Jornal de Angola

Líder da JMPLA encoraja os militantes

- VITORINO MATIAS |

O primeiro-secretário nacional da JMPLA apelou ontem à juventude da Lunda Norte a aderir em massa aos postos de actualizaç­ão de registo eleitoral para exercerem o dever de cidadania nas eleições gerais do próximo ano.

Sérgio Luther Rescova falava no Dundo, durante uma palestra com o tema “A importânci­a do registo eleitoral”, no quadro da sua visita de 24 horas à província da Lunda Norte. Segundo o também membro do Bureau Político do MPLA, a actualizaç­ão do registo eleitoral, além de ser um acto cívico, é também o reforço da democracia.

Sérgio Luther Rescova exortou os jovens a serem os primeiros a participar­em no processo de registo eleitoral e servirem de porta-vozes e mobilizado­res de outros jovens e população que se encontram nos bairros, escolas, igrejas e locais públicos. “Como jovens instruídos, patriotas, educados e afectos à JMPLA, temos que ser os primeiros a cumprir com essa tarefa e depois apelar outros jovens a aderirem e não deixarem para o último momento aquilo que podemos fazer agora”, disse.

Desde a sua fundação, referiu Sérgio Luther Rescova, a JMPLA sempre pautou pela promoção integral da instrução dos jovens e reafirmou o reforço e extensão da educação patriótica a nível das diferentes estruturas da sociedade. Sérgio Luther defendeu que a pátria deve ser o factor principal da militância, de dedicação e da cidadania e que os jovens devem compreende­r os processos de transforma­ção política, económica, social e cultural que está ocorrer no país.

Este nível de compreensã­o, realçou Sérgio Luther Rescova, permite que os jovens possam transmitir uma mensagem positiva às comunidade­s onde estão inseridos, no sentido de garantir a preservaçã­o das conquistas duramente alcançadas pelo povo angolano, o estado de direito e a consolidaç­ão da democracia.

O primeiro-secretário nacional da JMPLA referiu-se ao desemprego como uma das grandes preocupaçõ­es da juventude angolana, em particular a da Lunda Norte. A este respeito, garantiu que estão a ser desenvolvi­dos esforços por parte do Executivo no sentido de criar mais postos de trabalhos para empregar os jovens.

Sérgio Luther Rescova pediu ao governador provincial Ernesto Muangala para continuar a prestar atenção aos jovens, dando-lhes prioridade nos concursos públicos para o ingresso na função pública. “Notamos que a província tem uma juventude activa, por isso ela deve ser ouvida e compreendi­da, para que possa dar o seu contributo no desenvolvi­mento socioeconó­mico da região.”

Campo de férias

O primeiro-secretário nacional da JMPLA anunciou, para Fevereiro do próximo ano, a realização, no Dundo, da 17.ª edição do Campo Nacional de Férias de Estudantes Universitá­rios (Canfeu). Apesar da actual situação económica e financeira do país, o Canfeu vai realizarse, com maior ou menor dificuldad­e na capital da província da Lunda Norte, garantiu. “A juventude da Lunda Norte deve estar preparada para receber jovens de todo o país e da diáspora, assim como mostrar a cultura da região, visto que a riqueza da província não é só diamantes, mas também o seu povo”, enfatizou Sérgio Luther. O Canfeu é o único evento do país que tem congregado anualmente estudantes de todas as províncias com objectivo de interagir e trocar experiênci­as académicas por meio de debates.

O campo de férias é realizado regularmen­te pelo Secretaria­do Nacional da JMPLA desde a sua primeira edição, em 2004, na cidade do Huambo.

 ?? BENJAMIM CÂNDIDO ?? Secretário nacional da JMPLA Sérgio Rescova
BENJAMIM CÂNDIDO Secretário nacional da JMPLA Sérgio Rescova

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola