De­le­ga­ção an­go­la­na na Suí­ça

Jornal de Angola - - POLÍTICA -

O pre­si­den­te da As­sem­bleia Na­ci­o­nal, Fer­nan­do da Pi­e­da­de Di­as dos San­tos, che­gou ao prin­cí­pio da noi­te de sá­ba­do a Ge­ne­bra, Suí­ça, on­de par­ti­ci­pa, a par­tir de ho­je, na 135.ª As­sem­bleia da União In­terPar­la­men­tar (UIP).

No ae­ro­por­to lo­cal, Fer­nan­do da Pi­e­da­de Di­as dos San­tos foi re­ce­bi­do pe­lo re­pre­sen­tan­te per­ma­nen­te de An­go­la jun­to das Na­ções Uni­das em Ge­ne­bra, Apo­li­ná­rio Cor­reia, e pe­lo em­bai­xa­dor an­go­la­no na Con­fe­de­ra­ção Hel­vé­ti­ca (Suí­ça), Os­val­do dos San­tos Va­re­la.

A reu­nião, que de­cor­re até quin­ta­fei­ra sob o le­ma “Re­a­gir ra­pi­da­men­te quan­do as vi­o­la­ções dos di­rei­tos hu­ma­nos pres­sa­gi­am um con­fli­to - o pa­pel do Par­la­men­to”, vai adop­tar re­so­lu­ções so­bre os itens de emer­gên­cia já ven­ti­la­dos pe­la Co­mis­são Per­ma­nen­te da De­mo­cra­cia e dos Di­rei­tos Hu­ma­nos.

Ob­ser­vân­cia das nor­mas

Uma fon­te afec­ta ao even­to in­di­cou que a es­co­lha do te­ma de­veu-se ao fac­to de ne­nhum Es­ta­do es­tar imu­ne às vi­o­la­ções dos di­rei­tos hu­ma­nos, daí a ne­ces­si­da­de da União In­ter-Par­la­men­tar tra­çar uma es­tra­té­gia co­mum pas­sí­vel de es­ti­mu­lar a ob­ser­vân­cia das nor­mas es­ta­be­le­ci­das pe­la Na­ções Uni­das so­bre a ma­té­ria. “Em to­do o mun­do, a mar­gi­na­li­za­ção, a ex­clu­são po­lí­ti­ca e as res­tri­ções in­de­vi­das às li­ber­da­des fun­da­men­tais, tais co­mo os di­rei­tos à li­ber­da­de de ex­pres­são e de reu­nião, a in­to­le­rân­cia re­li­gi­o­sa e a po­bre­za são pre­do­mi­nan­tes”.

À mar­gem da As­sem­bleia, es­tão a re­a­li­zar-se ou­tros en­con­tros, dos quais se des­ta­cam as reu­niões dos gru­pos ge­o­po­lí­ti­cos da Co­mu­ni­da­de de De­sen­vol­vi­men­to da Áfri­ca Aus­tral (SADC) e das de­le­ga­ções dos par­la­men­ta­res da Co­mu­ni­da­de de Paí­ses de Lín­gua Ofi­ci­al Por­tu­gue­sa (CPLP).

A União In­ter-Par­la­men­tar, que des­de 2014 tem co­mo se­cre­tá­rio-ge­ral o ca­ma­ro­nês Mar­tin Chun­gong, é uma or­ga­ni­za­ção in­ter­na­ci­o­nal dos Par­la­men­tos dos Es­ta­dos so­be­ra­nos, fun­da­da em 1889, cu­jo ob­jec­ti­vo é me­di­ar os con­tac­tos mul­ti­la­te­rais dos par­la­men­ta­res. Ac­tua pre­fe­ren­ci­al­men­te nas áre­as da de­mo­cra­cia re­pre­sen­ta­ti­va, paz e se­gu­ran­ça in­ter­na­ci­o­nais, de­sen­vol­vi­men­to sus­ten­tá­vel, di­rei­tos hu­ma­nos e hu­ma­ni­tá­rio, igual­da­de de gé­ne­ros, co­mér­cio in­ter­na­ci­o­nal, educação, ci­ên­cia e cul­tu­ra, en­tre ou­tros va­lo­res.

In­te­gram a de­le­ga­ção an­go­la­na na 135.ª As­sem­bleia da União In­terPar­la­men­tar os de­pu­ta­dos Ya­ba Alberto, Exal­gi­na Gambôa, Ida­li­na Va­len­te, Larissa Jo­sé, Ca­ro­li­na Eli­as (MPLA), Raúl Dan­da (UNITA), Lin­do Ber­nar­do Ti­to (CA­SA-CE), e o se­cre­tá­rio-ge­ral da As­sem­bleia Na­ci­o­nal, Pe­dro Agos­ti­nho de Ne­ri.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.