Ma­ri­nha chi­ne­sa afas­ta na­vio nor­te-ame­ri­ca­no

Jornal de Angola - - MUNDO -

A Chi­na de­nun­ci­ou on­tem a pas­sa­gem de um na­vio de guer­ra nor­te-ame­ri­ca­no per­to de uma zo­na em dis­pu­ta do Mar do Sul da Chi­na e clas­si­fi­cou o in­ci­den­te co­mo um “ac­to ile­gal gra­ve e de­li­be­ra­da­men­te pro­vo­ca­dor”.

O Mi­nis­té­rio da De­fe­sa chi­nês afir­mou, em co­mu­ni­ca­do, que dois na­vi­os chi­ne­ses dis­su­a­di­ram um na­vio nor­te-ame­ri­ca­no de pros­se­guir a sua ro­ta de­pois de ter en­tra­do em águas ter­ri­to­ri­ais chi­ne­sas per­to das ilhas Pa­ra­cel.

A Chi­na con­tro­la as ilhas Pa­ra­cel, rei­vin­di­ca­das pe­lo Vi­et­na­me e Taiwan. “A en­tra­da do na­vio nor­te­a­me­ri­ca­no em águas ter­ri­to­ri­ais chi­ne­sas é um ac­to ile­gal gra­ve e um ac­to de­li­be­ra­da­men­te pro­vo­ca­dor”, afir­ma a no­ta ofi­ci­al.

Num co­mu­ni­ca­do se­pa­ra­do, o Mi­nis­té­rio das Re­la­ções Ex­te­ri­o­res da Chi­na afir­ma que a pre­sen­ça dos Es­ta­dos Uni­dos “vi­o­la gra­ve­men­te a so­be­ra­nia e os in­te­res­ses da se­gu­ran­ça do país, as­sim co­mo as leis chi­ne­sas e in­ter­na­ci­o­nais”.

O Pen­tá­go­no (Mi­nis­té­rio da De­fe­sa dos EUA) in­for­mou na sex­ta­fei­ra que en­vi­ou o con­tra-tor­pe­dei­ro “USS De­ca­tur” pa­ra uma área pró­xi­ma das Pa­ra­cel e ex­pli­cou que o na­vio não avan­çou a me­nos das 12 mi­lhas náu­ti­cas das ilhas (li­mi­te que de­fi­ne as águas ter­ri­to­ri­ais), mas que atra­ves­sou uma par­te do oce­a­no rei­vin­di­ca­da pe­la Chi­na.

“O con­tra-tor­pe­dei­ro res­pei­tou o pro­ce­di­men­to ha­bi­tu­al e le­gal, sem ser es­col­ta­do por ou­tros na­vi­os e sem in­ci­den­tes”, afir­mou uma fon­te do Pen­tá­go­no.

A Chi­na rei­vin­di­ca a qua­se to­ta­li­da­de do Mar do Sul, in­clu­si­ve áre­as mui­to pró­xi­mas às cos­tas de vá­ri­os paí­ses do su­des­te asiá­ti­co, mas os paí­ses da re­gião con­tes­tam as de­cla­ra­ções de Pe­quim.

O Go­ver­no de Pe­quim ini­ci­ou a cons­tru­ção de ilhas ar­ti­fi­ci­ais e ba­ses mi­li­ta­res em mi­nús­cu­los re­ci­fes dis­pu­ta­dos, pa­ra mar­car a sua po­si­ção po­lí­ti­ca so­bre os ter­ri­tó­ri­os.

Es­ta é a ter­cei­ra ope­ra­ção mi­li­tar dos Es­ta­dos Uni­dos em 2016 pa­ra a li­ber­da­de de na­ve­ga­ção. O Go­ver­no de Washing­ton des­ta­cou em vá­ri­as oca­siões que ig­no­ra as pre­ten­sões ma­rí­ti­mas da Chi­na.

Pe­quim já en­vi­ou um si­nal bas­tan­te cla­ro a Washing­ton so­bre os ris­cos de agra­var as re­la­ções de co­o­pe­ra­ção mi­li­tar se in­sis­tir em prá­ti­cas de con­fron­ta­ção às po­lí­ti­cas do go­ver­no chi­nês.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.