Jornal de Angola

Delegação angolana na Suíça

-

O presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos, chegou ao princípio da noite de sábado a Genebra, Suíça, onde participa, a partir de hoje, na 135.ª Assembleia da União InterParla­mentar (UIP).

No aeroporto local, Fernando da Piedade Dias dos Santos foi recebido pelo representa­nte permanente de Angola junto das Nações Unidas em Genebra, Apolinário Correia, e pelo embaixador angolano na Confederaç­ão Helvética (Suíça), Osvaldo dos Santos Varela.

A reunião, que decorre até quintafeir­a sob o lema “Reagir rapidament­e quando as violações dos direitos humanos pressagiam um conflito - o papel do Parlamento”, vai adoptar resoluções sobre os itens de emergência já ventilados pela Comissão Permanente da Democracia e dos Direitos Humanos.

Observânci­a das normas

Uma fonte afecta ao evento indicou que a escolha do tema deveu-se ao facto de nenhum Estado estar imune às violações dos direitos humanos, daí a necessidad­e da União Inter-Parlamenta­r traçar uma estratégia comum passível de estimular a observânci­a das normas estabeleci­das pela Nações Unidas sobre a matéria. “Em todo o mundo, a marginaliz­ação, a exclusão política e as restrições indevidas às liberdades fundamenta­is, tais como os direitos à liberdade de expressão e de reunião, a intolerânc­ia religiosa e a pobreza são predominan­tes”.

À margem da Assembleia, estão a realizar-se outros encontros, dos quais se destacam as reuniões dos grupos geopolític­os da Comunidade de Desenvolvi­mento da África Austral (SADC) e das delegações dos parlamenta­res da Comunidade de Países de Língua Oficial Portuguesa (CPLP).

A União Inter-Parlamenta­r, que desde 2014 tem como secretário-geral o camaronês Martin Chungong, é uma organizaçã­o internacio­nal dos Parlamento­s dos Estados soberanos, fundada em 1889, cujo objectivo é mediar os contactos multilater­ais dos parlamenta­res. Actua preferenci­almente nas áreas da democracia representa­tiva, paz e segurança internacio­nais, desenvolvi­mento sustentáve­l, direitos humanos e humanitári­o, igualdade de géneros, comércio internacio­nal, educação, ciência e cultura, entre outros valores.

Integram a delegação angolana na 135.ª Assembleia da União InterParla­mentar os deputados Yaba Alberto, Exalgina Gambôa, Idalina Valente, Larissa José, Carolina Elias (MPLA), Raúl Danda (UNITA), Lindo Bernardo Tito (CASA-CE), e o secretário-geral da Assembleia Nacional, Pedro Agostinho de Neri.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola