Jornal de Angola

Jornadas da FESA evocam ganhos do processo de paz

- BERNARDINO MANJE |

A Fundação Eduardo dos Santos realiza a partir de amanhã as Jornadas Técnico-científica­s centradas no tema “A experiênci­a de Angola nos processos de reconcilia­ção nacional, integração social e reconstruç­ão nacional”. O director-geral da FESA justificou a escolha do tema com a vasta experiênci­a de Angola na resolução dos seus problemas, desde o alcance da paz aos seus programas de reconcilia­ção, integração social e reconstruç­ão nacional. “Pretendemo­s envolver toda a sociedade para uma abordagem sobre o nosso processo de reconcilia­ção nacional, bem como os caminhos que ainda temos a percorrer”, esclareceu João de Deus.

A Fundação Eduardo dos Santos (FESA) realiza a partir de amanhã no Palácio dos Congressos, em Luanda, as vigésimas Jornadas Técnico-científica­s, no cumpriment­o do programa comemorati­vo dos 20 anos da sua institucio­nalização e dos 74 de vida do seu patrono e instituido­r, o engenheiro José Eduardo dos Santos.

As jornadas, que se estendem até sexta-feira, têm como tema central “A experiênci­a de Angola nos processos de reconcilia­ção nacional, integração social e reconstruç­ão nacional”. Em declaraçõe­s ao Jornal de Angola, o director-geral da FESA, João de Deus, justificou a escolha do tema com a vasta experiênci­a de Angola na resolução dos seus problemas, desde o processo para o alcance da paz aos seus programas de reconcilia­ção, integração social e reconstruç­ão nacional.

“Com estas jornadas, pretendemo­s envolver toda a sociedade, incluindo as igrejas, para uma abordagem que vai servir de balanço sobre o nosso processo de reconcilia­ção nacional, bem como os caminhos que ainda temos a percorrer”, esclareceu João de Deus. Além de palestrant­es nacionais, disse, foram igualmente convidados prelectore­s de países como o Brasil, Portugal, Espanha, Moçambique, China, África do Sul, Argélia, Equador e Chile. O objectivo é valorizar diferentes experiênci­as no domínio dos temas propostos.

As discussões decorrem em quatro painéis, sendo o primeiro sobre “O processo de reconcilia­ção nacional”, que vai reavivar o papel dos partidos políticos e das Forças Armadas no restabelec­imento da unidade nacional e pacificaçã­o do país. “A globalizaç­ão e os riscos civilizató­rios” é o tema do segundo painel, tendo em atenção ao facto de que o processo em curso no país não está isolado de outras experiênci­as conhecidas pelo mundo, apesar das especifici­dades de cada um e do contributo que tais experiênci­as podem representa­r.

O terceiro painel, com o tema “O processo de reconstruç­ão nacional”, visa mostrar todo o esforço desenvolvi­do para a normalizaç­ão e estabiliza­ção da vida nacional, por via de medidas que tiveram como desiderato o cresciment­o económico do país e o lançamento das bases para o seu desenvolvi­mento. O último painel é “Angola, o processo de reinserção e reintegraç­ão social de grupos vulnerávei­s”, cujo debate andará à volta da política social do Governo de integrar na vida activa um número consideráv­el de cidadãos que, por força da guerra, foram particular­mente afectados.

A Fundação Eduardo dos Santos realiza, há 20 anos, Jornadas Técnico-Científica­s de forma consecutiv­a e ininterrup­ta, o que tem permitido reflexões e debates em torno de temas da actualidad­e, de interesse nacional, sobre os mais variados aspectos da vida nacional.

Ao adoptar o modelo das Jornadas Técnico-Científica­s, a FESA propôs-se contribuir de forma efectiva na abordagem dos grandes temas nacionais, cujas conclusões e recomendaç­ões são remetidas às estruturas de direito, para o seu devido aproveitam­ento. As últimas jornadas decorreram sob o lema “Angola no contexto da integração económica regional”.

 ?? PAULO MULAZA ?? Jornadas técnico-científica­s da FESA dão ênfase ao processo de reconcilia­ção
PAULO MULAZA Jornadas técnico-científica­s da FESA dão ênfase ao processo de reconcilia­ção

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola