Jornal de Angola

Hélder Caculo lança livro

-

O jornalista Hélder Caculo apresenta o seu primeiro livro intitulada “O sorriso da dor”, no próximo dia 28, na União dos Escritores Angolanos (UEA), em Luanda, sob a chancela da Viana Editora.

A obra, composta por 64 páginas, retrata várias temáticas, tais como as lutas do povo angolano pela libertação nacional, as vitórias alcançadas por Angola ao longo do tempo, a mulher, a beleza natural do país e as peripécias da vida na cidade de Luanda.

Títulos como “Kiandando”, “Mulher do mar”, “Novembro triunfal”, “Cunene, tão perto”, “Lusevu Lunswene”, Mãe África”, “Se o mundo fosse poesia” e “Choros da rua” constam da obra que foi escrita entre Janeiro de 2006 e Março de 2016.

Segundo o autor, a obra serve para brindar a nossa literatura que espera de mais obras. “Espero que a obra tenha boa aceitação por parte do público, uma vez que a mesma foi feita com este propósito porque reflecte o país nas suas mais diversas áreas”, disse o autor.

‘“O sorriso da dor’ reflecte Angola, uma homenagem que fizemos a todas as mães que tenham perdido algum filho em circunstân­cias diversas da vida”, referiu. Com o objectivo de abranger as diversas camadas sociais, para além da língua portuguesa, Hélder Caculo traz na sua primeira obra literária poemas em línguas como fiote, umbundo, kimbundo e cokwe.

Coube ao jornalista e escritor António Setas o prefácio da obra onde destaca as qualidades do autor e a vontade de ajudar ao cresciment­o da literatura.

Hélder Caculo nasceu em Luanda a 11 de Setembro de 1990 e a sua atracção pela arte de escrever data do tempo em que era adolescent­e e era desafiado a adaptar estórias bíblicas para a interpreta­ção teatral. Anos depois, começou a ganhar interesse por outros géneros literários, com destaque para a poesia e contos. Foi assim que a partir de 2006 começou a escrever poemas e nunca mais parou.

Hélder Caculo é licenciado em Ciências da Comunicaçã­o na especialid­ade de Cinema e Televisão, é jornalista de profissão no jornal O País, do grupo Media Nova e docente universitá­rio. Além da literatura e do jornalismo é apaixonado pela arte de fotografar.

Em 2009 fundou o “Projecto Meninos de Cá” com objectivo de reflectir o passado, presente e futuro das crianças angolanas.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola