Hél­der Ca­cu­lo lan­ça li­vro

Jornal de Angola - - CULTURA -

O jor­na­lis­ta Hél­der Ca­cu­lo apre­sen­ta o seu pri­mei­ro li­vro in­ti­tu­la­da “O sor­ri­so da dor”, no pró­xi­mo dia 28, na União dos Es­cri­to­res An­go­la­nos (UEA), em Luanda, sob a chan­ce­la da Vi­a­na Edi­to­ra.

A obra, com­pos­ta por 64 pá­gi­nas, re­tra­ta vá­ri­as te­má­ti­cas, tais co­mo as lu­tas do po­vo an­go­la­no pe­la li­ber­ta­ção na­ci­o­nal, as vi­tó­ri­as al­can­ça­das por An­go­la ao lon­go do tem­po, a mu­lher, a be­le­za na­tu­ral do país e as pe­ri­pé­ci­as da vi­da na ci­da­de de Luanda.

Tí­tu­los co­mo “Ki­an­dan­do”, “Mu­lher do mar”, “No­vem­bro triun­fal”, “Cu­ne­ne, tão per­to”, “Lu­se­vu Lunswe­ne”, Mãe Áfri­ca”, “Se o mun­do fos­se po­e­sia” e “Cho­ros da rua” cons­tam da obra que foi es­cri­ta en­tre Ja­nei­ro de 2006 e Mar­ço de 2016.

Se­gun­do o au­tor, a obra ser­ve pa­ra brin­dar a nos­sa li­te­ra­tu­ra que es­pe­ra de mais obras. “Es­pe­ro que a obra te­nha boa acei­ta­ção por par­te do pú­bli­co, uma vez que a mes­ma foi fei­ta com es­te pro­pó­si­to por­que re­flec­te o país nas su­as mais di­ver­sas áre­as”, dis­se o au­tor.

‘“O sor­ri­so da dor’ re­flec­te An­go­la, uma ho­me­na­gem que fi­ze­mos a to­das as mães que te­nham per­di­do al­gum fi­lho em cir­cuns­tân­ci­as di­ver­sas da vi­da”, re­fe­riu. Com o ob­jec­ti­vo de abran­ger as di­ver­sas ca­ma­das so­ci­ais, pa­ra além da lín­gua por­tu­gue­sa, Hél­der Ca­cu­lo traz na sua pri­mei­ra obra li­te­rá­ria po­e­mas em lín­guas co­mo fi­o­te, um­bun­do, kim­bun­do e cokwe.

Cou­be ao jor­na­lis­ta e es­cri­tor An­tó­nio Se­tas o pre­fá­cio da obra on­de des­ta­ca as qua­li­da­des do au­tor e a von­ta­de de aju­dar ao cres­ci­men­to da li­te­ra­tu­ra.

Hél­der Ca­cu­lo nas­ceu em Luanda a 11 de Se­tem­bro de 1990 e a sua atrac­ção pe­la ar­te de es­cre­ver da­ta do tem­po em que era ado­les­cen­te e era de­sa­fi­a­do a adap­tar es­tó­ri­as bí­bli­cas pa­ra a in­ter­pre­ta­ção te­a­tral. Anos de­pois, co­me­çou a ga­nhar in­te­res­se por ou­tros gé­ne­ros li­te­rá­ri­os, com des­ta­que pa­ra a po­e­sia e con­tos. Foi as­sim que a par­tir de 2006 co­me­çou a es­cre­ver po­e­mas e nun­ca mais pa­rou.

Hél­der Ca­cu­lo é li­cen­ci­a­do em Ci­ên­ci­as da Co­mu­ni­ca­ção na es­pe­ci­a­li­da­de de Ci­ne­ma e Te­le­vi­são, é jor­na­lis­ta de pro­fis­são no jor­nal O País, do gru­po Me­dia No­va e do­cen­te uni­ver­si­tá­rio. Além da li­te­ra­tu­ra e do jor­na­lis­mo é apai­xo­na­do pe­la ar­te de fo­to­gra­far.

Em 2009 fun­dou o “Pro­jec­to Me­ni­nos de Cá” com ob­jec­ti­vo de re­flec­tir o pas­sa­do, pre­sen­te e fu­tu­ro das cri­an­ças an­go­la­nas.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.