Jornal de Angola

Diferenças culturais retratadas em palco

- MANUEL ALBANO |

Uma história de amor, mergulhada nas diferenças culturais, é a proposta da estreia do espectácul­o “Marcas de um passado”, do grupo Etu-Lene, a ser apresentad­o hoje, às 19h00, na escola Nini ya Lukeny (ex-Jota), no Rangel.

As cenas da peça narra as intrigas do passado entre os naturais de Catete e de Malanje. Em “Marcas de um passado”, tudo começa quando Gaspar, oriundo de Catete, anuncia aos pais ter engravidad­o Jinga, provenient­e de uma família de Malanje. Nenhum dos lados aceita a união entre os jovens.

Estas são as questões que o EtuLene propõe para um espectácul­o, onde o público é levado a reflectir, durante 50 minutos, sobre os problemas gerados ainda pela tradição, garantiu, ontem, em Luanda, o encenador Beto Cassua.

A confusão começa no dia da apresentaç­ão, quando o choque e a diferença cultural entre as duas famílias são postos em causa, como impediment­o para a consolidaç­ão do relacionam­ento. “Queremos fazer uma abordagem sobre algumas questões culturais que ainda têm sido motivo de separação em muitas famílias.”

A cerimónia, acrescento­u, acaba em pancadaria, com feridos a serem transporta­dos para ao hospital. No espectácul­o, o grupo de teatro demonstra as diferenças ideológica­s, através da história de amor que é impedida de ter um desfecho feliz.

A peça, explicou Beto Cassua, é montada num cenário, de maneira a transporta­r os espectador­es a Malanje e a Catete.

O grupo de teatro Etu Lene foi fundado em 1993, no Rangel, por um grupo de jovens pertencent­es à capela de S. Luís (igreja Católica.

Com o espectácul­o dramático “Uiji, uijia”, o grupo ficou em segundo lugar no Festeatro/95, fases provincial e nacional. Com o mesmo espectácul­o, venceu a terceira edição do Prémio Nacional de Cultura e Artes.

 ?? KINDALA MANUEL ?? Espectácul­o do Etu Lene narra as intrigas do passado entre os naturais de Catete e de Malanje
KINDALA MANUEL Espectácul­o do Etu Lene narra as intrigas do passado entre os naturais de Catete e de Malanje

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola