Líder da JMPLA en­co­ra­ja os mi­li­tan­tes

Jornal de Angola - - POLÍTICA - VI­TO­RI­NO MA­TI­AS |

O pri­mei­ro-se­cre­tá­rio na­ci­o­nal da JMPLA ape­lou on­tem à ju­ven­tu­de da Lun­da Nor­te a ade­rir em mas­sa aos pos­tos de ac­tu­a­li­za­ção de re­gis­to elei­to­ral pa­ra exer­ce­rem o de­ver de ci­da­da­nia nas eleições ge­rais do pró­xi­mo ano.

Sér­gio Luther Res­co­va fa­la­va no Dun­do, du­ran­te uma pa­les­tra com o te­ma “A im­por­tân­cia do re­gis­to elei­to­ral”, no qua­dro da sua vi­si­ta de 24 ho­ras à pro­vín­cia da Lun­da Nor­te. Se­gun­do o tam­bém mem­bro do Bureau Po­lí­ti­co do MPLA, a ac­tu­a­li­za­ção do re­gis­to elei­to­ral, além de ser um ac­to cí­vi­co, é tam­bém o re­for­ço da de­mo­cra­cia.

Sér­gio Luther Res­co­va exor­tou os jo­vens a se­rem os pri­mei­ros a par­ti­ci­pa­rem no pro­ces­so de re­gis­to elei­to­ral e ser­vi­rem de por­ta-vo­zes e mo­bi­li­za­do­res de ou­tros jo­vens e po­pu­la­ção que se en­con­tram nos bair­ros, es­co­las, igre­jas e lo­cais pú­bli­cos. “Co­mo jo­vens ins­truí­dos, pa­tri­o­tas, edu­ca­dos e afec­tos à JMPLA, te­mos que ser os pri­mei­ros a cum­prir com es­sa ta­re­fa e de­pois ape­lar ou­tros jo­vens a ade­ri­rem e não dei­xa­rem pa­ra o úl­ti­mo mo­men­to aqui­lo que po­de­mos fa­zer ago­ra”, dis­se.

Des­de a sua fun­da­ção, re­fe­riu Sér­gio Luther Res­co­va, a JMPLA sem­pre pau­tou pe­la pro­mo­ção in­te­gral da ins­tru­ção dos jo­vens e re­a­fir­mou o re­for­ço e ex­ten­são da educação pa­trió­ti­ca a ní­vel das di­fe­ren­tes es­tru­tu­ras da so­ci­e­da­de. Sér­gio Luther de­fen­deu que a pá­tria de­ve ser o fac­tor prin­ci­pal da mi­li­tân­cia, de de­di­ca­ção e da ci­da­da­nia e que os jo­vens de­vem com­pre­en­der os pro­ces­sos de trans­for­ma­ção po­lí­ti­ca, eco­nó­mi­ca, so­ci­al e cul­tu­ral que es­tá ocor­rer no país.

Es­te ní­vel de com­pre­en­são, re­al­çou Sér­gio Luther Res­co­va, per­mi­te que os jo­vens pos­sam trans­mi­tir uma men­sa­gem po­si­ti­va às co­mu­ni­da­des on­de es­tão in­se­ri­dos, no sen­ti­do de ga­ran­tir a pre­ser­va­ção das con­quis­tas du­ra­men­te al­can­ça­das pe­lo po­vo an­go­la­no, o es­ta­do de di­rei­to e a con­so­li­da­ção da de­mo­cra­cia.

O pri­mei­ro-se­cre­tá­rio na­ci­o­nal da JMPLA re­fe­riu-se ao de­sem­pre­go co­mo uma das gran­des pre­o­cu­pa­ções da ju­ven­tu­de an­go­la­na, em par­ti­cu­lar a da Lun­da Nor­te. A es­te res­pei­to, ga­ran­tiu que es­tão a ser de­sen­vol­vi­dos es­for­ços por par­te do Exe­cu­ti­vo no sen­ti­do de cri­ar mais pos­tos de tra­ba­lhos pa­ra em­pre­gar os jo­vens.

Sér­gio Luther Res­co­va pe­diu ao go­ver­na­dor pro­vin­ci­al Er­nes­to Mu­an­ga­la pa­ra con­ti­nu­ar a pres­tar aten­ção aos jo­vens, dan­do-lhes pri­o­ri­da­de nos con­cur­sos pú­bli­cos pa­ra o in­gres­so na fun­ção pú­bli­ca. “No­ta­mos que a pro­vín­cia tem uma ju­ven­tu­de ac­ti­va, por is­so ela de­ve ser ou­vi­da e com­pre­en­di­da, pa­ra que pos­sa dar o seu con­tri­bu­to no de­sen­vol­vi­men­to so­ci­o­e­co­nó­mi­co da re­gião.”

Cam­po de fé­ri­as

O pri­mei­ro-se­cre­tá­rio na­ci­o­nal da JMPLA anun­ci­ou, pa­ra Fe­ve­rei­ro do pró­xi­mo ano, a re­a­li­za­ção, no Dun­do, da 17.ª edi­ção do Cam­po Na­ci­o­nal de Fé­ri­as de Es­tu­dan­tes Uni­ver­si­tá­ri­os (Can­feu). Ape­sar da ac­tu­al si­tu­a­ção eco­nó­mi­ca e fi­nan­cei­ra do país, o Can­feu vai re­a­li­zar­se, com mai­or ou me­nor di­fi­cul­da­de na ca­pi­tal da pro­vín­cia da Lun­da Nor­te, ga­ran­tiu. “A ju­ven­tu­de da Lun­da Nor­te de­ve es­tar pre­pa­ra­da pa­ra re­ce­ber jo­vens de to­do o país e da diás­po­ra, as­sim co­mo mos­trar a cul­tu­ra da re­gião, vis­to que a ri­que­za da pro­vín­cia não é só di­a­man­tes, mas tam­bém o seu po­vo”, en­fa­ti­zou Sér­gio Luther. O Can­feu é o úni­co even­to do país que tem con­gre­ga­do anu­al­men­te es­tu­dan­tes de to­das as pro­vín­ci­as com ob­jec­ti­vo de in­te­ra­gir e tro­car ex­pe­ri­ên­ci­as aca­dé­mi­cas por meio de de­ba­tes.

O cam­po de fé­ri­as é re­a­li­za­do re­gu­lar­men­te pe­lo Se­cre­ta­ri­a­do Na­ci­o­nal da JMPLA des­de a sua pri­mei­ra edi­ção, em 2004, na ci­da­de do Hu­am­bo.

BEN­JA­MIM CÂN­DI­DO

Se­cre­tá­rio na­ci­o­nal da JMPLA Sér­gio Res­co­va

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.