com o mes­mo es­pec­tá­cu­lo, ven­ceu a ter­cei­ra edi­ção do Pré­mio Na­ci­o­nal de Cul­tu­ra e Ar­tes.

KINDALA MA­NU­EL

Es­pec­tá­cu­lo do Etu Le­ne nar­ra as in­tri­gas do pas­sa­do en­tre os na­tu­rais de Ca­te­te e de Ma­lan­je

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.