Jornal de Angola

Técnicos de informátic­a aprimoram conhecimen­tos

- JOÃO PEDRO |

A Associação Angolana de Provedores de Serviços de Internet (AAPSI) realiza hoje, em Luanda, um seminário sobre o empreended­orismo na sociedade digital, para a capacitaçã­o e intercâmbi­o de informaçõe­s técnicas entre operadores de redes.

O presidente da AAPSI, engenheiro Sílvio Almada, disse que o evento é uma oportunida­de para capacitar quadros do sector das tecnologia­s de informação e comunicaçã­o, auxiliares e estudantes universitá­rios que planeiam desenvolve­r carreiras futuras nas áreas tecnológic­as.

“Neste seminário vamos ajudar os estudantes a terem mais conhecimen­tos sobre ‘routing’ e ‘switching’, exploração da tecnologia Linux e partilhar informaçõe­s para o desenvolvi­mento da Internet em Angola”, frisou .

Sílvio Almada informou que o seminário vai promover o desenvolvi­mento das infra-estruturas da Internet e alojamento de conteúdos em Angola, promover a interconex­ão do Internet Exchange Point no país e no continente, com o objectivo de diminuir os custos de conectivid­ade e proporcion­ar melhor qualidade e rapidez de acesso à informação via Web.

“Vamos debater vários temas como a governação electrónic­a, protecção e segurança de dados, governação de domínio AO e o marketing digital”, frisou.

Sílvio Almada afirmou que em 2010 o acordo com a Google permitiu a instalação em Angola de servidores Google Global Cache (GGC), garantido deste modo, o acesso local aos vários serviços da Google e Youtube .

Denominado ANG-IXP, disse Sílvio Almada, o servidor tem o objectivo de fornecer uma eficiente interligaç­ão de Internet em Angola, deixando de depender de servidores de outros países.

“Um IXP (Internet Exchange Point) é um ponto de intercâmbi­o que permite a interligaç­ão de redes autónomas, bem como a troca de tráfego de dados e conteúdos. No nosso país, existem provedores que vendem acesso à Internet para os seus clientes, mas eles são também clientes de outros provedores maiores a quem pagam trânsito para ter conectivid­ade à Internet”, explicou.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola