Jor­na­das da FESA evo­cam ga­nhos do pro­ces­so de paz

Jornal de Angola - - PARTADA - BERNARDINO MANJE |

A Fun­da­ção Edu­ar­do dos San­tos re­a­li­za a par­tir de ama­nhã as Jor­na­das Téc­ni­co-ci­en­tí­fi­cas cen­tra­das no te­ma “A ex­pe­ri­ên­cia de An­go­la nos pro­ces­sos de re­con­ci­li­a­ção na­ci­o­nal, in­te­gra­ção so­ci­al e re­cons­tru­ção na­ci­o­nal”. O di­rec­tor-ge­ral da FESA jus­ti­fi­cou a es­co­lha do te­ma com a vas­ta ex­pe­ri­ên­cia de An­go­la na re­so­lu­ção dos seus pro­ble­mas, des­de o al­can­ce da paz aos seus pro­gra­mas de re­con­ci­li­a­ção, in­te­gra­ção so­ci­al e re­cons­tru­ção na­ci­o­nal. “Pre­ten­de­mos en­vol­ver to­da a so­ci­e­da­de pa­ra uma abor­da­gem so­bre o nos­so pro­ces­so de re­con­ci­li­a­ção na­ci­o­nal, bem co­mo os ca­mi­nhos que ain­da te­mos a per­cor­rer”, es­cla­re­ceu João de Deus.

A Fun­da­ção Edu­ar­do dos San­tos (FESA) re­a­li­za a par­tir de ama­nhã no Pa­lá­cio dos Con­gres­sos, em Lu­an­da, as vi­gé­si­mas Jor­na­das Téc­ni­co-ci­en­tí­fi­cas, no cum­pri­men­to do pro­gra­ma co­me­mo­ra­ti­vo dos 20 anos da sua ins­ti­tu­ci­o­na­li­za­ção e dos 74 de vi­da do seu pa­tro­no e ins­ti­tui­dor, o en­ge­nhei­ro Jo­sé Edu­ar­do dos San­tos.

As jor­na­das, que se es­ten­dem até sex­ta-fei­ra, têm co­mo te­ma cen­tral “A ex­pe­ri­ên­cia de An­go­la nos pro­ces­sos de re­con­ci­li­a­ção na­ci­o­nal, in­te­gra­ção so­ci­al e re­cons­tru­ção na­ci­o­nal”. Em de­cla­ra­ções ao Jor­nal de An­go­la, o di­rec­tor-ge­ral da FESA, João de Deus, jus­ti­fi­cou a es­co­lha do te­ma com a vas­ta ex­pe­ri­ên­cia de An­go­la na re­so­lu­ção dos seus pro­ble­mas, des­de o pro­ces­so pa­ra o al­can­ce da paz aos seus pro­gra­mas de re­con­ci­li­a­ção, in­te­gra­ção so­ci­al e re­cons­tru­ção na­ci­o­nal.

“Com es­tas jor­na­das, pre­ten­de­mos en­vol­ver to­da a so­ci­e­da­de, in­cluin­do as igre­jas, pa­ra uma abor­da­gem que vai ser­vir de balanço so­bre o nos­so pro­ces­so de re­con­ci­li­a­ção na­ci­o­nal, bem co­mo os ca­mi­nhos que ain­da te­mos a per­cor­rer”, es­cla­re­ceu João de Deus. Além de pa­les­tran­tes na­ci­o­nais, dis­se, fo­ram igual­men­te con­vi­da­dos pre­lec­to­res de paí­ses co­mo o Bra­sil, Portugal, Es­pa­nha, Mo­çam­bi­que, Chi­na, Áfri­ca do Sul, Ar­gé­lia, Equa­dor e Chi­le. O ob­jec­ti­vo é va­lo­ri­zar di­fe­ren­tes ex­pe­ri­ên­ci­as no do­mí­nio dos te­mas pro­pos­tos.

As dis­cus­sões de­cor­rem em qua­tro pai­néis, sen­do o pri­mei­ro so­bre “O pro­ces­so de re­con­ci­li­a­ção na­ci­o­nal”, que vai re­a­vi­var o pa­pel dos par­ti­dos po­lí­ti­cos e das For­ças Ar­ma­das no res­ta­be­le­ci­men­to da uni­da­de na­ci­o­nal e pa­ci­fi­ca­ção do país. “A glo­ba­li­za­ção e os ris­cos ci­vi­li­za­tó­ri­os” é o te­ma do se­gun­do pai­nel, ten­do em aten­ção ao fac­to de que o pro­ces­so em cur­so no país não es­tá iso­la­do de ou­tras ex­pe­ri­ên­ci­as co­nhe­ci­das pe­lo mun­do, ape­sar das es­pe­ci­fi­ci­da­des de ca­da um e do con­tri­bu­to que tais ex­pe­ri­ên­ci­as po­dem re­pre­sen­tar.

O ter­cei­ro pai­nel, com o te­ma “O pro­ces­so de re­cons­tru­ção na­ci­o­nal”, vi­sa mos­trar to­do o es­for­ço de­sen­vol­vi­do pa­ra a nor­ma­li­za­ção e es­ta­bi­li­za­ção da vi­da na­ci­o­nal, por via de me­di­das que ti­ve­ram co­mo de­si­de­ra­to o cres­ci­men­to eco­nó­mi­co do país e o lan­ça­men­to das ba­ses pa­ra o seu de­sen­vol­vi­men­to. O úl­ti­mo pai­nel é “An­go­la, o pro­ces­so de rein­ser­ção e rein­te­gra­ção so­ci­al de gru­pos vul­ne­rá­veis”, cu­jo de­ba­te an­da­rá à vol­ta da po­lí­ti­ca so­ci­al do Go­ver­no de in­te­grar na vi­da ac­ti­va um nú­me­ro con­si­de­rá­vel de ci­da­dãos que, por for­ça da guer­ra, fo­ram par­ti­cu­lar­men­te afec­ta­dos.

A Fun­da­ção Edu­ar­do dos San­tos re­a­li­za, há 20 anos, Jor­na­das Téc­ni­co-Ci­en­tí­fi­cas de for­ma con­se­cu­ti­va e inin­ter­rup­ta, o que tem per­mi­ti­do re­fle­xões e de­ba­tes em tor­no de te­mas da ac­tu­a­li­da­de, de in­te­res­se na­ci­o­nal, so­bre os mais va­ri­a­dos as­pec­tos da vi­da na­ci­o­nal.

Ao adop­tar o mo­de­lo das Jor­na­das Téc­ni­co-Ci­en­tí­fi­cas, a FESA propôs-se con­tri­buir de for­ma efec­ti­va na abor­da­gem dos gran­des te­mas na­ci­o­nais, cu­jas con­clu­sões e re­co­men­da­ções são re­me­ti­das às es­tru­tu­ras de di­rei­to, pa­ra o seu de­vi­do apro­vei­ta­men­to. As úl­ti­mas jor­na­das de­cor­re­ram sob o le­ma “An­go­la no con­tex­to da in­te­gra­ção eco­nó­mi­ca re­gi­o­nal”.

PAU­LO MULAZA

Jor­na­das téc­ni­co-ci­en­tí­fi­cas da FESA dão ên­fa­se ao pro­ces­so de re­con­ci­li­a­ção

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.