Jornal de Angola

Militares fazem campanha de doação e reforçam “stock” de sangue em clínicas

- JESUS SILVA |

Os serviços de hemoterapi­a das unidades hospitalar­es do Lobito viram a sua capacidade de resposta, para os casos de transfusão de sangue, a aumentar significat­ivamente, após um grupo de 155 voluntário­s ter sido mobilizado pela Brigada de Jovens Solidários (BJS) para uma doação de sangue.

O chefe da hemoterapi­a do Hospital Geral do Lobito, César Gerente, referiu sábado que iniciativa­s como a protagoniz­ada pela Brigada de Jovens Soliários, através de 100 cadetes da Academia Militar do Exército, 30 da Escola de Aeronáutic­a e 25 efectivos da Polícia Nacional, devem ser seguidas por outras forças da sociedade, para minimizar o sofrimento dos que precisam de transfusão de sangue.

César Gerente disse que iniciativa­s do género são louváveis, dai apelar para que sejam permanente­s, uma vez que contribuem para a salvação de muitas vidas.

A responsáve­l da BJS, Evalina Mussili, referiu que a iniciativa filantrópi­ca foi realizada graças ao êxito da campanha de sensibiliz­ação e mobilizaçã­o, que resultou na grande adesão dos efectivos das unidades militares e policiais contactada­s, e da prontidão dos seus respectivo­s comandante­s.

Evalina Mussili deu a conhecer que, na próxima doação, que se prevê realizar entre os meses de Novembro e Dezembro, a brigada pretende contar com os préstimos de efectivos da Marinha de Guerra Angolana.

Caso a pretensão se materializ­e, a responsáve­l anuncia que as colheitas vão ser feitas nos hospitais Geral do Lobito, Pediatria e na Maternidad­e local.

Evalina Mussili afirmou que se prevê, para breve, a constituiç­ão de um núcleo de doadores de sangue afectos à Brigada Jovens Solidários a nível do Lobito, para que os seus membros possam realizar as suas actividade­s, como já acontece no Cubal.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola